Tutoria no Contexto da EaD: Ação Mediada em uma Perspectiva Sociocultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2158

Palavras-chave:

Tutor, Mediação, UAB, Ação mediada, Educação a distância

Resumo

 O estudo comunica compreensões emergentes sobre os significados relacionados ao papel da mediação do tutor na modalidade da educação a distância, ancorando-se em uma fundamentação teórica na perspectiva sociocultural. Trata-se de um ensaio teórico de cunho fenomenológico-hermenêutico, comunicado em uma breve revisão narrativa. As compreensões emergem da análise constituída no levantamento de dados e coleta de informações disponíveis sobre o tutor na legislação da EaD no Brasil, coconstruídas com estudos da comunidade científica brasileira e articuladas à significação teórica da mediação na perspectiva sociocultural. Como resultados, destaca-se que a mediação do tutor na modalidade da educação a distância pode ser compreendida como uma ação mediada por meios mediacionais. Nisso, os meios mediacionais para a ação do tutor envolvem artefatos/ferramentas, como a escrita, a pergunta e a fala (áudio), além dos diversos modos de representação semiótica dos temas em estudo nas atividades em desenvolvimento. 

 

Palavras-chave: Educação a distância. Tutor. Mediação. Ação mediada. UAB.

 

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Biografia do Autor

Anahy Arrieche Fazio, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Física Licenciatura (2010) e Física Bacharelado ? Ênfase Física Médica (2011) e mestrado em Ciências Fisiológicas ?Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande. Participou do Projeto Institucional de Bolsas e Incentivo a Docência (PIBID), Projetos Novos Talentos da Física e Biologia e Projeto Neuroeduca, projetos estes que envolvem o Ensino Científico, formação de professores e a Educação Básica de forma contextual e interdisciplinar unificando os diversos campos da Ciência e Tecnologias. Atuou como tutora (2014-2021) na EaD como tutora no curso de Licenciatura em Ciências da Fundação Universidade do Rio Grande e professora da rede pública do Estado do Rio Grande do Sul (2014-2018) , integra os grupos de pesquisa Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar e Inteação. Participa na promoção de eventos de extensão junto ao Cirandar e Feiras das Ciências: integrando saberes no Cordão Litorâneo

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação em Ciências, Mestre em Ensino de Física, Licenciado em Ciências: Habilitação em Física e Matemática. Possui experiência profissional no Ensino de Ciências na Educação Básica e Ensino Superior, atuando em atividades educativas presenciais e online. Atualmente é professor/pesquisador do Programa de Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Líder do grupo de pesquisa CIEFI - Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar e vice-líder do Grupo de Pesquisa CEAMECIM - Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática.Tem como temáticas principais de Pesquisa: TIC na Educação em Ciências; Educação Online, Pesquisa-formação Online COM Professores, Análise Textual Discursiva (ATD), Experimentação em Ciências, Indagação Dialógica Online, Comunidades de Indagação, Investigação no contexto educativo.

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande

Professora titular aposentada na Universidade Federal do Rio Grande. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) com tese sobre o educar pela pesquisa na formação de professores de Ciências. graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Química pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1990), bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). Atuou como professora na Educação Básica no Ensino de Ciências e no Ensino Superior na Escola de Química e Alimentos nas disciplinas básicas de Química Geral, Química Orgânica, Estágios e Educação Química e no programas de pós Graduação em Educação Ambiental. Coordenou o Programa Institucional de Incentivo a Docência de 2008 a 2017. Atualmente professora voluntária atua no Programa de Pós-graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde com projetos de pesquisa relativos à formação de professores de Ciências, principalmente nos temas: educar pela pesquisa, formação de professores, educação química, educação em ciências, experimentação em sala de aula. A linha de pesquisa a que pertence é formação de professores e pesquisa a contribuição da pesquisa na formação de professores assumindo a escrita como dispositivo fenomenológico-hermenêutico da pesquisa produzida em rodas de formação que investigam a escola e com isso promovem a formação de professores e o desenvolvimento curricular na educação básica e na universidade. Desenvolve a metodologia de Análise Textual Discursiva com co-autoria com Prof. Roque Moraes (in memoriam). Traduz Gordon Wells por sua contribuição para o ensino de Ciências. Na graduação atua no curso de Licenciatura em Ciências EaD. Desenvolve o projeto de extensão Cirandar: rodas de investigação desde a escola desde 2012.

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Publicado

03-04-2024

Como Citar

Fazio, A. A., Heckler, V., & Galiazzi, M. do C. (2024). Tutoria no Contexto da EaD: Ação Mediada em uma Perspectiva Sociocultural. EaD Em Foco, 14(2), e2158. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2158

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