Construção e Validade de Conteúdo de Trilha Informativa de Suporte à Inclusão de Alunos com TEA
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2407Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Educação inclusiva, Validade de conteúdo, Trilhas de aprendizagemResumo
O direito à escola regular é garantido por lei no Brasil aos alunos com deficiência há mais de trinta anos. Entretanto, a prática inclusiva em sala de aula ainda representa um grande desafio para toda a sociedade. Como princípios norteadores está o direito aos alunos com qualquer tipo de deficiência ter acesso ao conhecimento e a participação em sala de aula. Atualmente a produção de conhecimentos nesta área é crescente, mas há lacunas expressivas na produção de conhecimento sobre práticas pedagógicas inclusivas. Objetivo: Este estudo teve o objetivo de construir, validar e examinar a viabilidade do uso de uma Trilha Digital Informativa (TDI) como suporte à profissionais da educação da rede regular de Ensino a respeito da inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Método: Foram elaborados conteúdos de informação sobre temáticas distintas relacionadas ao TEA, organizados em seis módulos. A TDI foi apresentada em formato de e-book e enviada a 5 juízes especialistas para validação de conteúdo, considerando critérios definidos de objetividade, clareza e precisão. Resultados: Houve concordância dos avaliadores sobre o conteúdo disponibilizado na TDI, considerando objetividade (0,8211), clareza (0,7947) e precisão (0,7737). Desta forma, houve um alto percentual de concordância entre os juízes em relação ao conteúdo apresentado. Os resultados também puderam contribuir e esclarecer sobre as limitações do conteúdo disponibilizado. Este estudo traz novas perspectivas para pesquisas futuras sobre a formação continuada de profissionais da educação inclusiva de crianças com TEA.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Transtornos do Neurodesenvolvimento. Educação inclusiva. Validade de conteúdo. Trilha informativa.
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Referências
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