Editorial v. 5, n. 3 (2015): 5 Anos da Revista EAD em Foco!
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.387Abstract
Há 5 anos a Revista EAD em Foco lançava sua primeira edição, como resultado do esforço de diversos profissionais engajados em difundir a produção acadêmica da educação a distância, especialmente no Brasil e na América Latina. Para uma revista científica tradicional, não é tanto tempo, mas rapidamente nos firmamos como uma das publicações mais sólidas, dinâmicas e relevantes da área. Não foram poucos os motivos e desafios.
A partir deste ano a revista passou a contar com o Digital Object Identifier System (DOI), sistema que fornece infraestrutura técnica para o registro e uso de identificadores persistentes interoperáveis para uso em redes digitais. O DOI é um código utilizado para identificar exclusivamente determinado conteúdo utilizado especialmente para documentos eletrônicos, como artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos. De forma prática, a utilização do DOI auxilia na identificação de um artigo, possibilitando a sua quantificação e divulgação quando citado em outros documentos.
Para facilitar esta operação (e outras!), passamos a contar com uma das versões mais atualizadas do sistema SEER/OJS, principal software para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas no mundo. Dessa forma, todas as nossas publicações ganharam maior visibilidade e facilidades técnicas, como exportação de citações, comentários e navegabilidade. Junto com a atualização da versão, passamos a dispor de uma reforma de identidade visual, tornando a revista mais moderna e atraente. Prestamos aqui homenagem especial ao editor de leiaute Fábio Gouvêa Carneiro, pela criatividade demonstrada na criação dos novos leiaute e logotipo da revista, bem como das capas dos números publicados ao longo deste ano.
Outro objetivo alcançado era vincular a revista em novas bases de dados. Atualmente a EAD em Foco encontra-se indexada nas seguintes bases de dados: CrossRef, IBICT, Latindex, Index Copernicus Internacional, BASE - Bielefeld Academic Search Engine, Diadorim, Issuu e Google Acadêmico, e não vamos parar por aí. A indexação em importantes bases de dados possibilita maior divulgação dos artigos, ao mesmo tempo que confere credibilidade à revista, uma vez que é um critério central na avaliação da Capes para posicionamento de um periódico científico dentro dos estratos de cada área de pesquisa.
No mês de outubro, a Capes anunciou os resultados de atualização do Qualis periódicos, apresentando a classificação dos periódicos científicos nos anos de 2013 e 2014. Pela avaliação de 2013, a EAD em Foco foi classificada no estrato B1 em Ensino, nossa melhor classificação, mas objetivamos ir além disso. Em geral, os periódicos científicos estão vinculados aos programas de pós-graduação, que por sua vez compõem cada uma das áreas de avaliação da Capes. Os critérios utilizados para classificar um periódico variam entre as diversas áreas. Os principais fatores utilizados são: constar em bases de indexação, periodicidade, quantidade de artigos publicados e diversidade institucional dos autores, entre outros.
É com grande satisfação que apresentamos o terceiro número do volume cinco da Revista EAD em Foco. Esta edição coroa o conjunto de conquistas obtidas recentemente, fruto de intenso período de trabalho de reformulação da revista. Antes de mais nada, somos gratos í queles que se dedicaram à reestruturação da revista, apoiando-nos com suas ideias e, principalmente, executando ações específicas que possibilitaram, pela primeira vez na história da revista, a publicação de três números em um único ano.
Expressamos nossa gratidão aos membros do conselho editorial científico, oriundos dos quatros cantos de nosso Brasil - e de fora dele! -, que trabalharam de forma voluntária emitindo pareceres de avaliação dos originais submetidos à EAD em Foco. Foi um minucioso trabalho realizado às cegas, baseado em critérios de qualidade que garantem a idoneidade desta revista perante a comunidade científica. Ao final de todo este processo, os artigos ainda passam por uma revisão meticulosa realizada por uma equipe de profissionais especializados. São eles: Maria das Graças Ramos, Maria Elisa Silveira, Lícia Matos e Alexandre Alves, além da revisão de inglês por Diana Castellani e Vittorio Lo Bianco.
Agradecemos também ao apoio institucional provido pela Fundação Cecierj, nas pessoas das professoras Masako Oya Masuda, Elizabeth Soares Bastos e de nosso presidente, Carlos Bielschowsky, sem os quais não seria possível a edição da revista. Por último, e mais importante, fazemos honrosa menção aos autores, pesquisadores no campo da Educação a Distância, por confiarem seus estudos à avaliação e divulgação pela Revista EAD em Foco.
Este conjunto de conquistas nos impõe o desafio constante de afirmar a qualidade de nossa revista, por meio da eficiência e adequação nos processos de submissão, avaliação e edição, adicionando o recente aumento do número de submissões de novos manuscritos. Não obstante os desafios, como diziam os antigos navegadores, relembrados nos belos versos do poeta luso Fernando Pessoa: navegar é preciso?.
Naveguemos, ora pois!
Editores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All articles published in Revista EaD em Foco receive the license
Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
All subsequent publications, complete or partial, must be made with the acknowledgment, in citations, of the Revista EaD em Foco as the original editor of the article.