Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) de Combate a Princípios de Incêndio: uma Entrega do Corpo de Bombeiros Militar do ES para a Sociedade
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1865Resumo
Em ocorrências de incêndios atendidas pelos Corpos de Bombeiros, observa-se que, em diversos casos, os sinistros poderiam ter sido evitados, ou pelo menos minimizados, se cidadãos envolvidos no cenário possuíssem conhecimentos básicos de como se origina um incêndio, métodos de extinção e uso de extintores. Os serviços prestados pelos bombeiros demandam alto desenvolvimento em qualificação acadêmica e técnica desses profissionais, por isso, a capacitação é sempre direcionada para o público interno. O desafio nesse contexto é pensar em capacitações que sejam disponibilizadas pelos Corpos de Bombeiros, as instituições que possuem o conhecimento prático, e que tenham alcance à população. Ferramentas como os Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs) se apresentam como alternativas viáveis para a disseminação do conhecimento. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar os resultados da disponibilização de conteúdo para a população em geral, por meio de um MOOC em um ambiente virtual de aprendizagem gratuito, visando orientar pessoas interessadas a compreender sobre conceitos básicos de combate a princípios de incêndios. Para tanto, foi utilizada a plataforma Moodle nesse desenvolvimento, sendo o ambiente que concentrou os recursos digitais produzidos. Após o fechamento da turma e de posse das respostas dos questionários dos alunos, foi realizada uma análise estatística constatando que o curso contribuiu positivamente para o ensino das pessoas e, mais do que isso, evidenciou que os Corpos de Bombeiros, além de capacitar seus próprios servidores, podem ser responsáveis por disponibilizar mais conteúdos educativos para a população em geral, auxiliando na proteção e prevenção da sociedade.
Palavras-chave: Educação a distância. MOOC. Bombeiros. Incêndio.
Downloads
Referências
ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e A Distância, [S.L.], v. 10, p. 83-92, 24 maio 2011. ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.
BATURAY, M. H. An Overview of the World of MOOCs. Procedia - Social And Behavioral Sciences, [S.L.], v. 174, p. 427-433, fev. 2015.
BATTESTIN, V.; SANTOS, Pollyanna. S. ADDIEM – Um Processo para Criação de Cursos MOOC. EaD em Foco, v. 12, n. 1, e1648, 2022. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1648.
BATTESTIN et al. Cursos MOOC do Ifes: Ampliação da formação no contexto educacional em tempos de pandemia. In: Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e do VII Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD). Natal, 2021.
BOZKURT, A.; KESKIN, N. O.; WAARD, I. de. Research Trends in Massive Open Online Course (MOOC) Theses and Dissertations: surfing the tsunami wave. Open Praxis, [S.L.], v. 8, n. 3, p. 203-221, 22 ago. 2016.
CARVALHO, A. M. P. et al. Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Editora Cengage, 2013.
CASTELO, M. et al. Introduction to reproduction: Online education for the millennial learner. Biology of Reproduction, v.95, n.1, p.1-3, 2016.
DICK, W.; CAREY, L. The Systematic Design of Instruction. Allyn & Bacon; 6 edition Allyn & Bacon, 2004.
GORDON, D; WILTROUT, M. E. A Case Study in Applying the Learning Sciences to MOOC Design. 2019.
KOLLER, D; NG, A.; CHEN, Z. Retention and intention in Massive Open Online Courses. Educause Review, v. 48, n. 3, 2013.
MATTAR, J. Aprendizagens em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Revista Digital Tec- cogs, São Paulo, v.18, n.7. p. 20-40, jan-jun. 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/teccogs/ article/view/52846/0. Acesso em: 10 jun. 2020.
MORRISON, G. R. Designing Effective Instruction, 6th Edition. New York: John Wiley & Sons, 2010.
NICKELS, S. et al. PresentaBALL"”A powerful package for presentations and lessons in structural biology. In: 2013 IEEE Symposium on Biological Data Visualization (BioVis). IEEE, p. 33-40, 2013.
PARULLA, C. D. et al. Avaliação de estudantes de Enfermagem e enfermeiros de um curso online, aberto e massivo (MOOC). Research, Society And Development, [S.L.], v. 9, n. 9, 2020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7338.
PASSOS, M.; BATTESTIN, V. Innovative Management in Distance Education"”The Importance of Monitoring Meetings in a Postgraduate Course in the Multidisciplinary Team Perspective. US-China Education Review A, v. 6, p 63-69, 2016.
PHAN, T; MCNEIL, S. G.; ROBIN, B. R. Students"™ patterns of engagement and course performance in a Massive Open Online Course. Computers & Education, v. 95, p. 36-44, 2016.
PEREIRA, D. da F.; SOUZA, M. A. V. F. de. Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) e o Ensino de Ciências: uma revisão bibliográfica. Ead em Foco, [S.L.], v. 10, n. 2, p. 1-15, 2020.
RAFFAGHELLI, J. et al. Integrating MOOCs in physics preliminary undergraduate education: beyond large size lectures. Educational Media International, v. 55, n. 4, p. 301-316, 2018.
SIEMENS, G. Conectivismo: uma teoria de aprendizagem para a idade digital. Trad. Bruno Leite, 2004.
SANCHEZ-GORDON, S.; CALLE-JIMENEZ, T. Relevance of MOOCs for training of public sector employees. 2015 International Conference On Information Technology Based Higher Education And Training (Ithet), p. 1-5, Portugal, 2015. IEEE. http://dx.doi.org/10.1109/ithet.2015.7218016.
SCHWARTZMAN, S. Pesquisa acadêmica, pesquisa básica e pesquisa aplicada em duas comunidades cientificas. 1979. Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/acad_ap.htm. Acesso em 28 abr 20.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.