Tendências das Propostas de Gamificação no Moodle: uma Revisão Sistemática

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1682

Resumo

A gamificação é uma abordagem que utiliza elementos de jogos e a sua exploração vem despertando o interesse de pesquisadores, professores e alunos em promover um processo de ensino-aprendizagem mais engajador, inclusive em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Diante disso, este trabalho apresenta os resultados da Revisão Sistemática da Literatura (SLR), que analisou 22 artigos, selecionados nas bases da Abed, Google Scholar, IEEExplore e SBC. Os resultados mostraram que os pontos, rankings e emblemas são os elementos mais utilizados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, e entre os aspectos potenciais no processo de ensino-aprendizagem, destacam-se a motivação e o engajamento dos alunos. 

 

Palavras-chave: Gamificação. Moodle. Motivação.

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Publicado

2022-04-08

Como Citar

Porto, B., & Battestin, V. . (2022). Tendências das Propostas de Gamificação no Moodle: uma Revisão Sistemática . EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1682

Edição

Seção

Artigos Originais