Vivências da Pandemia em uma Instituição de Ensino Superior do Norte de Portugal - Lições para o Presente e para o Futuro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1487

Resumen

O presente estudo se propõe a apresentar a experiência de uma universidade pública do Norte de Portugal no momento da adequação ao cenário e às urgências da pandemia provocada pela disseminação do vírus Covid-19. Conjuntamente com a articulação com referenciais teóricos relevantes e recentes sobre o tema, o texto traz vivências passíveis de reflexão e de aprendizado para momentos presentes e futuros. A partir do relato aqui apresentado, percebe-se um novo olhar sobre a atuação docente que reverbera pela questão da formação continuada para a docência. Note-se que, ao optar pela implantação do ensino remoto de emergência (HODGES ET AL, 2020), lacunas foram evidenciadas no que se refere ao uso e ao enquadramento dos recursos advindos das tecnologias digitais junto aos processos educativos.

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Ensino remoto de emergência. Pandemia. Formação docente. Atuação docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clarisse de Mendonça e Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Polí­ticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, mestre em Educação. Designer Instrucional pela Fundação Cecierj. Pesquisadora, tutora, conteudista e docente.

Citas

ASSUNÇíO FLORES, Maria; GAGO, Marí­lia. Teacher education in times of COVID-19 pandemic in Portugal: national, institutional and pedagogical responses. Journal of Education for Teaching, v. 46, n. 4, p. 507-516, 2020.

FLORES, Maria Assunção; SWENNEN, Anja. The COVID-19 pandemic and its effects on teacher education. 2020.

BOZKURT, Aras; SHARMA, Ramesh C. Emergency remote teaching in a time of global crisis due to CoronaVirus pandemic. Asian Journal of Distance Education, v. 15, n. 1, p. i-vi, 2020.

DIAS-TRINDADE, Sara; CORREIA, Joana Duarte; HENRIQUES, Susana. Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes. Revista Tempos E Espaços Em Educação, v. 13, n. 32, p. 1-23, 2020.

DOS SANTOS, Adriana Cavalcanty; LEITE, Carlinda. Professor agente de decisão curricular: uma scriptura em Portugal. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 13, p. 1-21, 2020.

FERRI, Fernando; GRIFONI, Patrizia; GUZZO, Tiziana. Online learning and emergency remote teaching: Opportunities and challenges in emergency situations. Societies, v. 10, n. 4, p. 86, 2020.

GEMELLI, Catia Eli; CERDEIRA, LUíSA. COVID-19: Impactos e desafios para a educação superior brasileira e portuguesa. Guimarães, LVM, Carreteiro, TC, & Nasciutti, JR Janelas da pandemia. Editora Instituto DH, 2020.

GUSSO, Hélder Lima et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes í gestão universitária. Educação & Sociedade, v. 41, 2020.

HODGES, Charles et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da escola, professor, educação e tecnologia, v. 2, 2020.

LEITE, Carlinda. Teaching, learning and research: An analysis of the academic and political agenda. In: Academic Growth in Higher Education. Brill Sense, 2018. p. 19-30.

MOORE, Michael G. Teoria da distância transacional. Revista brasileira de aprendizagem aberta e a distância, v. 1, 2002.

MOREIRA, J. António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020.

MURPHY, Michael PA. COVID-19 and emergency eLearning: Consequences of the securitization of higher education for post-pandemic pedagogy. Contemporary Security Policy, v. 41, n. 3, p. 492-505, 2020.

NOBRE, Ana et al. Processos de comunicação digital no sistema educativo Português em tempos de pandemia. Processos de comunicação digital no sistema educativo Português em tempos de pandemia, n. 45, p. 1-19, 2021.

NÓVOA, António. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 8-12, 2020.

Publicado

2021-07-15

Cómo citar

e Almeida, C. de M. (2021). Vivências da Pandemia em uma Instituição de Ensino Superior do Norte de Portugal - Lições para o Presente e para o Futuro. EaD Em Foco, 11(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1487

Artículos más leídos del mismo autor/a