Consórcio Cederj: A História da Construção do Projeto

Autores

  • Carlos Eduardo Bielschowsky Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Quí­mica e Centro de Ciências e Educação a Distância do Rio de Janeiro, Cecierj

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.652

Resumo

O Estado do Rio de Janeiro, juntamente com as universidades públicas (federais e estaduais) sediadas neste estado, iniciou no período 1999-2000 a construção do consórcio Cederj. Neste artigo são apresentados alguns aspectos importantes que influenciaram decisivamente no planejamento inicial desse projeto, tais como o contexto histórico da Educação a Distância no Brasil e em outros países, a situação do ensino superior no Brasil à época, mostrando que a metodologia de Educação a Distância passava por uma transição entre instituições tradicionais? e instituições que iniciavam oferta de cursos com e-learning sob influência das novas tecnologias. É também descrito o desenho acadêmico do projeto inicial, com a distribuição de oferta de cursos semipresenciais no ensino superior nas instituições públicas e os resultados da implementação dos primeiros cursos, que geraram grandes desafios para a continuidade do projeto, considerado um dos casos mais bem-sucedidos dos dias atuais.


Palavras-chave: Consórcio Cederj, Fundação Cecierj, História da EaD no Brasil, Darcy Ribeiro, e-learning, Ensino superior, Educação pública.

Cederj Consortium: The History of Project Construction


Abstract
The State of Rio de Janeiro, together with the public universities (federal and state ones) in this referred state, began in 1999-2000 the construction of the Cederj consortium. This article presents some important aspects that influenced decisively the initial planning of this project, such as the historical context of Distance Education in Brazil and in other countries, the situation of higher education in Brazil at the time, showing that the methodology of Distance Education went through a transition between "traditional" institutions and institutions that started offering e-learning courses under the influence of new technologies. It is also described the academic design of the initial project, with the distribution of the offer of blended courses in higher education in public institutions and the results of the implementation of the first courses, which generated great challenges for the continuity of the project, considered one of the most well case nowadays.


Palavras-chave: Cederj consortium, Cecierj Foundation, History of EaD in Brazil, Darcy Ribeiro, e-learning, Higher education, Public education.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Bielschowsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Quí­mica e Centro de Ciências e Educação a Distância do Rio de Janeiro, Cecierj

Professor do IQ/UFRJ, pesquisador na área de Fí­sico-Quí­mica e Educação a Distância, coordenou ao longo dos últimos 20 anos a implementação do Cederj, da Universidade Aberta do Brasil, do e-tec Brasil, do Plano Nacional de Formação de Professores, do Proinfo integrado entre outros projetos como presidente do Cecierj e Secretário de Educação à Distância do MEC

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Publicado

06-09-2017

Como Citar

Bielschowsky, C. E. (2017). Consórcio Cederj: A História da Construção do Projeto. EaD Em Foco, 7(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.652

Edição

Seção

Estudos de Caso