. “Maker Culture for Teachers”: a MOOC-Based Hybrid Course Project

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2123

Keywords:

Distance education, Teacher training, Maker movement, Hybrid MOOC

Abstract

Abstract. The growth of Maker Culture in education and the grown of maker spaces in schools has provided a demand for teacher training. The objective in this research is describe the development the hybrid MOOC project for educators. The course has as goals to introduce the Maker Culture and highlight its potential in education, presenting the main tools and equipment, illustrating notions of operation, exemplify its applications in teaching and apply the acquired knowledge in the classroom. The development methodology of the course project was based on the ADDIE model. The result is a course that combines theory with practice in face-to-face and online moments, which can contribute to the training of teachers from various areas and to the field of research still recent in Brazil of hybrid MOOCs.

 

Keywords:  Distance education. Hybrid MOOC. Maker movement. Teacher training.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiana Andrade, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Foncesa

Doutora em Ensino de Matemática pela UFRJ. Atua como docente efetiva EBTT do CEFET - RJ Uned Itaguaí­, lecionando disciplinas para os cursos de Engenharia Mecânica e de Produção e como tutora í  distância do consórcio CEDERJ-UFF, no curso de Licenciatura em Matemática. Possui Mestrado PROFMAT em Matemática pela UNIRIO (2014), especialização em Novas Tecnologias do Ensino de Matemática (NTEM) do LANTE-UFF (2017) e licenciatura em Matemática pela Universidade do Grande Rio (2010). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação. Foi professora efetiva DE de Matemática do Centro de Referência em Formação e em Educação í  Distância (CEFOR) do Instituto Federal do Espí­rito Santo (IFES), professora assistente substituta do Departamento de Matemática Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, além de ter atuado nas redes estadual e municipal do RJ de 2011 a 2015.

Livia Chagas Félix, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). É graduanda em Engenharia de Produção no entro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e bolsista da FAPERJ no projeto Cultura Maker: superação dos desafios educacionais pós-pandemia. Possui curso   Técnico em Portos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca(2018) e Técnico em Administração pelo Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro(2021).

References

ARAÚJO, A. Uma proposta de melhoria para o processo de desenvolvimento e oferta de disciplinas transversais dos cursos de pós-graduação da Fiocruz na modalidade a distância e formato híbrido. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação em Educação e Tecnologias) - Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Rio de Janeiro, 2020.

BATTESTIN, V.; SANTOS, P. ADDIEM – Um Processo para Criação de Cursos MOOC. EaD em Foco, [S. l.], v. 12, n. 1, 2022. DOI: 10.18264/eadf.v12i1.1648. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1648 . Acesso em: 15 mar. 2023.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2015.

CHIOVATTO, M. O professor mediador. Artes na escola, Boletim, n. 2v4, 2000.

CRUZ, E. P. F.; GOMES, G. R. R.; AZEVEDO FILHO, E. T. Microlearning como uma nova abordagem tecno-pedagógica: uma revisão. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, p. e47611629548-e47611629548, 2022.

DA COSTA, T, M.; LIMA, J. R. C.; SANTIAGO, C. P. Ensinando Pensamento Computacional para Alunas de Disciplinas Introdutórias de Programação no Ensino Técnico através de um MOOC. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3., 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 347-358. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228361

DE ANDRADE, J. C. S. DE OLIVEIRA, M. G.; BATTESTIN, V. BMOOC de Desenvolvimento de Aplicativos: Uma Oportunidade de Estágio Dirigido para Meninas. Anais do Computer on the Beach, v. 14, p. 137-144, 2023.

DE OLIVEIRA, M.. G.; DA SILVA, M.. F.; RODRIGUES, C. B. Curso Híbrido Baseado em Moocs de Lovelace e Oficinas Presenciais para Aprendizagem Ativa e Nobre de Pensamento Computacional e Programação. In: Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2022. p. 179-188.

DE OLIVEIRA, M. G.; Leite, A. C. K., Bodart, C. M., Lopes, M. F. S., Chagas, L. B. C., Nascimento, G. S., & Pancieri, J. P. O MOOC de lovelace acessível: Uma chamada de meninas surdas para as carreiras de computação introdução ao pensamento computacional. Anais do Computer on the Beach, v. 11, n. 1, p. 191-198, 2020.

DOS SANTOS GARCIA, M. S.; COSTA, R. Microlearning Design para Formação de Professores em Contexto Não Formal de Educação a Distância. EaD em Foco, v. 11, n. 2, 2021.

E SILVA, R. B. O. Movimento Maker: A educação como aprendizagem criativa. P.4. Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/Artigo_Movimento_Maker_autor_Rodrigo_Barbosa_Oliveira_e_Silva.pdf

GONÇALVES, V. Mooc – evolução ou revolução na aprendizagem? Tecnologias e aprendizagens: delineando novos espaços de interação/Lynn Alves, António Moreira (Org.). – Salvador: EDUFBA, 2017.

MACHADO, N. S.; LUPEPSO, M.; JUNGBLUTH, A. Educação hibrida. Material Técnico da Universidade Federal Do Paraná Sistema De Bibliotecas-Biblioteca Central Coordenação De Processos Técnicos, p. 48, 2017.

MEDEIROS, J. Movimento Maker na Educação: Creative Learning, Fab Labs e a construção de objets para apoio a atividades educacionais de ciencias e tecnologías, no Ensino Fundamental 2 (séries finais). Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre, Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, Porto Alegre, BR-RS, 2018.

PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças - repensando a escola na era da Informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PARAOL, G. Como o movimento maker está influenciando a educação. VIA UFSC, 2018. Disponível em: https://via.ufsc.br/movimento-maker-influenciando-educacao/#:~:text=Ademais%2C%20esta%20teoria,%28HALVERSON%3B%20SHERIDAN%2C%202014%29

PÉREZ-SANAGUSTÍN, M. et al. Describing MOOC-based hybrid initiatives: The H-MOOC framework. Proceedings of the European MOOC Stakeholder Summit, p. 159-172, 2016.

RAABE, A.; DE JESUS, E. A.; METZGER, J.; CUCCO, L. Movimento Maker e Construcionismo na Educação Básica: exercício responsável da liberdade. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018). P. 139

SOSTER, T. S. Revelando as essências da Educação Maker: percepeções das teorias e das práticas. 2018. 174 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Puc-Sp, São Paulo, 2018. Cap. 1.

RESNICK, M. Jardim de infância para a vida toda: Por uma Aprendizagem Criativa, mão na massa e relevante para todos. 1. ed. Rio Grande do Sul: Penso, 2020.

USP - Universidade de São Paulo. Teorias de Aprendizagem. Ambientes Virtuais de Aprendizagem Apoiados por Recursos da Web. Novos Desafios. Novas Competências. Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, 2019. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/book/view.php?id=2602390&chapterid=22038

Published

2024-04-08

How to Cite

Andrade, F., & Félix, L. C. (2024). . “Maker Culture for Teachers”: a MOOC-Based Hybrid Course Project. EaD Em Foco, 14(1), e2123. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2123

Issue

Section

Original Articles