1100 Anos da Educação a Distância no Brasil: a Contribuição da Ufal para o Desenvolvimento do Processo Formativo em Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2209

Palavras-chave:

100 anos no Brasil, Formação, Educação a distância

Resumo

 O presente artigo traz em sua temática discussões sobre os 100 anos da Educação a Distância (EaD) no Brasil, como também reflete a respeito dos 25 anos da implantação desta modalidade educacional na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Tem como objetivo discutir os aspectos históricos da EaD no Brasil, sobretudo o processo de implantação na Ufal e a contribuição para a vida profissional dos sujeitos. Busca responder qual a contribuição da EaD/UAB/Ufal para a formação profissional dos sujeitos, 25 anos após sua implantação em Alagoas. A abordagem metodológica desenvolve-se por meio da pesquisa bibliográfica, baseada nas reflexões de pesquisadores sobre a temática em foco. As discussões evidenciam não só o contexto histórico da EaD no Brasil, mas também a trajetória, os principais desafios e as perspectivas da EaD na Ufal. Os resultados, de forma geral, apontam aspectos que dão subsídios para novos estudos no cenário da EaD no Brasil.

 

Palavras-chave: Educação a distância. 100 Anos no Brasil. Formação. 

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Biografia do Autor

Willams dos Santos Rodrigues Lima, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal de Alagoas - Centro de Educação - (PPGE/UFAL/CEDU), na Linha de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação. Especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica, pelo Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos (IFMG - Arcos). Especialista em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal. Graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância Online (TICFORPROD).

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2013) com Estágio Científico Avançado de Pós-doc na Universidade do Minho, Portugal. Mestrado em Educação Brasileira (UFAL, 2003), Especialista em Informática Educativa e Metodologia no Ensino Superior e Educação a Distância com ênfase na Docência e na Tutoria em EAD (PUC-RS); Licenciada em Pedagogia Licenciatura Plena (UFAL). Docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, com atuação na graduação e pós -graduação; Membro do colegiado do Curso de Pedagogia presencial e a Distância - CEDU/UFAL; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa IDEA/UMINHO/PT, envolvendo os países de Portugal, Espanha e Brasil - (Projeto de Pesquisa: Competência Docente no Ensino Superior); Orientadora do Projeto de Pesquisa de Iniciação Cientifica (PIBIC/UFAL/CNPq). Membro dos Grupos de Pesquisa: TICFORPROD e PAII/CEDU/PPGE/UFAL; GETPPGE/ PUC/SP.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa de PósGraduação em Educação. Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online (TICFORPROD).

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

Lima, W. dos S. R., Viana, M. A. P., & Mercado, L. P. L. (2024). 1100 Anos da Educação a Distância no Brasil: a Contribuição da Ufal para o Desenvolvimento do Processo Formativo em Alagoas. EaD Em Foco, 14(2), e2209. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2209