Design Instrucional Inclusivo na Educação a Distância

Autores

Palavras-chave:

Desenho Universal para Aprendizagem, Multimodalidade, Acessibilidade, Inclusão, Educação a distância

Resumo

A apresentação de um mesmo conteúdo em diversos formatos emerge como um caminho para a acessibilidade e inclusão na Educação a Distância (EAD). O presente estudo revela os procedimentos para o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem acessível, através do desenvolvimento de recursos multimodais e tecnologias assistivas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência, fundamentada no Design Instrucional, no Desenho Universal para Aprendizagem e a Multimodalidade, revelando o conceito de Design Instrucional Inclusivo. Entende-se que este é um caminho para tornar os ambientes virtuais de aprendizagem mais acessíveis e inclusivos.

 

Palavras-chave: Desenho Universal para Aprendizagem. Multimodalidade. Tecnologias assistivas. Acessibilidade. Inclusão.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALDO, Y. P. et. al. MOOC acessibilidade e tecnologia: elaboração de materiais e tarefas didático-pedagógicas digitais acessíveis. EmRede - Revista de Educação a Distância, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–16, 2022. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.842 Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/842 Acesso em: 2 out. 2023.

BUCHANAN, R., & MARGOLIN, V. Discovering design: explorations in design studies. Chicago, IL: University of Chicago Press, 1995. 325p.

CBO. Classificação Brasileira de Ocupações: CBO – 2010. 3. ed. Brasília, DF: MTE; SPPE; 2010. p. 321-323. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/observatoriosocial/files/2014/09/CBO-Livro-1.pdf Acesso em 30 jul. 2023.

FILATRO, A. Design instrucional contextualizado. São Paulo: Senac São Paulo, 2008. 215p.

H5P. Create and Share Rich HTML5 Content and Applications. Disponível em: https://h5p.org/ Acesso em 01 ago. 2023.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Hodder Arnold, 2001.

KUKULSKA-HULME, A., et. al. Innovating Pedagogy 2023: Open University Innovation Report 11. Milton Keynes: The Open University, 2023.

MEYER, A., ROSE, D.H., & GORDON, D. Universal Design for Learning: Theory and Practice. Wakefield, MA: CAST Professional Publishing, 2014.

PERDIGÃO, L.; PEIXOTO, B.; FERNANDES, E. ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIGITAIS ACESSÍVEIS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 6, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/272 Acesso em: 18 set. 2024.

W3C. WebVTT: The Web Video Text Tracks Format. Disponível em https://www.w3.org/TR/webvtt1/ Acesso em 01 ago. 2023.

Downloads

Publicado

23-09-2024

Como Citar

Perdigão, L., & FERNANDES, E. (2024). Design Instrucional Inclusivo na Educação a Distância. EaD Em Foco, 14(1), e2168. Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2168

Edição

Seção

Estudos de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)