Transição do Ensino Presencial para o Remoto e Seu Impacto nas Ciências Fisiológicas: uma Revisão Integrativa das Transformações e Efeitos no Pós-Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2401Palavras-chave:
Universidades, Pandemia Covid-19, Fisiologia, Avaliação educacional, Tecnologia da informaçãoResumo
Com a emergência da pandemia pela Covid-19, para continuidade das atividades educacionais, adotou-se o ensino remoto. Ele trouxe limitações para o processo ensino-aprendizagem na educação e nas Ciências Fisiológicas. Logo, o objetivo deste artigo é investigar o impacto da transição do ensino presencial para o ensino remoto na dinâmica educacional das ciências fisiológicas durante a pandemia, bem como analisar as influências desse período no ensino dessas disciplinas no cenário pós-pandemia. Esta pesquisa consiste em um estudo de revisão de literatura do tipo integrativo. Com base nos resultados têm-se: o impacto do ensino remoto no processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia; as diferenças entre Ensino Remoto e Educação a Distância; as perspectivas pós-pandemia para o ensino de ciências fisiológicas e as implicações para o desenvolvimento de competências. Dessa forma, conclui-se, que o ensino remoto foi pensado como uma solução temporária, um modo de aprender alternativo diante da pandemia pela Covid-19, exigindo do corpo docente e discente o desenvolvimento de competências e habilidades que se tornaram realidade permanente no ensino pós-pandemia com um processo de adaptação amadurecido para a utilização de tecnologias educacionais e aplicação de um ensino mais bilateral. Além disso, a experiência adquirida com o ensino remoto emergencial influenciou significativamente a Educação a Distância e o Ensino Híbrido, promovendo uma integração mais planejada e eficaz das tecnologias digitais.
Palavras-chave: Universidades. Pandemia covid-19. Avaliação educacional. Tecnologia da informação. Fisiologia.
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