Avaliação de Cursos EaD para a Educação Continuada de Profissionais da Área da Saúde: Revisão Integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2294

Palavras-chave:

Educação a distância, Revisão, Educação em saúde

Resumo

A educação a distância (EaD) é uma estratégia de educação continuada utilizada para promover a capacitação de profissionais na área da saúde. No entanto, a comunidade cientifica aponta que pesquisas de atividades avaliativas nesta área ainda são necessárias. O objetivo do presente trabalho é o de identificar na literatura científica estudos que realizaram a avaliação de cursos EaD, voltados à educação continuada de profissionais da área da saúde e apontar os instrumentos ou os critérios utilizados para a avaliação educativa. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica sistemática do tipo revisão integrativa. Entre os critérios de inclusão, foram considerados: estudos datados até o ano de 2022; trabalhos que realizaram a avaliação da reação (Nível I do modelo Kirkpatrick); ação educativa feitas via internet; temática apresentando interface estreita com o campo da saúde humana e público-alvo formado por profissional de saúde e já graduado. Ao todo foram selecionados 66 estudos. Para cada pesquisa, foram identificados: categoria de avaliação, ano, caracterização da avaliação da ação educativa (instrumento validado ou não); público-alvo; temática do curso; nível de avaliação segundo o modelo Kirkpatrick; tipo de abordagem adotada e uso de pré/pós teste de conhecimento. As categorias de avaliação mais citadas foram Educacional, Aspectos Gerias e Design e a menos referendada foi a Ética. A avaliação de comportamento e resultados (Nível III e IV do modelo Kirkpatrick) são menos realizadas. Estudos voltados à avaliação na EaD na área da saúde devem ser incentivados, de modo a propiciar investigações que envolvam a construção de instrumentos robustos e padronizados, a fim de possibilitar a comparação de resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseane Stahl Silveira, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Graduada em Pedagogia Empresarial (ULBRA). Especialista em Psicologia do Trabalho e das Organizações (FEEVALE); Especialista em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (ESP-RS / FIOCRUZ), Especialista em Gestão em Saúde (UFRGS), Mestre em Ensino na Saúde: Integração Ensino e Serviços de Saúde na Formação Profissional (UFCSPA). Profissional há 16 anos da área de Gestão de Pessoas, com foco em Educação Corporativa e Educação Permanente em Saúde. Atualmente desenvolvendo atividades como Analista de Qualificação e Aperfeiçoamento Continuado do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no planejamento, acompanhamento e análise de políticas de ensino e qualificação relacionadas aos processos de Gestão de Pessoas. Experiências também de atuação generalista na área de Recursos Humanos, em seus diversos subsistemas, com foco no desenvolvimento de pessoas: Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento; Plano de Cargos e Salários; Avaliação de Desempenho; Endomarketing; Elaboração e Aplicação de Projetos e Programas; Organização de Eventos; Sistema de Gestão da Qualidade; Facilitadora de treinamentos e capacitações; Elaboração e aplicação de pesquisa de clima. Atuação docente, como Professora de Recursos Humanos, com conhecimento em áreas multidisciplinares. (Texto informado pelo autor)

Helena Terezinha Hubert Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA

Professora Associada na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA. Chefe do Departamento de Patologia e Medicina Legal. Vice Coordenadora e Docente permanente do PPG Ensino na Saúde - Mestrado Profissional (PPGENSAU). Membro dos grupos de pesquisa: Estudos em Educação e Saúde e Educação a Distância no Ensino das Áreas da Saúde (UFCSPA). Temas de interesse: medicina legal, violência infanto-juvenil, violência intrafamiliar, patologia geral, educação à distância, autorregulação da aprendizagem e qualificação do ensino superior.

Referências

ABBAD, G. S. Um modelo integrado de avaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho - IMPACT. Orientador: Jairo Eduardo Borges-Andrade. 1999. 271f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 1999.

ABRUZZESE, R. S. Nursing Staff Development: Strategies for Success. St Louis, MO: Mosby, 1992.

ALDUNATE, E.; CÓRDOBA, J. Formulación de programas con la metodología del marco lógico. Santiago, Chile: CEPAL, 2011. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/items/d14c5adc-ab09-47e0-8ed0-ff4445aadb22 - Acesso em: 22 mar. 2024.

ANDRÉ, A. L. Avaliação da educação interprofissional para a tomada de decisão compartilhada em farmacoterapia: uma revisão de escopo sobre métodos e instrumentos. Interface, Botucatu, v. 27, p. e220497, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.220497

BARAÇAS, A. R. C. Avaliação da Formação Segundo o Modelo de Kirkpatrick. 2017. 54 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Humanos) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2017.

BIZARRIA, F. P. A. et al. Papel do tutor no combate à evasão na EAD: percepções de profissionais de uma instituição de ensino superior. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 20, p. 85, 2015.

BORGES-ANDRADE, J. E. Avaliação somativa de sistemas instrucionais: integração de três propostas. Tecnologia e Educação, [s.L.], v. 11, n. 46, p. 29-39, 1982.

BOTELHO, L. L . R.; CUNHA, C .C. A.; MACEDO, M. Método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 121-136, mai./ago. 2011. Disponível em: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1220/906 - Acesso em: 11 jul. 2024.

CARLINI, A. L.; RAMOS, M. P. A Avaliação do curso. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Person Education, 2009. p. 161-165.

CASTILLO-ALVAREZ, T. et al. Evaluación de satisfacción del módulo de autoenseñanza para el estudio del sedimento urinario en una plataforma tecnológica (e-aula). Educación médica, Barcelona, v. 9, n. 4b, p. 212-220, dez. 2006.

CAVICHIOLI, F. C. T. et al. Educação continuada e metodologias ativas em cursos a distância em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Nursing, São Paulo, v. 24, n. 276, p. 5670-5685, maio 2021. DOI: https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i276p5670-5685

CHANEY, B. H. et al. A primer on quality indicators of distance education. Society for Public Health Education, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 222-231, nov. 2009.

COLUCI, M. Z. O.; ALEXANDRE, N. M. C, MILANI, D. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 925-936, mar. 2015.

COLUCI, M. Z. O.; ALEXANDRE, N. M. C.; MILANI, D. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 7, p. 3061-3068, jul. 2011.

CROSSETTI, M. G. O. Revisão integrativa de pesquisa na enfermagem o rigor científico que lhe é exigido. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 8-9, jun. 2012.

CUNHA-ARAÚJO. I. M. Z. et al. Avaliação da percepção dos alunos da disciplina de endodontia sobre o uso do ambiente virtual de aprendizagem (Moodle): uso do questionário de auto-avaliação COLLES. Revista ABENO, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 163-169, mai. 2014.

CURRAN, V. R.; FLEET, L. A review of evaluation outcomes of web-based continuing medical education. Med Educ., Inglaterra, v. 39, n. 6, p. 561-567, jun. 2005. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2929.2005.02173.x PMID: 15910431.

CUSTÓDIO, I. L. et al. Nursing training on the administration of medication in pediatrics: an assessment of observed and self-reported behavior. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 74, n. 4, p. e202011882021, jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1188

DALFOVO, M. S; LANA, R. A; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 2, n. 4, p. 1- 13, 2008.

DELONE, W. H.; MCLEAN, E. R. The DeLone and McLean model of information system success: a ten-year update. Journal of Management Information Systems, Filadélfia, v. 19, n. 4, p. 9-30, 2003.

DONABEDIAN, A. La calidad de la atención médica: definicón e métodos de evaluación. México: La Prensa Médica Mexicana; 1984.

ELLIOT, L. G. Definição e Finalidade. In: ELLIOT, L. G. Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para a construção e validação. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

FRAGA, C. C.; DECARLI, C.; BOLL, C. I. Análise Textual da Produção Acadêmica sobre Processos de Tutoria no mbito da EaD. EaD Em Foco, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. e1239 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1239

GAGNE, J. C. et al. Microlearning in Health Professions Education: Scoping Review. JMIR Med Educ., Toronto, v. 5, n. 2, p. e13997, jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.2196/13997

GARCIA, M.F; SILVA, D. Criação e Validação da Escala de Avaliação da Prática do Professor Tutor. Paidéia, Santos v. 8, n. 13, p. 1-18, jan. 2016.

GIAROLA, E. et al. Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo Sobre a Satisfação dos Estudantes de Administração da Universidade Federal de Lavras. In: SEGET - SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 21., 28 a 30 out 2015, Resende. Anais... Resende: AEDB, 2015. 15p. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos09/502_EAD_Artigo.pdf - Acesso em: 11 jul. 2024.

GOMES, M. P. C. A.; POSSAMAI, S. A tutoria frente à evasão em EaD. Revista Extensão, Palmas, v. 3, n. 1, p. 162-168, out. 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/1368 - Acesso em: 11 jul. 2024.

GÜLBAHAR, Y. Study of developing scales for assessment of the levels of readiness and satisfaction of participants in e-learning environments. J Fac Educ Sci, Ancara, v. 45, n. 2, p. 119-137, out. 2012.

HUGHES, A. M. et al. Saving lives: A meta-analysis of team training in healthcare. J Appl Psychol., Washingtonv. 101, n. 9, p. 1266-304, set. 2016. DOI: https://doi.org/10.1037/apl0000120 PMID: 27599089.

JOLY, M. C. R. A. et al. Competência de estudo para uma amostra universitária da área de exatas. Psicol. Esc. Educ., Campinas, v. 19, n. 1, p. 23-9, jan. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/3GBHL4xvkGgp8B8Zn9KGbgD/?lang=pt# - Acesso em: 11 jul. 2024.

JOSE F.F.; LEITÃO FILHO, F. S. S.; MENEZES I. B. S. Gestão do Conhecimento Médico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

JUNQUEIRA, E. S. Tutores em EAD: teorias e práticas. Fortaleza: Dummar, 2018.

KHAN, B. A framework for web-based learning. In: KHAN, B. (Ed.). Web-based training. Englewood Cliffs, NJ: Educational Technology, 2001. p. 75-98.

KIRKPATRICK, D. L. Evaluación de acciones formativas: los cuatro niveles. Barcelona: EPISE-Gestión, 1999.

KIRKPATRICK, D. L. Evaluating Training Programs: The Four Levels. São Francisco: Berrett-Koehler, 1994.

KIRKPATRICK, D. L.; KIRKPATRICK, J. D. Evaluating training programs: the four levels. 3. ed. São Francisco: Berrett-Koehler, 2006.

KIRKPATRICK, J. D.; KIRKPATRICK, W. K. Kirkpatrick's Four Levels of Training Evaluation: Association for Talent Development. Alexandria: ATD Press, 2016.

LEEUW, R. et al. How We Evaluate Postgraduate Medical E-Learning: Systematic Review. JMIR Med Educ., Canadá, v. 5, n. 1, p. e13128, abr. 2019b. DOI: https://doi.org/10.2196/13128

LEEUW, R. et al. Development of an Instructional Design Evaluation Survey for Postgraduate Medical E-Learning: Content Validation Study. J Med Internet Res., Canadá, v. 21, n. 8, p. e13921, ago. 2019a. DOI: https://doi.org/10.2196/13921

MALLMANN, E. M. Gestão de cursos de capacitação em EaD: potencialidade das ferramentas de pesquisa e avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA, 15., 27 a 30 set. 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ABED, 2009. Disponível em: https://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/452009163839.pdf - Acesso em: 11 jul. 2016.

MATTAR, J. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Centage Learning, 2012.

MCARDLE, G. E. Training Design and Delivery. Alexandria, VA: American Society for Training and Development, 1999.

MIRA, V. L. Avaliação de programas de treinamento e desenvolvimento da equipe de enfermagem de dois hospitais do município de São Paulo. 2010. 226 f. Livre Docência (Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MOREIRA, J. M. Questionários: teoria e prática. Coimbra: Almedina, 2009.

MOREIRA, L. R. Manual Revisão Bibliográfica Sistemática Integrativa: a pesquisa baseada em evidências. Belo Horizonte: Grupo Ănima Educação, 2014. Disponível em: https://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2019/06/manual_revisao_bibliografica-sistematica-integrativa.pdf - Acesso em: 11 jul. 2024.

MUTALIB, A. A. A.; AKIM, A.; JAAFAR, M. H. A systematic review of health sciences students' online learning during the COVID-19 pandemic. BMC Med Educ., Londres, v. 22, n. 1, p. 524, jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-022-03579-1

OLUWADELE, D.; SINGH, Y.; ADELIYI, T. T. E-Learning Performance Evaluation in Medical Education-A Bibliometric and Visualization Analysis. Healthcare (Basel), Suiça, v. 11, n. 2, p. 232, jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/healthcare11020232

ORTIZ-LÓPEZ, A.; OLMOS-MIGUELÁÑEZ, S.; SÁNCHEZ-PRIETO, J. C. Calidad em e-Learning: Identificación de sus dimensiones, propuesta y validación de un modelo para su evaluación en Educación Superior. RIED, Madri, v. 24, n. 2, p. 225, fev. 2021.

PASSOS, M. L. S. Avaliação Formativa na Educação a Distância: Concepções da Equipe Multidisciplinar de um Curso de Pós-graduação em Informática na Educação (PIE). EaD Em Foco, Rio de Janeiro v. 10, n. 1, p. 1-12, fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.810

PEIXOTO FILHO, J.; OLIVEIRA, C. I. C. Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 7, n. 4, p. 43557-43591, abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-694

PEREIRA, M. G.; GALVÃO, T. F. Etapas de busca e seleção de artigos em revisões sistemáticas da literatura. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 23, n. 2, p. 369-371, jun. 2014 . Disponível em http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000200019&lng=pt&nrm=iso - Acesso em: 11 jul. 2024.

PEREZ, E. P. Z; PEREZ, J. G. Considerações sobre o Papel de Um Tutor na Educação a Distância. Diálogos Acadêmicos IESCAMP – ReDAI, Campinas, v. 1, n. 1, p. 17-24, ago./dez. 2018.

PIMENTA, I. D. S. F. Treinamento de habilidades não-técnicas em unidades de terapia intensiva: uma revisão sistemática. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.

REIO, T. G. et al. A Critique of Kirkpatrick’s Evaluation Model. New Horizons in Adult Education and Human Resource Development, [S.I.], v. 29, n. 2, p. 35-53, apr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1002/nha3.20178

RIBEIRO, M. A. S.; LOPES, M. H. B. M. Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um curso à distância sobre tratamento de feridas. Rev Lat Am Enferm., Ribeirão Preto, v. 14, n. 1, p. 77-84, fev. 2006.

RIZZATTI JUNIOR, G. Referências para avaliação da qualidade de cursos de educação superior a distância nas universidades públicas brasileiras. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 9., 25 a 27 nov. 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2009. p. 25-27. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/35880/Referenciais%20para%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20da%20qualidade%20de%20cursos%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20superior%20%C3%A0%20dist%C3%A2ncia%20nas%20unoversod.pdf?sequence=1 - Acesso em: 11 jul. 2024.

RODRIGUES, C. M. C. et al. Uma proposta de instrumento para avaliação da educação a distância. Ensaio: Aval Pol Públ Edu., Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 321-354, jun. 2014.

RODRIGUES, R. C. V.; PERES, H. H. C. Desenvolvimento de Ambiente Virtual de Aprendizagem em Enfermagem sobre ressuscitação cardiorrespiratória em neonatologia. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 47, n. 1, p. 235-241, fev. 2013.

ROMISZOWSKI, A. J. Aspectos da pesquisa em EAD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: O Estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 422-434

ROSSIT, R. A. S. Processos avaliativos na formação e no trabalho interprofissional em saúde. In: BATISTA, N. A. Educação Interprofissional no Brasil: formação e pesquisa. Porto Alegre: Rede Unida, 2022. (v. 26, Série Vivência em Educação na Saúde).

RUBIO, M. J. Enfoques y modelos de evaluación del e-learning. RELIEVE, Valencia, v. 9, n. 2, p. 101-120, out. 2003.

RUHE, V; ZUMBO, B. D. Avaliação de educação a distância e e-learning. Porto Alegre: Penso, 2013.

RUSCIOLELLI, V. B. et al. Construção e análise de um procedimento avaliativo de treinamento: modelo kirkpatrick. Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1, p. 177-194, jan. 2020. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1896/0 - Acesso em: 11 jul. 2024.

SANTOS, F. P. A tutoria na EaD: a importância do tutor no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Rio de Janeiro: Autografia, 2022.

SANTOS, G. N. et al. Effectiveness of E-Learning in Oral Radiology Education: A Systematic Review. J Dent Educ., Washington, v. 80, n. 9, p. 1126-1139, set. 2016.

SCHWAB-REESE, L. M. "Oh, this is actually okay": Understanding how one state child welfare training system adapted to the COVID-19 pandemic. Child Abuse Negl., [S.I.], v. 110, n. 2, p. 104697, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2020.104697

SELBY, P. et al. Review and evaluation of online tobacco dependence treatment training programs for health care practitioners. J Med Internet Res., Toronto, v. 17, n. 4, p. e97, abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.2196/jmir.3284

SILVEIRA, J. S. Instrumento de avaliação de ações permanente no processo de trabalho em um hospital público-universitário. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, 2023.

SOARES, S.; MASSUGA, F.; GONZAGA, C. A. M. A Avaliação da Aprendizagem na Modalidade de Educação a Distância: Caracterização sob a Égide de uma Revisão Sistemática. EaD Em Foco, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, e1631, mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1631

SOUZA, A. C; ALEXANDRE, N. M. C; GUIRARDELLO, E. B. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiol. Serv. Saude, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 649-659, jul./set. 2017.

TANI, Z. R. As Novas Competências e Habilidades para o(a) profissional tutor(a) que atua no ensino a distância: projeto integrado com a liderança. São Paulo: Dialética, 2023.

TRINDADE, C. S. et al. Estudo da Unidimensionalidade da Escala para Avaliação da Qualidade dos Objetos de Aprendizagem da Área da Saúde (Equalis-OAS). EaD Em Foco, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, e1641, jun.2022. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1641

VAN SLYKE, C.; KITTNER, M.; BELANGER, F. Identifying Candidates for Distance education: A telecommuting perspective. Baltimore: Proceedings of the America’s Conference on Information Systems, 1998.

WUTOH, R.; BOREN, S. A.; BALAS, E. A. eLearning: a review of Internet-based continuing medical education. J Contin Educ Health Prof., Nova York, v. 24, n. 1, p. 20-30, Winter 2004. DOI: https://doi.org/10.1002/chp.1340240105

ZERBINI, T.; ABBAD, G. S.; BORGES-FERREIRA, M. F. Medidas de reação a cursos a distância. In: ABBAD, G. S.; MOURÃO , L.; MENESES, P. P.; ZERBINI, T.; BORGES-ANDRADE, J. E.; VILAS-BOAS, R. (Orgs.). Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação: ferramentas para gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2012. P. 141-149.

Publicado

12-07-2024

Como Citar

Trindade, C. S., Silveira, J. S., & Silva, H. T. H. (2024). Avaliação de Cursos EaD para a Educação Continuada de Profissionais da Área da Saúde: Revisão Integrativa. EaD Em Foco, 14(1), e2294. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2294

Edição

Seção

Revisões

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.