Engajamento pelo Uso de Jogo Digital no Formato de Quiz: uma Revisão Sistemática
Una revisión sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2200Palavras-chave:
DSR, RSL, PRISMA, Quiz, Educação a distânciaResumo
A desmotivação por parte do estudante é um dos principais fatores que geram elevados índices de evasão na modalidade de Educação a Distância. Por conseguinte, inovações nas formas de ensino-aprendizagem são fundamentais para as Instituições de Ensino que utilizam desta modalidade. Diante disto, esta pesquisa que se baseou no rigor exigido pela metodologia Design Science Research (Dresch; Lacerda; Antunes Júnior, 2015) tem como objetivo apresentar os resultados da Revisão Sistemática de Literatura, conduzida para obter o levantamento de artefatos já desenvolvidos em outros estudos sobre a temática de como os jogos digitais no formato de Quiz podem auxiliar no engajamento do aluno durante o processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foram utilizadas as Bibliotecas Digitais ou Bases de Dados Scopus, SBC-OpenLib e IEEE Xplore, na qual 1.572 estudos foram identificados e 42 foram considerados relevantes para responder à questão de pesquisa. Todo o processo de busca e seleção dos artigos e documentos nas bases de dados foi representado no fluxograma dos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises e o gerenciamento de referências realizado na ferramenta Mendeley Reference Manager. Com isso, observou-se sinais de que o Jogo digital do tipo Quiz pode ser uma ferramenta inovadora e eficaz para o processo de ensino-aprendizagem em relação ao engajamento do aluno.
Palavras-chave: DSR. RSL. PRISMA. Educação a distância. Quiz.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14040.htm - Acesso em: ago. 2023.
DRESCH A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES Jr, J. A. V. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 182 p. 2015.
INEP. Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf - Acesso em: mar. 2023.
INEP. Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2021.pdf - Acesso em: mar. 2023.
LEITÃO, T.; SILVA, F.; XEXÉO, G. Análise de métodos de design de jogos sérios sob a ótica da Design Science Research. In: Trilha de Artes & Design – Artigos Completos - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES), 20. 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 40-47. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19623
LIMA, J. G. de; CASTRO. C. C. de. Fatores Críticos de Sucesso na Evasão de Alunos do Ensino Superior a Distância. EaD em Foco, v. 11, n. 1, e1445, 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1445
MENDELEY. Gerenciador de referências Mendeley. Disponível em: https://www.mendeley.com/?interaction_required=true - Acesso em: abr. 2023.
PAGE, M. J.; et al. A declaração PRISMA 2020: uma diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Syst Rev 10, 89 (2021). https://doi.org/10.1186/s13643-021-01626-4
RODRIGUES, A. ; MELLO, J.; AFONSO, H. Desenvolvimiento estimulado por empreendedorismo em incubadoras de empresa: Uma revisão sistemática. Métodos de informacion. 2019. vol.10, n.19. 001-027. DOI: 10.5557/IIMEI10-N19-001027
SILVA, A. X.; CUSATI, I.C.; GUERRA, M.G.G.V. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 03, p. 979-996, jul./set., 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/download/11257/7491/33288 -Acesso em: mar. 2023.
SONNENSTRAHL, T. S.; BERNARDI, G.; PERTILE, S. Análise de Interações do Ambiente Virtual de Aprendizagem para Predição de Evasão em Cursos no Ensino a Distância. EaD em Foco, v. 11, n. 1, e1463, 2021. https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1463
VIEIRA, K. M.; et al. Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED): Proposição e Validação. EaD em Foco, v. 10, n. 2, e1035, 2020. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1035
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.