Construção e Validade de Conteúdo de Trilha Informativa de Suporte à Inclusão de Alunos com TEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2407

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Educação inclusiva, Validade de conteúdo, Trilhas de aprendizagem

Resumo

 O direito à escola regular é garantido por lei no Brasil aos alunos com deficiência há mais de trinta anos. Entretanto, a prática inclusiva em sala de aula ainda representa um grande desafio para toda a sociedade. Como princípios norteadores está o direito aos alunos com qualquer tipo de deficiência ter acesso ao conhecimento e a participação em sala de aula. Atualmente a produção de conhecimentos nesta área é crescente, mas há lacunas expressivas na produção de conhecimento sobre práticas pedagógicas inclusivas. Objetivo: Este estudo teve o objetivo de construir, validar e examinar a viabilidade do uso de uma Trilha Digital Informativa (TDI) como suporte à profissionais da educação da rede regular de Ensino a respeito da inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Método: Foram elaborados conteúdos de informação sobre temáticas distintas relacionadas ao TEA, organizados em seis módulos. A TDI foi apresentada em formato de e-book e enviada a 5 juízes especialistas para validação de conteúdo, considerando critérios definidos de objetividade, clareza e precisão. Resultados: Houve concordância dos avaliadores sobre o conteúdo disponibilizado na TDI, considerando objetividade  (0,8211), clareza (0,7947) e precisão (0,7737). Desta forma, houve um alto percentual de concordância entre os juízes em relação ao conteúdo apresentado. Os resultados também puderam contribuir e esclarecer sobre as limitações do conteúdo disponibilizado. Este estudo traz novas perspectivas para pesquisas futuras sobre a formação continuada de profissionais da educação inclusiva de crianças com TEA. 

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Transtornos do Neurodesenvolvimento. Educação inclusiva. Validade de conteúdo. Trilha informativa.

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Biografia do Autor

Jucineide Silva Xavier , Universidade Presbiteriana Mackenzie

Fundadora da CENT. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), é especialista em neuropsicologia, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento e doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano, fazendo parte do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da UPM. Possui atualização profissional em neuropsicologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e extensão universitária em Análise do comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuou como colaboradora voluntária do Laboratório de Transtorno do Espectro do Autismo da UPM (TEA- MACK) e do Ambulatório de Transtorno de aprendizagem do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil (NANI-UNIFESP). Ministra aulas em pós- graduação em neuropsicologia e capacitação de profissionais da saúde e educação, na clínica realiza avaliação neuropsicológica e supervisão de profissionais. É coautora dos livros: “Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na clínica, na escola e na família”; “Tecnologias Aplicadas em Educação e Saúde”; “Transtorno do Espectro do Autismo: estudos interdisciplinares do Laboratório TEA-MACK” e Distúrbios do desenvolvimento: Estudos Interdisciplinares.

Gérson Obede Estêvão Muitana, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui Graduação em Psicologia voltado para área Escolar e de Necessidades Educacionais Especiais pela Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique (2015). Tem experiência em docência na área de Psicanálise, Psicologia Escolar, Clínica e Avaliação Psicológica e cognitiva nas dificuldades de aprendizagem e Transtornos do Neurodesenvolvimento. É Mestre em Distúrbios de Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2020), nota 7 da CAPES e atualmente doutorando em Ciências do Desenvolvimento Humano (Nota 7 da CAPES) pela mesma universidade. Os seus interesses de investigação estão relacionados com Distúrbios do Neurodesenvolvimento, avaliação e testes Psicológicos em crianças e adolescentes.

Karina Rizzardo Sella, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Fonoaudióloga Doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especializada em fonoaudiologia neurofuncional, com ênfase nas áreas de Dificuldades Alimentares e Necessidades Complexas de Comunicação. Atualmente é pesquisadora e fonoaudióloga clínica no Instituto Pensi/Fundação José Luiz Egydio Setúbal.

Valéria Farinazzo Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie

É Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutora em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2011). Tem estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Itajubá (2014). É professor assistente doutor I nos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Está como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (UPM) desde agosto de 2023. Atuou, também, como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da UPM de 2018 a 2023 e como colaboradora no Programa de Magíster de Ingeniería en Seguridad de la Información de la Universidad Mayor de Chile. É pesquisadora na área de Interação Humano-Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: Acessibilidade, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Interfaces Naturais (interfaces de voz, eye tracker, interfaces de gestos, interface cérebro-computador), aplicados, principalmente, em Educação e em Saúde e acessibilidade. Foi coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UPM (12/2019 a 04/2021). Foi Coordenadora do Curso de Ciência da Computação (2010-2013 e 2021) e Coordenadora do Curso de Jogos Digitais (2021) da Faculdade de Computação e Informática da UPM. É a atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada. Participa e é Coordenadora da Rede de Colaboração internacional HCI-Collab e participa da rede de colaboração VG-Collab. É a representante latino-americana da Asociación Interacción Persona-Ordenador (ES), desde 2022.

Cibelle Albuquerque de La Higuera Amato, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Linguística e Semiótica Geral pela Universidade de São Paulo (2006).Foi pesquisadora do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Distúrbios do Espectro do Autismo do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de 1993 a 2021. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Desenvolvimento Humano (Nota 7 CAPES) e do Curso de Graduação em Fisioterapia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie . Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano do Programa de Pós-graduação em Ciências do Desenvolvimento Humano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Editora associada da Revista Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Desenvolvimento Humano da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Laboratório de Tecnologias Interativas da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie e membro da Rede de Colaboração Ibero-americana de apoio a processos de ensino-aprendizagem na área de Interação Humano - Computador - HCI-COLLAB. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Aquisição de Linguagem e Comunicação nos Transtornos do Neurodesenvolvimento, atuando principalmente nos temas: fonoaudiologia, linguagem, comunicação, transtorno do espectro do autismo, formação profissional, inclusão e acessibilidade .

Referências

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Publicado

21-03-2025

Como Citar

Saad, A. G. de F., Xavier , J. S., Muitana, G. O. E., Sella, K. R., Martins, V. F., & Amato, C. A. de L. H. (2025). Construção e Validade de Conteúdo de Trilha Informativa de Suporte à Inclusão de Alunos com TEA. EaD Em Foco, 15(1), e2407. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2407

Edição

Seção

Estudos de Caso