Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.287Abstract
O fórum é uma ferramenta de comunicação assíncrona muito utilizada em cursos online, visto que contribui para uma aprendizagem colaborativa entre os participantes. Os objetivos propostos para o fórum podem ser alcançados com a ajuda de um tutor ativo para mediar as discussões. No entanto, seria a ação do tutor, em fóruns de discussão on-line, essencial para estimular a participação dos alunos? O objetivo desta pesquisa foi investigar como esse profissional pode influenciar a participação ativa dos alunos em um fórum de discussão de um curso de formação de tutores on-line. Analisaram-se os relatórios obtidos na plataforma moodle, as postagens e as interações que ocorreram durante a discussão no fórum. O desempenho dos tutores e a participação dos alunos também foram analisados a partir das rubricas de avaliação. Conclui-se que o número de postagem de tutores não teve influência no número médio de participaçãode alunos, mas sim na adesão de alunos aos fóruns. A quantidade e a qualidade das participações de tutores, portanto, não estão diretamente associadas. A atuação dos tutores não influenciou no número de postagem de alunos, pois a média de postagem de cada aluno correspondeu às três ações solicitadas no enunciado do fórum.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-01-16
How to Cite
Alves, N., Mantilla, S., Perdigão, L., Campos, M., Rolando, L. G. R., & Salvador, D. (2015). Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line. EaD Em Foco, 5(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.287
Issue
Section
Estudos de Caso
License
All articles published in Revista EaD em Foco receive the license
Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
All subsequent publications, complete or partial, must be made with the acknowledgment, in citations, of the Revista EaD em Foco as the original editor of the article.