Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.287Resumen
O fórum é uma ferramenta de comunicação assíncrona muito utilizada em cursos online, visto que contribui para uma aprendizagem colaborativa entre os participantes. Os objetivos propostos para o fórum podem ser alcançados com a ajuda de um tutor ativo para mediar as discussões. No entanto, seria a ação do tutor, em fóruns de discussão on-line, essencial para estimular a participação dos alunos? O objetivo desta pesquisa foi investigar como esse profissional pode influenciar a participação ativa dos alunos em um fórum de discussão de um curso de formação de tutores on-line. Analisaram-se os relatórios obtidos na plataforma moodle, as postagens e as interações que ocorreram durante a discussão no fórum. O desempenho dos tutores e a participação dos alunos também foram analisados a partir das rubricas de avaliação. Conclui-se que o número de postagem de tutores não teve influência no número médio de participaçãode alunos, mas sim na adesão de alunos aos fóruns. A quantidade e a qualidade das participações de tutores, portanto, não estão diretamente associadas. A atuação dos tutores não influenciou no número de postagem de alunos, pois a média de postagem de cada aluno correspondeu às três ações solicitadas no enunciado do fórum.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-01-16
Cómo citar
Alves, N., Mantilla, S., Perdigão, L., Campos, M., Rolando, L. G. R., & Salvador, D. (2015). Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line. EaD Em Foco, 5(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.287
Número
Sección
Estudos de Caso
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.