A Gestão Pública em Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil: Estudo de caso no Polo de Apoio Presencial em Resende.

Authors

  • Marcos Antonio Gomes Xavier Ita House Informática

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v6i1.242

Abstract

Este artigo trata da Gestão da Educação a Distância pelas instituições de ensino superior, parceiras da Universidade Aberta do Brasil, descrevendo fatores estruturais e organizacionais essenciais para a gestão de qualidade. Através do estudo de caso, com desenvolvimento de pesquisa exploratória, no Polo de Apoio Presencial do Município de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, foi possível observar que o polo é elemento-chave no sistema para que propicie ensino de qualidade; para tanto, enfatiza-se a importância do papel do gestor do polo nesse contexto.

Palavras-chave: Gestão; Educação a distância; Polo de apoio presencial.


The Public Management of Open University of Brazil: A Case Study in Resende Learning Support Center

Abstract

This article reports how higher education institutions, partners of the Open University of Brazill, deals with Distance Education Management, by describing structural and organizational factors, essential for a quality management. Through the case study, with exploratory development, he Learning Support Center in the municipality of Resende in the state of Rio de Janeiro, we observed that the Polo is a key element in the system, that provides quality education, therefore, it is emphasized the important role of the manager at this Learning Center in this context.

Keywords: Management; Distance Education; Learning Support Center.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcos Antonio Gomes Xavier, Ita House Informática

Graduado em Sistemas de Informação, com especialização em Educação a Distância e Gestão em Administração Pública, pela Universidade Federal Fluminense. Na Ita House atuo como Gestor administrativo , financeiro e comercial da empresa. Lider de equipes de projetos em varios ramos de atividades comerciais e industriais. No CEDERJ atuo como Tutor presencial na disciplina de Introdução à Informática, coordenada pela UFF, para os cursos de ní­vel superior, ofertados pelo Consórcio CEDERJ, Fundação CECIERJ, UAB, no Pólo Campo Grande / RJ.

References

Bergue, S. T. Comportamento organizacional. 2ª ed. reimp. Florianópolis: UFSC / Departamento de Ciências da Administração, 2012.

Bergue, S. T. Cultura e mudança organizacional. 2ª ed. reimp. Florianópolis: UFSC / Departamento de Ciências da Administração, 2012.

Brasil. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasí­lia, 24 dez. 1996. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf. Acesso em jun. 2013.

FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução CD/FNDE nº 26, de 5 de junho de 2009. Disponí­vel em: http://www.fnde.gov.br/fnde/legislacao/resolucoes/item/3320-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-26-de-5-de-junho-de-2009. Acesso em 27 jun. 2013.

Fundação Cecierj: Consórcio CEDERJ. Disponí­vel em: http://www.cederj.edu.br/fundacao/. Acesso em mar. 2013.

Garbin, T.; Dainese, C. A. Complexidade da Gestão em EaD: UFOP. Ouro Preto, maio 2010. Disponí­vel em: http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/352010000655.pdf. Acesso em mar. 2013.

Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira. Censo da Educação Superior 2011 Resumo Técnico. Abril 2013. Disponí­vel em: http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior/resumos-tecnicos. Acesso em set. 2013.

Malmegrin, M. L. Introdução í gestão de redes públicas de cooperação em ambientes federativos. 2ª ed. reimp. Florianópolis: UFSC / Departamento de Ciências da Administração; Brasí­lia: CAPES/UAB, 2012.

Malmegrin, M. L. Gestão operacional. 2ª ed. reimp. Florianópolis: UFSC / Departamento de Ciências da Administração; Brasí­lia: CAPES/UAB, 2012.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para a Educação Superior a Distância. Agosto 2007. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em jun. 2013.

Mill, D.; Brito, N. D.; Silva, A. R.; Almeida, L. F. Gestão da educação a distância (EaD): Noções sobre planejamento, organização, direção e controle da EaD. 2010. Disponí­vel em: http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/Vertentes_35/daniel_mill_e_outros.pdf. Acesso em mar. 2013.

Paula, K. C.; Ferneda, E.; Campos Filho, M. P. Elementos para implantação de cursos a distância. 2004. Colabor@ - Revista Digital da CVA, Ricesu ISSN 1519-8529. Disponí­vel em: http://www.ricesu.com.br/colabora/n7/artigos/n_7/pdf/id_02.pdf. Acesso em mar. 2013.

Ribas, J. C. C.; Moreira, B. C. M.; Catapan, A. H. Construindo referenciais de qualidade para uma gestão eficaz no Sistema Universidade Aberta do Brasil: o ambiente virtual de ensino-aprendizagem e a capacitação dos coordenadores de polo de apoio presencial. 2011. Disponí­vel em: http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/35.pdf. Acesso em mar. 2013.

Santos, M. P. G. dos. O Estado e os problemas contemporâneos. 2ª ed. Florianópolis: UFSC / Departamento de Ciências da Administração, 2012.

UAB/Capes - Universidade Aberta do Brasil. Disponí­vel em: www.uab.capes.gov.br. Acesso em mar. 2013.

Zanella, L. C. H. Metodologia de estudo de pesquisa em administração. 2ª ed. Florianópolis: UFSC / Departamento de Ciências da Administração, 2012.

Published

2016-04-30

How to Cite

Xavier, M. A. G. (2016). A Gestão Pública em Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil: Estudo de caso no Polo de Apoio Presencial em Resende. EaD Em Foco, 6(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v6i1.242

Issue

Section

Estudos de Caso

Most read articles by the same author(s)