100 Anos da Educação a Distância no Brasil: a Contribuição da Ufal para o Desenvolvimento do Processo Formativo em Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2209Palavras-chave:
100 anos no Brasil, Formação, Educação a distânciaResumo
O presente artigo traz em sua temática discussões sobre os 100 anos da Educação a Distância (EaD) no Brasil, como também reflete a respeito dos 25 anos da implantação desta modalidade educacional na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Tem como objetivo discutir os aspectos históricos da EaD no Brasil, sobretudo o processo de implantação na Ufal e a contribuição para a vida profissional dos sujeitos. Busca responder qual a contribuição da EaD/UAB/Ufal para a formação profissional dos sujeitos, 25 anos após sua implantação em Alagoas. A abordagem metodológica desenvolve-se por meio da pesquisa bibliográfica, baseada nas reflexões de pesquisadores sobre a temática em foco. As discussões evidenciam não só o contexto histórico da EaD no Brasil, mas também a trajetória, os principais desafios e as perspectivas da EaD na Ufal. Os resultados, de forma geral, apontam aspectos que dão subsídios para novos estudos no cenário da EaD no Brasil.
Palavras-chave: Educação a distância. 100 Anos no Brasil. Formação.
Downloads
Referências
ALVES, J. R. M. A história da EAD no Brasil. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 9-13.
BORGES, F. A. F. A EaD no Brasil e o processo de democratização do acesso ao ensino superior: diálogos possíveis. EaD em Foco, [S. l.], v. 5, n. 3, 2015. DOI: 10.18264/eadf.v5i3.283. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/283. Acesso em: 10 nov. 2023.
BRASIL. Lei 9394, de 20 de dez 1996 Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 10 out. de 2023.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm. Acesso em: 12 set. 2023.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, 9 jun. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm. Acesso em: 12 set. 2023.
CEDU/UFAL. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia Modalidade a Distância. Maceió: UFAL, 2019.
COSTA, M. L. F. História e políticas públicas para o ensino superior a distância no Brasil: o Programa Universidade Aberta do Brasil em questão. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 45, p. 281–295, 2012. Disponível em:https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640149. Acesso em: 11 nov. 2023.
HERMIDA, J. F.; BONFIM, C. R. S. A educação a distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.166–181, ago. 2006. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4919/art11_22e.pdf. Acesso em: 09 nov. 2023.
LIMA, W. S. R. Narrativas reflexivas de estudantes do curso de pedagogia a distância da UFAL (2012, 2013, 2014): um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Maceió, 2023.
MATTAR, J.; RAMOS, D. K. Metodologias da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: Edições 70, 2021.
MERCADO, L.P. et al. Formação de professores em serviço: o curso de graduação em Pedagogia a distância da UFAL. In. KULLOK, M. B. G; MERCADO, L. P. L. (org.). Formação de professores: política e profissionalização. Maceió: PPGE/CEDU; Edufal, 2004, p. 195-211.
MERCADO, L.P. L. Institucionalização da educação a distância na universidade pública: o caso da UFAL. In: MERCADO, L.P. L. (org.). Percursos na formação de professores com tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: Edufal, 2007, p. 237-253.
MERCADO, L.P. L. Pesquisas do grupo de pesquisa TICFORPROD sobre o projeto de implementação e consolidação do sistema UAB na UFAL. In: MERCADO, L. P. L.; COSTA, C. J. S. A. (Org). Universidade aberta do Brasil: pesquisas no percurso de sua implementação e consolidação. Maceió: Edufal, 2023. p. 26-65.
MOORE, M. G; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
NUNES, I. B. A história da EaD no mundo. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 2-8.
PIMENTEL, F. S. C.; MERCADO, Luís P. L. A política de expansão do ensino superior por meio da UAB em Alagoas. Interfaces Científicas. Aracaju, v.7, n. 3, p. 127 – 138, Abril/Maio/Junho, 2019.
PIMENTEL, F. S. C. Apresentação da coletânea. In: MERCADO, L. P. L.; COSTA, C. J. S. A. (Org). Universidade aberta do Brasil: pesquisas no percurso de sua implementação e consolidação. Maceió: Edufal, 2023, p. 5-9.
SILVA, E. M. O Curso de Pedagogia a Distância da UFAL: narrativas sobre implantação, desafios e impactos na vida profissional dos egressos das primeiras turmas (1998, 2001, 2002, 2004). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Maceió, 2019.
VIANNEY, J. A universidade virtual no Brasil: o ensino superior a distância no país. Tubarão: Unisul, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.