Compromiso mediante el uso de un juego digital en formato cuestionario

Una revisión sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2200

Palabras clave:

DSR, RSL, PRISMA, Educación a distancia, Prueba

Resumen

La falta de motivación por parte del estudiante es uno de los principales factores que generan altos índices de abandono en la Educación a Distancia. Por lo tanto, las innovaciones en las formas de enseñanza-aprendizaje son fundamentales para las Instituciones Educativas que utilizan esta modalidad. Ante esto, esta investigación, que se basó en el rigor que exige la metodología de la Investigación en Ciencias del Diseño, tiene como objetivo presentar los resultados de la Revisión Sistemática de la Literatura, realizada para obtener un relevamiento de artefactos ya desarrollados en otros estudios y mayor información sobre la Tema en el que se centra investigar cómo los juegos digitales en formato Quiz pueden ayudar a la participación de los estudiantes durante el proceso de enseñanza-aprendizaje. Para ello se utilizaron las Bibliotecas o Bases de Datos Digitales Scopus, SBC-OpenLib e IEEE Xplore, en las cuales se identificaron 1,572 estudios y 42 se consideraron relevantes para responder a la pregunta de investigación. Todo el proceso de búsqueda y selección de artículos y documentos en las bases de datos estuvo representado en el diagrama de flujo de Ítems Principales para Reportar Revisiones Sistemáticas y Metanálisis y la gestión de referencias realizada en la herramienta Mendeley Reference Manager. Con esto, se observaron indicios de que el juego digital tipo Quiz puede ser una herramienta innovadora y efectiva para el proceso de enseñanza-aprendizaje en relación con la participación de los estudiantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Antonio Xavier, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando do PPGI - UFRJ (Programa de Pós-graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro) em linha de pesquisa de Gestão em Sistemas Complexos. Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA). Especialização: em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ); em Gestão Pública Municipal; em Gestão em Administração Pública; em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD, pela Universidade Federal Fluminense (UFF); em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade; em Design Instrucional para EAD Virtual, pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduação em Sistemas de Informação, pela Faculdade de Informática Lemos de Castro (FILC).

Área de estudos e linha de  pesquisa: Ciência da Informação, Educação, Administração, Ciência da Computação, STARTUP e Empreendedorismo

 

Atividades que desempenha:

Sócio fundador e CEO da micro empresa Ita House Informática Ltda. Tutor presencial na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ (CECIERJ). Parecerista de periódico na Revista Administração, Sociedade e Inovação (RASI). Gerente OJS (Open Journal Systems) na Revista Carioca de Ciência Tecnologia e Educação. Pesquisador e Líder no Grupo de pesquisa CNPq - Tecnologias Sociais para Popularização da Ciência. Pesquisador no grupo de pesquisa CNPq - (LABPROJTNE) Laboratório de Projetos de Tecnologia de Informação, Negócios e Economia criativa

Instituição a que está vinculado: Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/UFRJ)

Bruno Lopes Xavier, 2Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Titulação acadêmica e respectiva instituição: Mestre em Sistemas de Informação, na temática de "Modelagem de Negócio para Estúdios Independentes em Ecossistemas de Software de Jogos Digitais" pela UNIRIO (2020). Pós-graduado em Arquitetura e Engenharia de Software pela UNESA (2016), na temática de "Desenvolvimento Ágil de Jogos Digitais" e em Administração Pública Municipal pela UFF (2020), na temática de "Gamificação de Normas Regulamentadoras do Trabalho". Graduado em Sistemas de Informação pela UNESA (2014) e em Sistemas de Computação pela UFF (2012).

Área de estudos e linha de  pesquisa: Ciência da Computação / Subáreas: Desenvolvimento de Software.Arquitetura de Sistemas de Computação. Sistemas de Computação.

Atividades que desempenha: Profissional do setor público: concursado especialista em TI na Marinha do Brasil e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. No setor privado: colaborador da Ita House Informática ltda, atua na prestação de serviços e com editais de fomento (FAPERJ, MinC, entre outros). Atualmente colaborador no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção (ISI SVP), atua no planejamento e execução de projetos de PD&I em temáticas como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Jogos Digitais, aplicadas aos diversos contextos da indústria do Estado do RJ.

Instituição a que está vinculado: Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção (ISI SVP)

Paulo Victor Rodrigues Carvalho, Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/UFRJ)

Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2003). Mestrado em Engenharia Elétrica (1982). Graduação em Engenharia Eletrônica pela UFRJ (1978)

 

Área de estudos e linha de  pesquisa: Pesquisas sobre instrumentação nuclear, ergonomia, engenharia cognitiva e engenharia de resiliência, atuando em temas como modelagem e segurança de sistemas complexos, tecnologia de informação e comunicação, projeto de interfaces humano-sistema, instrumentação nuclear. Aplica as pesquisas em diversos domínios, tais como, indústria nuclear e petroquímica, gestão de emergências e desastres, saúde pública, dentre outros. 

 

Atividades que desempenha:  Pesquisador do Instituto de Engenharia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear e professor nos programas de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de Ciência e Tecnologia Nuclear do Instituto de Engenharia Nuclear (PPGIEN) e do Mestrado profissional em Novas Tecnologias na Educação do Centro Universitário Carioca. Membro do corpo editorial do periódico Theoretical Issues in Ergonomic Science, consultor de agências de fomento e membro do Comitê de Avaliação da Área Interdisciplinar da CAPES/MEC. Foi diretor da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) e membro do board da Resilience Engineering Association (REA). Em 2016 foi Co-Chair da XIII edição da Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação para a resposta e gestão de crises (ISCRAM 2016), em 2014 e 2015 foi Co-Chair da primeira e segunda edição da International Conference on Safety Management and Human Factors realizadas no âmbito da conferência Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE 2014, 2015). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-D do CNPq (2017-2021), Jovem Cientista do Nosso Estado (2009-2013) e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2014-2017).

 

Instituição a que está vinculado: Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/UFRJ)

Citas

BRASIL. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14040.htm - Acesso em: ago. 2023.

DRESCH A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES Jr, J. A. V. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 182 p. 2015.

INEP. Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf - Acesso em: mar. 2023.

INEP. Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2021.pdf - Acesso em: mar. 2023.

LEITÃO, T.; SILVA, F.; XEXÉO, G. Análise de métodos de design de jogos sérios sob a ótica da Design Science Research. In: Trilha de Artes & Design – Artigos Completos - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES), 20. 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 40-47. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19623

LIMA, J. G. de; CASTRO. C. C. de. Fatores Críticos de Sucesso na Evasão de Alunos do Ensino Superior a Distância. EaD em Foco, v. 11, n. 1, e1445, 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1445

MENDELEY. Gerenciador de referências Mendeley. Disponível em: https://www.mendeley.com/?interaction_required=true - Acesso em: abr. 2023.

PAGE, M. J.; et al. A declaração PRISMA 2020: uma diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Syst Rev 10, 89 (2021). https://doi.org/10.1186/s13643-021-01626-4

RODRIGUES, A. ; MELLO, J.; AFONSO, H. Desenvolvimiento estimulado por empreendedorismo em incubadoras de empresa: Uma revisão sistemática. Métodos de informacion. 2019. vol.10, n.19. 001-027. DOI: 10.5557/IIMEI10-N19-001027

SILVA, A. X.; CUSATI, I.C.; GUERRA, M.G.G.V. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 03, p. 979-996, jul./set., 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/download/11257/7491/33288 -Acesso em: mar. 2023.

SONNENSTRAHL, T. S.; BERNARDI, G.; PERTILE, S. Análise de Interações do Ambiente Virtual de Aprendizagem para Predição de Evasão em Cursos no Ensino a Distância. EaD em Foco, v. 11, n. 1, e1463, 2021. https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1463

VIEIRA, K. M.; et al. Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED): Proposição e Validação. EaD em Foco, v. 10, n. 2, e1035, 2020. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1035

Publicado

2024-07-17

Cómo citar

Xavier, M. A., Xavier, B. L., & Carvalho, P. V. R. (2024). Compromiso mediante el uso de un juego digital en formato cuestionario: Una revisión sistemática. EaD Em Foco, 14(1), e2200. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2200

Número

Sección

Revisões