Transição do Ensino Presencial para o Remoto e Seu Impacto nas Ciências Fisiológicas: uma Revisão Integrativa das Transformações e Efeitos no Pós-Pandemia

Autores

  • Larissa Gabrielly da Silva Morais Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF), Laboratório de Neurologia Experimental (LABNEURO) https://orcid.org/0000-0002-8591-5546
  • Letícia Emilly da Silva Morais Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF), Laboratório de Neurologia Experimental (LABNEURO) https://orcid.org/0000-0002-7113-5899
  • Vitória Yasmin Lopes Soares Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0009-0002-1371-5024
  • Mailton Alves de Mendonça Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0009-0005-1895-4181
  • Helena Júlia Pereira de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-5932-905X
  • Dayane Pessoa de Araújo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF), Laboratório de Neurologia Experimental (LABNEURO) https://orcid.org/0000-0002-2366-4024

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2401

Palavras-chave:

Universidades, Pandemia Covid-19, Fisiologia, Avaliação educacional, Tecnologia da informação

Resumo

Com a emergência da pandemia pela Covid-19, para continuidade das atividades educacionais, adotou-se o ensino remoto. Ele trouxe limitações para o processo ensino-aprendizagem na educação e nas Ciências Fisiológicas. Logo, o objetivo deste artigo é investigar o impacto da transição do ensino presencial para o ensino remoto na dinâmica educacional das ciências fisiológicas durante a pandemia, bem como analisar as influências desse período no ensino dessas disciplinas no cenário pós-pandemia. Esta pesquisa consiste em um estudo de revisão de literatura do tipo integrativo. Com base nos resultados têm-se: o impacto do ensino remoto no processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia; as diferenças entre Ensino Remoto e Educação a Distância; as perspectivas pós-pandemia para o ensino de ciências fisiológicas e as implicações para o desenvolvimento de competências. Dessa forma, conclui-se, que o ensino remoto foi pensado como uma solução temporária, um modo de aprender alternativo diante da pandemia pela Covid-19, exigindo do corpo docente e discente o desenvolvimento de competências e habilidades que se tornaram realidade permanente no ensino pós-pandemia com um processo de adaptação amadurecido para a utilização de tecnologias educacionais e aplicação de um ensino mais bilateral. Além disso, a experiência adquirida com o ensino remoto emergencial influenciou significativamente a Educação a Distância e o Ensino Híbrido, promovendo uma integração mais planejada e eficaz das tecnologias digitais.

 

Palavras-chave: Universidades. Pandemia covid-19. Avaliação educacional. Tecnologia da informação. Fisiologia.

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Biografia do Autor

Larissa Gabrielly da Silva Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF), Laboratório de Neurologia Experimental (LABNEURO)

Possui Bacharelado e Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/FAEN). Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Geral e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Mestra e Doutoranda em Ciências Fisiológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (UERN/PPGMCF) com linha de pesquisa em Neurofisiologia e comportamento. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). Atualmente, trabalha em pesquisas voltadas às áreas da neurofarmacologia e ensino das ciências fisiológicas.

Letícia Emilly da Silva Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF), Laboratório de Neurologia Experimental (LABNEURO)

Possui Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/FAEN). Especialista em saúde da mulher, pediatra e neonatologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Mestranda em Ciências Fisiológicas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (UERN/PPGMCF). Atualmente, trabalha em pesquisas voltadas às áreas de Fisiologia Animal Comparativa.

Vitória Yasmin Lopes Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira, bacharela e licenciada, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Mailton Alves de Mendonça , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeiro, bacharel e licenciado, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Helena Júlia Pereira de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira, bacharela e licenciada, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Dayane Pessoa de Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF), Laboratório de Neurologia Experimental (LABNEURO)

Possui Bacharelado em Enfermagem pela Universidade de Fortelaza (UNIFOR). Especialista em Cuidados Clínicos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra e Doutora em Farmacologia (Neurofarmacologia) pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora Adjunto V do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Professora do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da SBFis. Tem experiência de pesquisa em Neurofisiologia e Neurofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Neuroinflamação, Estresse oxidativo, Produtos naturais, Antioxidantes. 

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Publicado

24-06-2025

Como Citar

da Silva Morais, L. G., da Silva Morais, L. E., Lopes Soares, V. Y., Alves de Mendonça , M., Pereira de Lima, H. J., & Pessoa de Araújo, D. (2025). Transição do Ensino Presencial para o Remoto e Seu Impacto nas Ciências Fisiológicas: uma Revisão Integrativa das Transformações e Efeitos no Pós-Pandemia. EaD Em Foco, 15(1), e2401. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2401

Edição

Seção

Revisões