"Cultura Maker Para Educadores”: Um Projeto De Curso Híbrido Baseado em MOOC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2123

Palavras-chave:

EaD, Formação de professores, MOOC, Cultura Maker

Resumo

O crescimento da Cultura Maker na educação e implementação de Laboratórios Maker nas escolas tem proporcionado uma demanda para formação continuada de professores. O objetivo desta pesquisa é descrever o desenvolvimento do projeto de um curso híbrido baseado em MOOC para educadores. O curso tem como metas introduzir a Cultura Maker e destacar suas potencialidades na educação, apresentar as principais ferramentas e equipamentos, ilustrar noções de funcionamento, exemplificar suas aplicações voltadas ao ensino e aplicar os conhecimentos adquiridos à prática em sala de aula. A metodologia de desenvolvimento do projeto do curso foi baseada no modelo ADDIEM. O resultado é um curso que une teoria à prática em momentos presenciais e online, que pode contribuir para a formação de professores de diversas áreas e para o campo de pesquisa ainda recente no Brasil dos MOOC híbridos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Andrade, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Foncesa

Doutora em Ensino de Matemática pela UFRJ. Atua como docente efetiva EBTT do CEFET - RJ Uned Itaguaí­, lecionando disciplinas para os cursos de Engenharia Mecânica e de Produção e como tutora í  distância do consórcio CEDERJ-UFF, no curso de Licenciatura em Matemática. Possui Mestrado PROFMAT em Matemática pela UNIRIO (2014), especialização em Novas Tecnologias do Ensino de Matemática (NTEM) do LANTE-UFF (2017) e licenciatura em Matemática pela Universidade do Grande Rio (2010). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação. Foi professora efetiva DE de Matemática do Centro de Referência em Formação e em Educação í  Distância (CEFOR) do Instituto Federal do Espí­rito Santo (IFES), professora assistente substituta do Departamento de Matemática Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, além de ter atuado nas redes estadual e municipal do RJ de 2011 a 2015.

Livia Chagas Félix, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). É graduanda em Engenharia de Produção no entro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e bolsista da FAPERJ no projeto Cultura Maker: superação dos desafios educacionais pós-pandemia. Possui curso   Técnico em Portos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca(2018) e Técnico em Administração pelo Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro(2021).

Referências

ARAÚJO, A. Uma proposta de melhoria para o processo de desenvolvimento e oferta de disciplinas transversais dos cursos de pós-graduação da Fiocruz na modalidade a distância e formato híbrido. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação em Educação e Tecnologias) - Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Rio de Janeiro, 2020.

BATTESTIN, V.; SANTOS, P. ADDIEM – Um Processo para Criação de Cursos MOOC. EaD em Foco, [S. l.], v. 12, n. 1, 2022. DOI: 10.18264/eadf.v12i1.1648. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1648 . Acesso em: 15 mar. 2023.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2015.

CHIOVATTO, M. O professor mediador. Artes na escola, Boletim, n. 2v4, 2000.

CRUZ, E. P. F.; GOMES, G. R. R.; AZEVEDO FILHO, E. T. Microlearning como uma nova abordagem tecno-pedagógica: uma revisão. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, p. e47611629548-e47611629548, 2022.

DA COSTA, T, M.; LIMA, J. R. C.; SANTIAGO, C. P. Ensinando Pensamento Computacional para Alunas de Disciplinas Introdutórias de Programação no Ensino Técnico através de um MOOC. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3., 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 347-358. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228361

DE ANDRADE, J. C. S. DE OLIVEIRA, M. G.; BATTESTIN, V. BMOOC de Desenvolvimento de Aplicativos: Uma Oportunidade de Estágio Dirigido para Meninas. Anais do Computer on the Beach, v. 14, p. 137-144, 2023.

DE OLIVEIRA, M.. G.; DA SILVA, M.. F.; RODRIGUES, C. B. Curso Híbrido Baseado em Moocs de Lovelace e Oficinas Presenciais para Aprendizagem Ativa e Nobre de Pensamento Computacional e Programação. In: Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2022. p. 179-188.

DE OLIVEIRA, M. G.; Leite, A. C. K., Bodart, C. M., Lopes, M. F. S., Chagas, L. B. C., Nascimento, G. S., & Pancieri, J. P. O MOOC de lovelace acessível: Uma chamada de meninas surdas para as carreiras de computação introdução ao pensamento computacional. Anais do Computer on the Beach, v. 11, n. 1, p. 191-198, 2020.

DOS SANTOS GARCIA, M. S.; COSTA, R. Microlearning Design para Formação de Professores em Contexto Não Formal de Educação a Distância. EaD em Foco, v. 11, n. 2, 2021.

E SILVA, R. B. O. Movimento Maker: A educação como aprendizagem criativa. P.4. Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/Artigo_Movimento_Maker_autor_Rodrigo_Barbosa_Oliveira_e_Silva.pdf

GONÇALVES, V. Mooc – evolução ou revolução na aprendizagem? Tecnologias e aprendizagens: delineando novos espaços de interação/Lynn Alves, António Moreira (Org.). – Salvador: EDUFBA, 2017.

MACHADO, N. S.; LUPEPSO, M.; JUNGBLUTH, A. Educação hibrida. Material Técnico da Universidade Federal Do Paraná Sistema De Bibliotecas-Biblioteca Central Coordenação De Processos Técnicos, p. 48, 2017.

MEDEIROS, J. Movimento Maker na Educação: Creative Learning, Fab Labs e a construção de objets para apoio a atividades educacionais de ciencias e tecnologías, no Ensino Fundamental 2 (séries finais). Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre, Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, Porto Alegre, BR-RS, 2018.

PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças - repensando a escola na era da Informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PARAOL, G. Como o movimento maker está influenciando a educação. VIA UFSC, 2018. Disponível em: https://via.ufsc.br/movimento-maker-influenciando-educacao/#:~:text=Ademais%2C%20esta%20teoria,%28HALVERSON%3B%20SHERIDAN%2C%202014%29

PÉREZ-SANAGUSTÍN, M. et al. Describing MOOC-based hybrid initiatives: The H-MOOC framework. Proceedings of the European MOOC Stakeholder Summit, p. 159-172, 2016.

RAABE, A.; DE JESUS, E. A.; METZGER, J.; CUCCO, L. Movimento Maker e Construcionismo na Educação Básica: exercício responsável da liberdade. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018). P. 139

SOSTER, T. S. Revelando as essências da Educação Maker: percepeções das teorias e das práticas. 2018. 174 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Puc-Sp, São Paulo, 2018. Cap. 1.

RESNICK, M. Jardim de infância para a vida toda: Por uma Aprendizagem Criativa, mão na massa e relevante para todos. 1. ed. Rio Grande do Sul: Penso, 2020.

USP - Universidade de São Paulo. Teorias de Aprendizagem. Ambientes Virtuais de Aprendizagem Apoiados por Recursos da Web. Novos Desafios. Novas Competências. Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, 2019. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/book/view.php?id=2602390&chapterid=22038

Downloads

Publicado

08-04-2024

Como Citar

Andrade, F., & Félix, L. C. (2024). "Cultura Maker Para Educadores”: Um Projeto De Curso Híbrido Baseado em MOOC. EaD Em Foco, 14(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2123

Edição

Seção

Artigos Originais