Avaliação de um Curso de Educação a Distância, a Partir da Perspectiva Crítico-Reflexiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2002

Palavras-chave:

Formação continuada, Ensino de ciências, Perspectiva crítico-reflexiva

Resumo

Desde a última década, os debates sobre a formação de professores apontam que a EaD
(Educação a Distância) tem se tornado opção de formação e qualificação para muitos profissionais
do ensino. Todavia, um ponto nevrálgico salientado refere se à qualidade dos cursos oferecidos. O
presente trabalho tem como objetivo avaliar um Curso de Extensão oferecido através da
modalidade Educação a Distância, construído a partir da perspectiva crítico-reflexiva, para
professores de Ciências sobre a Base Nacional Comum Curricular. Para tal, foi aplicado um
questionário de avaliação do curso e as respostas analisadas de acordo com a Tematização. A partir
dos resultados, destacamos ser possível a construção de um curso de formação continuada na
modalidade Educação a Distância, a partir da perspectiva crítico-reflexiva que cumpre seus
objetivos junto aos docentes cursistas e contribui com a sua prática pedagógica. Cabe ressaltar que
o nosso entendimento de EaD busca principalmente viabilizar a apropriação crítica e ativa de
conhecimento num espaço-temporal favorecedor de abertura e autonomia docente.


Palavras-chave: Formação continuada. Perspectiva crítico-reflexiva. Ensino de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Alves de Oliveira, Instituto Oswaldo Cruz

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialização em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutorado pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ, RJ). É professora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (aposentada). É docente do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Com experiência na área de Educação, Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Biologia, atuando com os seguintes temas: Educação/Avaliação, Prevenção/Saúde e Ensino de Nutrição, Meio Ambiente e Saúde, Recursos didáticos, Formação de Professores e Metodologias Ativas.

Referências

ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EaD.br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2019/2020. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2020.

ALMEIDA, M. D., IANNONE, L. R.; VILARINHOS, M. Educação a distância: oferta, características e tendências dos cursos de licenciatura em Pedagogia. Fundação Victor Civita, 2012 (Relatório).

ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, ed 10, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

CASTRO, L. L. S. N., CESÍRIO, P. M. Panorama de estudos sobre formação continuada de professores da educação básica na ead no Brasil. In Anais do CIET: EnPED: 2020-(Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), 2020.

COELHO, F. J. F. e MONTEIRO, S. Educação sobre Drogas: Possibilidades da EaD na Formação Continuada de Professores. EaD em FOCO, v. 7, n. 2, set. 2017.

COELHO, F. J. F. e MONTEIRO, S.. Educação sobre Drogas e formação de professores: uma proposta de ensino a distância centrada na redução de danos. Tese de Doutorado, 2019.

FAVERO, R. V. M., FRANCO, S. R. K. Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância. Renote, 4(2), 2006.

FONTOURA, H. A. Tematização como proposta da análise de dados na pesquisa qualitativa. In: FONTOURA, H. A. (Ed.). Formação de professores e diversidades culturais: múltiplos olhares em pesquisa. 3. ed. Niterói: Intertexo. p. 61–82, 2011.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de educação, 13(37), 57-70, 2008.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 9ª edição revista e aprimorada. São Paulo: Hucitec; 2006.

NÓBREGA, J. J. T. Formação continuada a distância para professores de filosofia do ensino médio: a experiência do Programa Redefor. Paidéia, Santos, v.6, n.10, 2014.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106–1133, 2017.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, p. 1–15, 2019.

OLIVEIRA, A; SCHERER, S. Habitando a formação continuada de professores: uma proposta de interação e aprendizagem. Revista EDaPECI, São Cristóvão (SE), v.13, n. 2, p. 310-324 mai. /ago. 2013.

OLIVEIRA, F. S. EaD e Formação Docente: possibilidade de crescimento pessoal, intelectual e individual. In: COELHO, F. J. F., VELLOSO, A. (Orgs.). Educação a Distância: história, personagens e contextos (pp. 99-106). Curitiba: CRV, 2014.

PEIXOTO, C. S. Princípios pedagógicos do trabalho docente na educação on-line – estratégias didáticas através do Moodle para situações de ERE e contextos análogos. Revista Educação Pública, v. 21, nº 15, 27 de abril de 2021.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7 ed. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

ROLANDO, L. G. R., DA LUZ, M. R. M. P., SALVADOR, D. F. Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente. EaD em Foco, 8(1), 2018.

SALVADOR, D. F. et al. Um panorama da formação continuada de professores de Biologia e Ciências através da EaD no estado do Rio de Janeiro. Revista EaD em foco, 1 (1), 59-158, 2010.

SANTOS, C. S. S.; CAMPOS, G. H. B. Caminhos da Política Nacional de Formação de Professores na Modalidade a Distância. Revista EaD em foco, 6 (1), 69-86, 2016.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Ed Vozes, 2014.

TONINI, A. M.; SILVA, A. M. J. F. Políticas Públicas de Formação e Capacitação Continuada de Professores da Educação Básica por meio da Educação a Distância. Revista EducaOnline, 9(1), 51-67, 2015.

Downloads

Publicado

19-06-2023

Como Citar

Hacar, M. A. P. dos S., & Oliveira, M. de F. A. de. (2023). Avaliação de um Curso de Educação a Distância, a Partir da Perspectiva Crítico-Reflexiva. EaD Em Foco, 13(1), e2002. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2002

Edição

Seção

Estudos de Caso