Engagement Through the Use of a Digital Game in the Quiz Format: a Systematic Review

Una revisión sistemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2200

Keywords:

DSR, RSL, PRISMA, Quiz, Distance education

Abstract

Lack of motivation on the part of the student is one of the main factors that generate high dropout rates in Distance Education. Therefore, innovations in teaching-learning forms are fundamental for Educational Institutions that use this modality. Given this, this research, which was based on the rigor required by the Design Science Research methodology (Dresch; Lacerda; Antunes Júnior; 2015), aims to present the results of the Systematic Literature Review, conducted to obtain a survey of artifacts already developed in other studies on the topic of how digital games in the Quiz format can help student engagement during the teaching-learning process. To this end, the Digital Libraries or Databases Scopus, SBC-OpenLib and IEEE Xplore were used, in which 1,572 studies were identified and 42 were considered relevant to answer the research question. The entire process of searching and selecting articles and documents in the databases was represented in the flowchart of Main Items for Reporting Systematic Reviews and Meta-Analyses and the reference management carried out in the Mendeley Reference Manager tool. With this, signs were observed that the Quiz-type digital game can be an innovative and effective tool for the teaching-learning process in relation to student engagement.

 

Keywords: DSR. RSL. PRISMA. Distance education. Quiz.

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Author Biographies

Marcos Antonio Xavier, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando do PPGI - UFRJ (Programa de Pós-graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro) em linha de pesquisa de Gestão em Sistemas Complexos. Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA). Especialização: em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ); em Gestão Pública Municipal; em Gestão em Administração Pública; em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD, pela Universidade Federal Fluminense (UFF); em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade; em Design Instrucional para EAD Virtual, pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduação em Sistemas de Informação, pela Faculdade de Informática Lemos de Castro (FILC).

Área de estudos e linha de  pesquisa: Ciência da Informação, Educação, Administração, Ciência da Computação, STARTUP e Empreendedorismo

 

Atividades que desempenha:

Sócio fundador e CEO da micro empresa Ita House Informática Ltda. Tutor presencial na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ (CECIERJ). Parecerista de periódico na Revista Administração, Sociedade e Inovação (RASI). Gerente OJS (Open Journal Systems) na Revista Carioca de Ciência Tecnologia e Educação. Pesquisador e Líder no Grupo de pesquisa CNPq - Tecnologias Sociais para Popularização da Ciência. Pesquisador no grupo de pesquisa CNPq - (LABPROJTNE) Laboratório de Projetos de Tecnologia de Informação, Negócios e Economia criativa

Instituição a que está vinculado: Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/UFRJ)

Bruno Lopes Xavier, Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção

Titulação acadêmica e respectiva instituição: Mestre em Sistemas de Informação, na temática de "Modelagem de Negócio para Estúdios Independentes em Ecossistemas de Software de Jogos Digitais" pela UNIRIO (2020). Pós-graduado em Arquitetura e Engenharia de Software pela UNESA (2016), na temática de "Desenvolvimento Ágil de Jogos Digitais" e em Administração Pública Municipal pela UFF (2020), na temática de "Gamificação de Normas Regulamentadoras do Trabalho". Graduado em Sistemas de Informação pela UNESA (2014) e em Sistemas de Computação pela UFF (2012).

Área de estudos e linha de  pesquisa: Ciência da Computação / Subáreas: Desenvolvimento de Software.Arquitetura de Sistemas de Computação. Sistemas de Computação.

Atividades que desempenha: Profissional do setor público: concursado especialista em TI na Marinha do Brasil e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. No setor privado: colaborador da Ita House Informática ltda, atua na prestação de serviços e com editais de fomento (FAPERJ, MinC, entre outros). Atualmente colaborador no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção (ISI SVP), atua no planejamento e execução de projetos de PD&I em temáticas como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Jogos Digitais, aplicadas aos diversos contextos da indústria do Estado do RJ.

Instituição a que está vinculado: Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção (ISI SVP)

Paulo Victor Rodrigues Carvalho, Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/UFRJ)

Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2003). Mestrado em Engenharia Elétrica (1982). Graduação em Engenharia Eletrônica pela UFRJ (1978)

 

Área de estudos e linha de  pesquisa: Pesquisas sobre instrumentação nuclear, ergonomia, engenharia cognitiva e engenharia de resiliência, atuando em temas como modelagem e segurança de sistemas complexos, tecnologia de informação e comunicação, projeto de interfaces humano-sistema, instrumentação nuclear. Aplica as pesquisas em diversos domínios, tais como, indústria nuclear e petroquímica, gestão de emergências e desastres, saúde pública, dentre outros. 

 

Atividades que desempenha:  Pesquisador do Instituto de Engenharia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear e professor nos programas de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de Ciência e Tecnologia Nuclear do Instituto de Engenharia Nuclear (PPGIEN) e do Mestrado profissional em Novas Tecnologias na Educação do Centro Universitário Carioca. Membro do corpo editorial do periódico Theoretical Issues in Ergonomic Science, consultor de agências de fomento e membro do Comitê de Avaliação da Área Interdisciplinar da CAPES/MEC. Foi diretor da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) e membro do board da Resilience Engineering Association (REA). Em 2016 foi Co-Chair da XIII edição da Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação para a resposta e gestão de crises (ISCRAM 2016), em 2014 e 2015 foi Co-Chair da primeira e segunda edição da International Conference on Safety Management and Human Factors realizadas no âmbito da conferência Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE 2014, 2015). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-D do CNPq (2017-2021), Jovem Cientista do Nosso Estado (2009-2013) e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2014-2017).

 

Instituição a que está vinculado: Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/UFRJ)

References

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Published

2024-07-17

How to Cite

Xavier, M. A., Xavier, B. L., & Carvalho, P. V. R. (2024). Engagement Through the Use of a Digital Game in the Quiz Format: a Systematic Review: Una revisión sistemática. EaD Em Foco, 14(1), e2200. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2200

Issue

Section

Revisões