ADDIEM – Um Processo para Criação de Cursos MOOC
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1648Resumo
Esse artigo apresenta a proposta de um processo de criação de cursos MOOC, batizado como ADDIEM, que foi concebido a partir do modelo ADDIE e customizado para as especificidades dos MOOC e concepções de uma instituição pública. Para cada etapa do processo foram definidos seus objetivos e artefatos gerados, bem como foram criados os modelos de documentos que servem de suporte. O processo e seus modelos de documentos foram avaliados por uma comissão e por profissionais da área de ensino. Após ajustes o ADDIEM foi, então, validado e, posteriormente, avaliado por professores que o utilizaram para elaboração de cursos. Resultados apontam que o modelo foi bem aceito e que efetivamente apoia os professores no processo de construção. Apesar de concebido no contexto de uma instituição, pode ser utilizado ou adaptado para outras.
Palavras-chave: MOOC. ADDIEM. Modelo para criação de cursos.
Downloads
Referências
ABED. Censo EAD.BR 2018: Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. 2019. Disponível em: <http://abed.org.br/arquivos/CENSO_DIGITAL_EAD_2018_ PORTUGUES.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2020.
ANDRADE, M. V. M. Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades. EaD Em Foco, 6(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.392. Acesso em: 12 abr. 2020.
BATTESTIN, V; SANTOS, P. Modelo ADDIEM - Processo para criação de cursos MOOC. Espírito Santo: Cefor/Ifes, nov. 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1mCWmXBaNFQGOq3IaXYmiPxlvDBXE21-s/view. Acesso em: 18 fev.
COSTA, F. et al. Guiões para desenho de cursos mooc. In: Ministério da Educação e Ciênca (Org.). Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior. Lisboa, 2015, p. 327-342. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/282877714_Guioes_para_desenho_de_cursos_mooc >. Acesso em: 09 ago. 2020.
DAL FORNO, J.; KNOLL, G. F. Os MOOCs no mundo: um levantamento de cursos on-line abertos massivos. Nuances: estudos sobre educação. Presidente Prudente-SP, v. 24, n. 3, p. 178-194, set./dez. 2013. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2705>. Acesso em: 14 abr. 2019.
FASSBINDER, A.; BARBOSA, E.; MAGOULAS, G. Towards an Educational Design Pattern Language for Massive Open Online Courses (MOOCs). HILLSIDE. In: Pattern Languages of Programs Conference. 24., 2017, Vancouver. Eletronics Proceedings of the Flop 17. Vancouver: The Hillside Group, 2017. Disponível em:
<https://dl.acm.org/doi/pdf/10.5555/3290281.3290283>. Acesso em: 07 ago. 2020.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇíO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPíRITO SANTO - IFES. COCOMMISSíO PARA CRIAÇíO DE CURSOS MOOC DO IFES. Processo e modelos de documentos para cursos abertos MOOC: documento digital. Vitória: Ifes, 2019. Disponível em:
https://drive.google.com/drive/folders/1qcXQPIP3WMB3ezEs9cwBf-_G7J-_dUmB. Acesso em: 20 abr. 2020.
MATTAR, J. Aprendizagens em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Revista Digital Teccogs, São Paulo, v.18, n.7. p. 20-40, jan-jun. 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/teccogs/article/view/52846/0. Acesso em: 10 jun. 2020.
MURTHY, S. et al LCM: A Model for Planning, Designing and Conducing Learner-Centric MOOCs", 2018, Chennai. Anais da Conferência Internacional sobre Tecnologia para a Educação (T4E), Chennai: índia, 2018. p. 73-76, doi: 10.1109 / T4E.2018.00022. Acesso em: 09 jun. 2020.
RIBEIRO, L. O. M., CATAPAN, A. H. Plataformas MOOC e Redes de cooperação na EaD. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(1), 45-62. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/297. Acesso em 10 jun 2020.
SCHWARTZMAN, S. Pesquisa acadêmica, pesquisa básica e pesquisa aplicada em duas comunidades cientificas. 1979. Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/acad_ap.htm. Acesso em 28 abr 20.
SEIDAMETOVA, Z. Design e Desenvolvimento de MOOCs, 2018, Simferopol. Anais eletrônicos do Workshops ICTERI, Ukraine: CEUR, 2018. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-2104/paper_244.pdf. Acesso em: 09.out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.