Formação de Professores e EaD: Relato de Experiência Acerca da Formação Docente com Alunos na Educação a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2272

Palavras-chave:

Formação de professores., Educação a distância, (Auto)formação.

Resumo

O texto apresenta um relato de experiência sobre atividade desenvolvida acerca da formação de professores para alunos de licenciaturas da Educação à Distância. A atividade foi direcionada aos discentes das licenciaturas do Polo de Apoio Jundiaí, vinculada à Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da UFRN. Tem por objetivo discutir a importância de ações de (auto)formação de professores, tanto inicial como continuada, no âmbito da EaD, bem como compartilhar a experiência vivida por discentes e tutores do Polo Jundiaí, através da atividade desenvolvida. A atividade foi desenvolvida a partir dos pressupostos de (auto)formação participativa apresentados por Nóvoa (1999; 2009). Por fim, entende-se que a experiência apresentada traz contribuições significativas para a compreensão da formação docente de alunos em Educação a Distância, observando a importância de momentos formativos para professores, numa perspectiva (auto)formativa participativa na EaD.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Educação a distância. (Auto)formação.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, R. W. A. A profissionalização do magistério leigo potiguar: Projeto Logos II no RN (1976 - 1986). 2022. 267f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.

AXT, M. Comunidades virtuais de aprendizagem e interação dialógica: do corpo, do rosto e do olhar. Filosofia Unisinos. São Leopoldo, v.7, n. 03, p. 256-268, set/dez. 2006. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/6104/3280 Acesso em: 10 out 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa n. 23 de 21 de dezembro de 2017. Dispõe sobre os fluxos dos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior. DF: MEC, 2017. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39380012/do1-2%20018-09-03-portaria-normativa-n-23-de-21-de-dezembro-2017--39379864 Acesso em: 10 out 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 4/2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica. Brasília, DF: MEC, 2024. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-4-de-29-de-maio-de-2024-563084558 Acesso em: 31 out 2024.

GIOLO, J. A educação a distância e a formação de professores. Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1211-1234, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br Acesso em: 11 nov 2023.

JOSSO, M. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In.: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. Método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014.

MATTAR, J. Educação a Distância no Brasil: Retrocesso no Marco Regulatório ou Futuro Híbrido? EaD em Foco, v. 14, n. 2, e2259, 2024. doi: https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2259 Disponível em Acesso em 25 out 2024.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MOREIRA, J. F. de C. Os telecursos da Rede Globo: a mídia televisa no sistema de educação a distância (1978-1998). 2006. 181 f. Dissertação (Mestrado em História) Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, A. Para una formación de professores construida dentro de la profesión. Revista de Educacion. vol. 9, n. 350, p. 203-218, set-dez, 2009.

PIMENTEL, N. M. O ensino a distância na formação de professores: relato da experiência do programa “Um salto para o futuro”. Revista Perspectiva. Florianópolis, UFSC/CED, NUP, n. 24, p. 93-128, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10705/10209 Acesso em: 06 nov. 2023.

PNEAU, G. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e coformação. In.: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. Método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014.

ROMERO, M. H. C. Universidade do ar: em foco a primeira iniciativa de formação de professores secundaristas via rádio no Estado Novo (1941 - 1944). 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.341 Acesso em: 06 nov. 2023.

Publicado

12-12-2024

Como Citar

Cruz, P. L. C. A. da, & Medeiros, H. R. (2024). Formação de Professores e EaD: Relato de Experiência Acerca da Formação Docente com Alunos na Educação a Distância. EaD Em Foco, 14(1), e2272. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2272

Edição

Seção

Estudos de Caso