Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line

Autores/as

  • Nathalia Alves
  • Samira Mantilla
  • Luciana Perdigão
  • Mara Campos
  • Luiz Gustavo Ribeiro Rolando Instituto Oswaldo Cruz
  • Daniel Salvador

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.287

Resumen

O fórum é uma ferramenta de comunicação assíncrona muito utilizada em cursos online, visto que contribui para uma aprendizagem colaborativa entre os participantes. Os objetivos propostos para o fórum podem ser alcançados com a ajuda de um tutor ativo para mediar as discussões. No entanto, seria a ação do tutor, em fóruns de discussão on-line, essencial para estimular a participação dos alunos? O objetivo desta pesquisa foi investigar como esse profissional pode influenciar a participação ativa dos alunos em um fórum de discussão de um curso de formação de tutores on-line. Analisaram-se os relatórios obtidos na plataforma moodle, as postagens e as interações que ocorreram durante a discussão no fórum. O desempenho dos tutores e a participação dos alunos também foram analisados a partir das rubricas de avaliação. Conclui-se que o número de postagem de tutores não teve influência no número médio de participação
de alunos, mas sim na adesão de alunos aos fóruns. A quantidade e a qualidade das participações de tutores, portanto, não estão diretamente associadas. A atuação dos tutores não influenciou no número de postagem de alunos, pois a média de postagem de cada aluno correspondeu às três ações solicitadas no enunciado do fórum.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Gustavo Ribeiro Rolando, Instituto Oswaldo Cruz

Doutorando em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Osvaldo Cruz - FIOCRUZ. Possui mestrado em Ciências e especialização em Educação a Distância. Atuou como professor e coordenador pedagógico na educação básica por nove anos. Nos últimos anos vem atuando como tutor a distância, coordenador de tutoria e desenhista instrucional para Web. Atualmente desenvolve estudos na área de Educação a Distância, formação de professores e estratégias de ensino e aprendizagem com uso da internet e tecnologias da informação e comunicação.

Publicado

2015-01-16

Cómo citar

Alves, N., Mantilla, S., Perdigão, L., Campos, M., Rolando, L. G. R., & Salvador, D. (2015). Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line. EaD Em Foco, 5(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.287

Número

Sección

Estudos de Caso

Artículos más leídos del mismo autor/a