Tutoria no Contexto da EaD: Ação Mediada em uma Perspectiva Sociocultural
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2158Palavras-chave:
Tutor, Mediação, UAB, Ação mediada, Educação a distânciaResumo
O estudo comunica compreensões emergentes sobre os significados relacionados ao papel da mediação do tutor na modalidade da educação a distância, ancorando-se em uma fundamentação teórica na perspectiva sociocultural. Trata-se de um ensaio teórico de cunho fenomenológico-hermenêutico, comunicado em uma breve revisão narrativa. As compreensões emergem da análise constituída no levantamento de dados e coleta de informações disponíveis sobre o tutor na legislação da EaD no Brasil, coconstruídas com estudos da comunidade científica brasileira e articuladas à significação teórica da mediação na perspectiva sociocultural. Como resultados, destaca-se que a mediação do tutor na modalidade da educação a distância pode ser compreendida como uma ação mediada por meios mediacionais. Nisso, os meios mediacionais para a ação do tutor envolvem artefatos/ferramentas, como a escrita, a pergunta e a fala (áudio), além dos diversos modos de representação semiótica dos temas em estudo nas atividades em desenvolvimento.
Palavras-chave: Educação a distância. Tutor. Mediação. Ação mediada. UAB.
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