Os Marcos Evolutivos do Ensino Superior no Brasil, a Trajetória do Ensino a Distância e as Transformações Recentes do Período Pós-Pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2219

Palavras-chave:

EaD, IFES, Pandemia, Reforma universitária

Resumo

A constituição do ensino superior no Brasil iniciou tardiamente e ocorreu em fluxo não linear e marcado por transformações intimamente ligadas aos processos sociais e econômicos que se desencadearam ao longo dos últimos cem anos.  Compreender os elementos constitutivos da formação da educação superior no Brasil é parte do processo de entendimento dos elementos sociais, econômicos e históricos que compõem a sociedade brasileira, assim como ponto de partida na concepção de políticas públicas em prol da transformação estrutural e estruturante dessa sociedade. Nesse sentido, pretendeu-se delimitar e caracterizar os principais marcos históricos do desenvolvimento da educação superior no Brasil, destacando seus elementos constitutivos e heranças para a concepção do ensino superior como o conhecemos. Observaram-se aspectos marcantes em termos da gênese elitista e da mercantilização do ensino, que podem alienar o papel transformador da educação superior, assim como foram levantados os principais desafios em termos de política pública para o contexto atual em que um novo marco de transformação do ensino superior pode estar ocorrendo, com marcante contribuição do EaD. As discussões apresentadas foram subsidiadas por dados do Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Palavras-chave: Educação a distância. Ifes. Reforma universitária. Pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AALONSO, K. M. (2010). A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Educação & sociedade, 31, 1319-1335.

ALVES, J. R. M. As bases legais da educação a distância no Brasil. Revista Estudos, v. 14, n. 26, p. 2-6, 1999.

ANDRADE, A. G. DE et al. Qualidade no Ensino a Distância: um conceito polissêmico. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. e26101320910, 3 out. 2021.

APRILE, M. R.; BARONE, R. E. M. Educação superior: políticas públicas para inclusão social. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 39–55, 2018.

BALBACHEVSKY, E.; SAMPAIO, H.; DE ANDRADE, C. Y. Expanding Access to Higher Education and Its (Limited) Consequences for Social Inclusion: The Brazilian Experience. Social Inclusion, v. 7, n. 1, p. 7, 10 jan. 2019.

‌BOMENY, H. A reforma universitária de 1968: 25 anos depois. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 9, n. 26, p. 1-13, 1994.

BORTOLANZA, J. Trajetória do ensino superior brasileiro – uma busca da origem até a atualidade. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 17, 2017, Argentina. Anais [...]. Argentina: CIGU, 2017.

CARVALHO, C. Política para o ensino superior no Brasil (1995-2006): ruptura e continuidade nas relações entre público e privado. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 29, 2006, Caxambu. Anais [...]. Caxambu, 2006.

CORBUCCI, P. Avanços, limites e desafios das políticas do MEC para a educação superior na década de 1990: ensino de graduação. Brasília: Ipea, 2002. (Texto para Discussão, n. 869).

CORBUCCI, P. R.; KUBOTA, L. C.; MEIRA, A. P. B. Evolução da educação superior privada no Brasil: da reforma universitária de 1968 à década de 2010. Brasília: Ipea, 2016. (Radar n. 46).

DURHAM, E. R. As universidades públicas e a pesquisa no Brasil. São Paulo, 1998. (Documento de trabalho NUPES 9/98).

COSTA, M. L. F. História e políticas públicas para o ensino superior à distância no Brasil: o programa Universidade Aberta do Brasil em questão. Revista HISTEDBR On-line12(45), 281-295,2012.

FARIA, A. A.; SALVADORI, A. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SEU MOVIMENTO HISTÓRICO NO BRASIL. Revista das Faculdades Santa Cruz, v. 8, n. 1, 2011.

FÁVERO, M. L. A. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar em Revista, n. 28, p. 17-36, 2006.

FERNANDES, F. Os dilemas da reforma universitária consentida. Debate e Crítica. São Paulo, n. 2, p. 1-42, jan./jun. 1974.

GUERRA, A. C.; ROCHA, A. R. M. R. M. Reuni no contexto das universidades federais: números, avanços e retrocessos. Revista Praxis Pedagógica, v. 2, n. 2, p. 139-157, 2019.

Lopes, P. I. X., & Araújo, N. C. M. Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB): análise da expansão da educação superior a distância em instituições públicas no Brasil, Natal: UFRN, 2015.

LUZ, L. Mulheres e EaD: uma análise de gênero sobre o perfil dos(as) acadêmicos(as) na educação a distância no brasil. Maiêutica, v. 1, n. 1, p. 95-100, 2013.

MANCEBO, D., Vale, A. A., & Martins, T. B. (2015). Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista brasileira de educação, 20, 31-50.

MINADEO, R. Políticas públicas de inclusão no ensino superior no Brasil: um estudo do Programa Universidade para todos (ProUni). Hegemonia, v. 11, p. 99-140, 2013.

NEVES, C. E. B.; MARTINS, C. B. Ensino superior no Brasil: uma visão abrangente. In: DWYER, T.; ZEN, E. L.; WELLER, W.; SHUGUANG, J.; KAIYUAN, G. (org.). Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira. Brasília: Ipea; Pequim: SSAP, 2016. p. 95-124.

ORTH, M. A.; MANGAN, P. K. V.; NEVES, M. F. Políticas públicas brasileiras de EaD no ensino superior: evolução histórica e algumas análises. Atos de Pesquisa em Educação, v. 14, n. 2, p. 858-884, 2019.

PEREIRA, T. I.; DA SILVA, L. F. S. C. As políticas públicas do ensino superior no governo Lula: expansão ou democratização? Revista Debates, v. 4, n. 2, p. 10-10, 2010.

SAMPAIO, H. Evolução do ensino superior brasileiro. São Paulo, 1991. (Documento de Trabalho NUPES 8/91).

SEGENREICH, S. C. D. (2009). ProUni e UAB como estratégias de EAD na expansão do ensino superior. Pro-posições, 20, 205-222.

SENKEVICS, A. S. A expansão recente do ensino superior: cinco tendências de 1991 a 2020. Brasília: Inep, 2021. (Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, v. 3, n. 4).

SOUZA, D. G. DE; MIRANDA, J. C.; SOUZA, F. DOS S. Breve histórico acerca da criação das universidades no Brasil. Revista Educação Pública, v. 19, n. 5, 12 mar. 2019.

RAMOS, G. P.; ROTHEN, J. C.; FERNANDES, M. C. S. G. Mecanismos de Avaliação e Regulação da Universidade Federal Brasileira no Reuni: Entre a Proposta e o Contrato. Revista Internacional de Educação Superior, v. 6, p. 1-25, 2020.

Downloads

Publicado

10-03-2025

Como Citar

Nepomuceno, L. C., Ferreira, G. V., & Cabello, A. F. (2025). Os Marcos Evolutivos do Ensino Superior no Brasil, a Trajetória do Ensino a Distância e as Transformações Recentes do Período Pós-Pandêmico. EaD Em Foco, 15(1), e2219. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2219

Edição

Seção

Artigos Originais