Design Instrucional Inclusivo na Educação a Distância
Palavras-chave:
Desenho Universal para Aprendizagem, Multimodalidade, Acessibilidade, Inclusão, Educação a distânciaResumo
A apresentação de um mesmo conteúdo em diversos formatos emerge como um caminho para a acessibilidade e inclusão na Educação a Distância (EAD). O presente estudo revela os procedimentos para o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem acessível, através do desenvolvimento de recursos multimodais e tecnologias assistivas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência, fundamentada no Design Instrucional, no Desenho Universal para Aprendizagem e a Multimodalidade, revelando o conceito de Design Instrucional Inclusivo. Entende-se que este é um caminho para tornar os ambientes virtuais de aprendizagem mais acessíveis e inclusivos.
Palavras-chave: Desenho Universal para Aprendizagem. Multimodalidade. Tecnologias assistivas. Acessibilidade. Inclusão.
Downloads
Referências
BALDO, Y. P. et. al. MOOC acessibilidade e tecnologia: elaboração de materiais e tarefas didático-pedagógicas digitais acessíveis. EmRede - Revista de Educação a Distância, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–16, 2022. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.842 Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/842 Acesso em: 2 out. 2023.
BUCHANAN, R., & MARGOLIN, V. Discovering design: explorations in design studies. Chicago, IL: University of Chicago Press, 1995. 325p.
CBO. Classificação Brasileira de Ocupações: CBO – 2010. 3. ed. Brasília, DF: MTE; SPPE; 2010. p. 321-323. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/observatoriosocial/files/2014/09/CBO-Livro-1.pdf Acesso em 30 jul. 2023.
FILATRO, A. Design instrucional contextualizado. São Paulo: Senac São Paulo, 2008. 215p.
H5P. Create and Share Rich HTML5 Content and Applications. Disponível em: https://h5p.org/ Acesso em 01 ago. 2023.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Hodder Arnold, 2001.
KUKULSKA-HULME, A., et. al. Innovating Pedagogy 2023: Open University Innovation Report 11. Milton Keynes: The Open University, 2023.
MEYER, A., ROSE, D.H., & GORDON, D. Universal Design for Learning: Theory and Practice. Wakefield, MA: CAST Professional Publishing, 2014.
PERDIGÃO, L.; PEIXOTO, B.; FERNANDES, E. ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIGITAIS ACESSÍVEIS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 6, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/272 Acesso em: 18 set. 2024.
W3C. WebVTT: The Web Video Text Tracks Format. Disponível em https://www.w3.org/TR/webvtt1/ Acesso em 01 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.