A Gestão Pública em Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil: Estudo de caso no Polo de Apoio Presencial em Resende.

Autores

  • Marcos Antonio Gomes Xavier Ita House Informática

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v6i1.242

Resumo

Este artigo trata da Gestão da Educação a Distância pelas instituições de ensino superior, parceiras da Universidade Aberta do Brasil, descrevendo fatores estruturais e organizacionais essenciais para a gestão de qualidade. Através do estudo de caso, com desenvolvimento de pesquisa exploratória, no Polo de Apoio Presencial do Município de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, foi possível observar que o polo é elemento-chave no sistema para que propicie ensino de qualidade; para tanto, enfatiza-se a importância do papel do gestor do polo nesse contexto.

Palavras-chave: Gestão; Educação a distância; Polo de apoio presencial.


The Public Management of Open University of Brazil: A Case Study in Resende Learning Support Center

Abstract

This article reports how higher education institutions, partners of the Open University of Brazill, deals with Distance Education Management, by describing structural and organizational factors, essential for a quality management. Through the case study, with exploratory development, he Learning Support Center in the municipality of Resende in the state of Rio de Janeiro, we observed that the Polo is a key element in the system, that provides quality education, therefore, it is emphasized the important role of the manager at this Learning Center in this context.

Keywords: Management; Distance Education; Learning Support Center.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Gomes Xavier, Ita House Informática

Graduado em Sistemas de Informação, com especialização em Educação a Distância e Gestão em Administração Pública, pela Universidade Federal Fluminense. Na Ita House atuo como Gestor administrativo , financeiro e comercial da empresa. Lider de equipes de projetos em varios ramos de atividades comerciais e industriais. No CEDERJ atuo como Tutor presencial na disciplina de Introdução à Informática, coordenada pela UFF, para os cursos de ní­vel superior, ofertados pelo Consórcio CEDERJ, Fundação CECIERJ, UAB, no Pólo Campo Grande / RJ.

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Publicado

30-04-2016

Como Citar

Xavier, M. A. G. (2016). A Gestão Pública em Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil: Estudo de caso no Polo de Apoio Presencial em Resende. EaD Em Foco, 6(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v6i1.242

Edição

Seção

Estudos de Caso