O Ensino Superior a Distância no Brasil: onde Estamos e para onde Queremos Ir?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2230

Palavras-chave:

Educação a distância, Teoria do capital humano, Políticas públicas

Resumo

O presente trabalho se constitui em uma análise crítica acerca dos dados relativos ao Censo da Educação Superior 2022, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no que se refere ao contexto atual da Educação a Distância. A partir dos dados selecionados sobre a expansão do ensino a distância - especialmente em instituições de ensino privadas -, o que se propõe é uma articulação dessa realidade com a lógica da Teoria do Capital Humano (SCHUTZ, 1962). O ensaio reflexivo se fundamenta a partir da formação e da prática de profissionais do ramo, técnicas em Educação a Distância, responsáveis pela gestão da EaD nas universidades públicas do governo do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo central é promover reflexões acerca do estado atual da EaD, a partir do entrelaçamento com a Teoria do Capital Humano, levando-nos a pensar perspectivas futuras de tal modalidade deensino.

 

Palavras-chave: Educação a distância. Teoria do capital humano. Políticas públicas

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Biografia do Autor

Flávia de Mattos Giovannini Busnardo, Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância

Servidora estadual da Fundação CECIERJ, atuando na área de produção de
Material Didático e Assessoria de Fluxo de Material Didático. Licenciada em Ciências
Biológicas pela UFRJ, Especialista em Planejamento, Gestão e Implementação em EaD
pela UFF e Mestre em Educação pela UERJ. Atua no ensino a distância a 16 anos e seus
interesses de pesquisa incluem a produção de material didático, novas tecnologias e
metodologias no ensino, design de experiências de aprendizagem, como foco no ensino a
distância.

Clarisse de Mendonça e Almeida, Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância

Servidora da Fundação Cecierj, atuando na área de produção de Material
Didático. Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana - UERJ (com pesquisa desenvolvida na
área de Formação Docente e Educação a Distância), mestre em Educação pela Universidade Federal
do Estado do Rio de Janeiro - UniRio (linha de pesquisa "Práticas Educativas, Linguagens e
Tecnologia"), pós-graduada em Mídia, Tecnologia da Informação e Novas Práticas Educacionais pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ e graduada em Comunicação Social -
Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ. Atua e pesquisa os
campos da Educação a Distância, Formação docente, novas tecnologias e inovação.

Bruna Werneck Canabrava, Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância

Técnica em Educação a Distância e Divulgação Científica na Fundação Cecierj e mestre em Ciência Política. Pesquisa as relações Estado-sociedade na formulação e implementação de políticas públicas.

Renata Vettoretti Leite, Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância

Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela UFRJ, Especialização em Psicopedagogia pela UERJ e mestrado desenvolvido no programa de Educação, Difusão e Gestão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Atualmente trabalha como designer instrucional na Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ e como tutora a distância da disciplina Psicologia e Educação do curso de Licenciatura em Pedagogia da UniRio.

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Publicado

15-06-2024

Como Citar

Busnardo, F. de M. G., e Almeida, C. de M., Canabrava, B. W., & Leite, R. V. (2024). O Ensino Superior a Distância no Brasil: onde Estamos e para onde Queremos Ir?. EaD Em Foco, 14(2), e2230. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2230