ADDIEM – Um Processo para Criação de Cursos MOOC
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1648Resumen
Esse artigo apresenta a proposta de um processo de criação de cursos MOOC, batizado como ADDIEM, que foi concebido a partir do modelo ADDIE e customizado para as especificidades dos MOOC e concepções de uma instituição pública. Para cada etapa do processo foram definidos seus objetivos e artefatos gerados, bem como foram criados os modelos de documentos que servem de suporte. O processo e seus modelos de documentos foram avaliados por uma comissão e por profissionais da área de ensino. Após ajustes o ADDIEM foi, então, validado e, posteriormente, avaliado por professores que o utilizaram para elaboração de cursos. Resultados apontam que o modelo foi bem aceito e que efetivamente apoia os professores no processo de construção. Apesar de concebido no contexto de uma instituição, pode ser utilizado ou adaptado para outras.
Palavras-chave: MOOC. ADDIEM. Modelo para criação de cursos.
Descargas
Citas
ABED. Censo EAD.BR 2018: Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. 2019. Disponível em: <http://abed.org.br/arquivos/CENSO_DIGITAL_EAD_2018_ PORTUGUES.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2020.
ANDRADE, M. V. M. Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades. EaD Em Foco, 6(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.392. Acesso em: 12 abr. 2020.
BATTESTIN, V; SANTOS, P. Modelo ADDIEM - Processo para criação de cursos MOOC. Espírito Santo: Cefor/Ifes, nov. 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1mCWmXBaNFQGOq3IaXYmiPxlvDBXE21-s/view. Acesso em: 18 fev.
COSTA, F. et al. Guiões para desenho de cursos mooc. In: Ministério da Educação e Ciênca (Org.). Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior. Lisboa, 2015, p. 327-342. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/282877714_Guioes_para_desenho_de_cursos_mooc >. Acesso em: 09 ago. 2020.
DAL FORNO, J.; KNOLL, G. F. Os MOOCs no mundo: um levantamento de cursos on-line abertos massivos. Nuances: estudos sobre educação. Presidente Prudente-SP, v. 24, n. 3, p. 178-194, set./dez. 2013. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2705>. Acesso em: 14 abr. 2019.
FASSBINDER, A.; BARBOSA, E.; MAGOULAS, G. Towards an Educational Design Pattern Language for Massive Open Online Courses (MOOCs). HILLSIDE. In: Pattern Languages of Programs Conference. 24., 2017, Vancouver. Eletronics Proceedings of the Flop 17. Vancouver: The Hillside Group, 2017. Disponível em:
<https://dl.acm.org/doi/pdf/10.5555/3290281.3290283>. Acesso em: 07 ago. 2020.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇíO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPíRITO SANTO - IFES. COCOMMISSíO PARA CRIAÇíO DE CURSOS MOOC DO IFES. Processo e modelos de documentos para cursos abertos MOOC: documento digital. Vitória: Ifes, 2019. Disponível em:
https://drive.google.com/drive/folders/1qcXQPIP3WMB3ezEs9cwBf-_G7J-_dUmB. Acesso em: 20 abr. 2020.
MATTAR, J. Aprendizagens em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Revista Digital Teccogs, São Paulo, v.18, n.7. p. 20-40, jan-jun. 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/teccogs/article/view/52846/0. Acesso em: 10 jun. 2020.
MURTHY, S. et al LCM: A Model for Planning, Designing and Conducing Learner-Centric MOOCs", 2018, Chennai. Anais da Conferência Internacional sobre Tecnologia para a Educação (T4E), Chennai: índia, 2018. p. 73-76, doi: 10.1109 / T4E.2018.00022. Acesso em: 09 jun. 2020.
RIBEIRO, L. O. M., CATAPAN, A. H. Plataformas MOOC e Redes de cooperação na EaD. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(1), 45-62. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/297. Acesso em 10 jun 2020.
SCHWARTZMAN, S. Pesquisa acadêmica, pesquisa básica e pesquisa aplicada em duas comunidades cientificas. 1979. Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/acad_ap.htm. Acesso em 28 abr 20.
SEIDAMETOVA, Z. Design e Desenvolvimento de MOOCs, 2018, Simferopol. Anais eletrônicos do Workshops ICTERI, Ukraine: CEUR, 2018. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-2104/paper_244.pdf. Acesso em: 09.out. 2020.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.