Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line

Autores

  • Nathalia Alves
  • Samira Mantilla
  • Luciana Perdigão
  • Mara Campos
  • Luiz Gustavo Ribeiro Rolando Instituto Oswaldo Cruz
  • Daniel Salvador

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.287

Resumo

O fórum é uma ferramenta de comunicação assíncrona muito utilizada em cursos online, visto que contribui para uma aprendizagem colaborativa entre os participantes. Os objetivos propostos para o fórum podem ser alcançados com a ajuda de um tutor ativo para mediar as discussões. No entanto, seria a ação do tutor, em fóruns de discussão on-line, essencial para estimular a participação dos alunos? O objetivo desta pesquisa foi investigar como esse profissional pode influenciar a participação ativa dos alunos em um fórum de discussão de um curso de formação de tutores on-line. Analisaram-se os relatórios obtidos na plataforma moodle, as postagens e as interações que ocorreram durante a discussão no fórum. O desempenho dos tutores e a participação dos alunos também foram analisados a partir das rubricas de avaliação. Conclui-se que o número de postagem de tutores não teve influência no número médio de participação
de alunos, mas sim na adesão de alunos aos fóruns. A quantidade e a qualidade das participações de tutores, portanto, não estão diretamente associadas. A atuação dos tutores não influenciou no número de postagem de alunos, pois a média de postagem de cada aluno correspondeu às três ações solicitadas no enunciado do fórum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Ribeiro Rolando, Instituto Oswaldo Cruz

Doutorando em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Osvaldo Cruz - FIOCRUZ. Possui mestrado em Ciências e especialização em Educação a Distância. Atuou como professor e coordenador pedagógico na educação básica por nove anos. Nos últimos anos vem atuando como tutor a distância, coordenador de tutoria e desenhista instrucional para Web. Atualmente desenvolve estudos na área de Educação a Distância, formação de professores e estratégias de ensino e aprendizagem com uso da internet e tecnologias da informação e comunicação.

Downloads

Publicado

16-01-2015

Como Citar

Alves, N., Mantilla, S., Perdigão, L., Campos, M., Rolando, L. G. R., & Salvador, D. (2015). Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line. EaD Em Foco, 5(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.287

Edição

Seção

Estudos de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)