Vivências da Pandemia em uma Instituição de Ensino Superior do Norte de Portugal - Lições para o Presente e para o Futuro
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1487Resumo
O presente estudo se propõe a apresentar a experiência de uma universidade pública do Norte de Portugal no momento da adequação ao cenário e às urgências da pandemia provocada pela disseminação do vírus Covid-19. Conjuntamente com a articulação com referenciais teóricos relevantes e recentes sobre o tema, o texto traz vivências passíveis de reflexão e de aprendizado para momentos presentes e futuros. A partir do relato aqui apresentado, percebe-se um novo olhar sobre a atuação docente que reverbera pela questão da formação continuada para a docência. Note-se que, ao optar pela implantação do ensino remoto de emergência (HODGES ET AL, 2020), lacunas foram evidenciadas no que se refere ao uso e ao enquadramento dos recursos advindos das tecnologias digitais junto aos processos educativos.
Palavras-chave: Tecnologias digitais. Ensino remoto de emergência. Pandemia. Formação docente. Atuação docente.
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