A Formação Docente para Atuação na EaD: a Experiência em um Colégio do Exército Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2499

Palavras-chave:

Educação a distância, Formação docente, Formação Continuada

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a contribuição da formação continuada de docentes para o ensino na modalidade de educação a distância (EaD), com enfoque na experiência de um Colégio Militar do Exército Brasileiro e em seu Curso Regular de Educação a Distância. Nesse contexto, discute-se a relevância da capacitação docente para assegurar a eficiência na atuação nessa modalidade. A pesquisa, de natureza qualitativa, buscou levantar concepções teóricas sobre a prática docente na modalidade, abrangendo aspectos relacionados à qualificação e à atualização do corpo docente. Além disso, analisou-se a percepção dos professores quanto ao uso da EaD e à formação continuada recebida, com o intuito de identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, a partir do feedback obtido por meio de questionários. Espera-se que os resultados do estudo, ao evidenciarem a importância da formação continuada, contribuam com instituições que pretendem implantar ou já desenvolvem projetos educacionais semelhantes.

 

Palavras-chave: Educação a distância. Capacitação docente. Formação continuada.

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Biografia do Autor

Gauss Catarinozi Reis, Universidade Católica de Brasília

Mestrando em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB-DF). Especialista em Controladoria e Contabilidade (Nilton Lins/AM). Graduado em Administração (FESP/PR). Chefe da Seção de Educação a Distância do Instituto de Economia e Finanças do Exército (IEFEx).

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Publicado

21-07-2025

Como Citar

Reis, G. C., Brito, R. de O., Silva, M. C. M., & Lima, H. O. (2025). A Formação Docente para Atuação na EaD: a Experiência em um Colégio do Exército Brasileiro . EaD Em Foco, 15(1), e2499. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2499

Edição

Seção

Estudos de Caso

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