Distance Higher Education in Brazil: where Are We and where Do We Want to Go?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2230

Keywords:

Public policy, Distance education, Human capital theory

Abstract

The present work constitutes a critical analysis of data extracted from the 2022 Higher Education Census, carried out by Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), with regard to the current context of Distance Education in Brazil. The authersselectandanalyse data on the expansion of distance learning - especially in private educational institutions -in light of the Human Capital Theory (SCHUTZ, 1962). The reflective essay is based on the training and practice of professionals in the field of Distance Higher Education, responsible for managing distance learning projects and courses in public universities in the State of Rio de Janeiro. The central objective is to promote reflections on the current state of Distance Education and the future perspectives of this teaching modality.

 

Keywords: Distance education. Human capital theory. Public policy

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Author Biographies

Flávia de Mattos Giovannini Busnardo, Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância

Servidora estadual da Fundação CECIERJ, atuando na área de produção de
Material Didático e Assessoria de Fluxo de Material Didático. Licenciada em Ciências
Biológicas pela UFRJ, Especialista em Planejamento, Gestão e Implementação em EaD
pela UFF e Mestre em Educação pela UERJ. Atua no ensino a distância a 16 anos e seus
interesses de pesquisa incluem a produção de material didático, novas tecnologias e
metodologias no ensino, design de experiências de aprendizagem, como foco no ensino a
distância.

Clarisse de Mendonça e Almeida, Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância

Servidora da Fundação Cecierj, atuando na área de produção de Material
Didático. Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana - UERJ (com pesquisa desenvolvida na
área de Formação Docente e Educação a Distância), mestre em Educação pela Universidade Federal
do Estado do Rio de Janeiro - UniRio (linha de pesquisa "Práticas Educativas, Linguagens e
Tecnologia"), pós-graduada em Mídia, Tecnologia da Informação e Novas Práticas Educacionais pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ e graduada em Comunicação Social -
Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ. Atua e pesquisa os
campos da Educação a Distância, Formação docente, novas tecnologias e inovação.

Bruna Werneck Canabrava, Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância

Técnica em Educação a Distância e Divulgação Científica na Fundação Cecierj e mestre em Ciência Política. Pesquisa as relações Estado-sociedade na formulação e implementação de políticas públicas.

Renata Vettoretti Leite, Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância

Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela UFRJ, Especialização em Psicopedagogia pela UERJ e mestrado desenvolvido no programa de Educação, Difusão e Gestão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Atualmente trabalha como designer instrucional na Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ e como tutora a distância da disciplina Psicologia e Educação do curso de Licenciatura em Pedagogia da UniRio.

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Published

2024-06-15

How to Cite

Busnardo, F. de M. G., e Almeida, C. de M., Canabrava, B. W., & Leite, R. V. (2024). Distance Higher Education in Brazil: where Are We and where Do We Want to Go?. EaD Em Foco, 14(2), e2230. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2230