A Formação Docente para Atuação na EaD: a Experiência em um Colégio do Exército Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2499Palavras-chave:
Educação a distância, Formação docente, Formação ContinuadaResumo
Este estudo tem como objetivo investigar a contribuição da formação continuada de docentes para o ensino na modalidade de educação a distância (EaD), com enfoque na experiência de um Colégio Militar do Exército Brasileiro e em seu Curso Regular de Educação a Distância. Nesse contexto, discute-se a relevância da capacitação docente para assegurar a eficiência na atuação nessa modalidade. A pesquisa, de natureza qualitativa, buscou levantar concepções teóricas sobre a prática docente na modalidade, abrangendo aspectos relacionados à qualificação e à atualização do corpo docente. Além disso, analisou-se a percepção dos professores quanto ao uso da EaD e à formação continuada recebida, com o intuito de identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, a partir do feedback obtido por meio de questionários. Espera-se que os resultados do estudo, ao evidenciarem a importância da formação continuada, contribuam com instituições que pretendem implantar ou já desenvolvem projetos educacionais semelhantes.
Palavras-chave: Educação a distância. Capacitação docente. Formação continuada.
Downloads
Referências
BEHAR, P. A. (Org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
BELLONI, M. L. Educação a Distância. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2015.
BOSSU, C. Educação continuada e a EAD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte (v. 2). São Paulo: Pearson, 2012.
CABRAL, A. L. T.; TARCIA, R. M. L. O novo papel do professor na EaD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. v. 2.
CHRISTOV, L. H. S. Educação continuada: função essencial do coordenador pedagógico. In: BRUNO, E. B. G.; ALMEIDA, L. R. de; CHRISTOV, L. H. da S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e a educação continuada. 10. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
HORA, S. N.; SILVA, C. R. B. S. Instrutor do Século XX, Educação do século XXI Desafios para a capacitação docente EaD do EB. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, XV, 2018, Natal. Disponível em: https://www.ceadex.eb.mil.br/images/artigos_cientificos/Artigo_ESUD_2018.pdf - Acesso em: 11 mai. 24.
HORA, S. N.; SILVA, C. R. B. S. Desafios para o desenvolvimento e consolidação da EaD no EB em tempos de cultura digital. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, XVI, 2019, Teresina. Disponível em: https://www.ceadex.eb.mil.br/images/artigos_cientificos/Artigo_ESUD_2019.pdf - Acesso em: 11 mai. 24.
FORMIGA, M. M. M. A terminologia da EaD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009.
FRANCO, S. R. K.; SCHNEIDER, D. R. Fluência tecnológica digital: necessidade emergente da docência na Educação a Distância. Revista Diálogo educacional, v. 19, n. 60, p. 76-96, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/download/24165/23254/47249 - Acesso em: 12 set. 24.
GÓMEZ, Á. I. P. Educação na Era digital. Porto Alegre, RS: Penso, 2015
LOPES, L. F.; FARIA, A. A. O que e o quem da EaD: história e fundamentos. Curitiba, PR: InterSaberes, 2013.
MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EAD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
NISKIER, A. Os aspectos culturais e a EaD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009.
PRETI, O. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2011.
RESENDE, V. L. M. O.; RESENDE, G. S. L.; COGO, G. A. M.; SENA, V. A. P. M. Docência e tecnologias educacionais: reflexões sobre a formação pedagógica de professores universitários que atuam na modalidade a distância. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7009/6596 - Acesso em: 15 set. 24.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, G. M. Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB): Uma referência de gestão educacional da rede federal de ensino brasileira. In: Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, IV, 2014, Porto. Disponível em: https://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT1/GT1_Comunicacao/GabrielaMenezesdeSouza_GT1_Integral.pdf - Acesso em: 31 ago. 24.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.