Educação a Distância no Nied-Unicamp - Realizações e Reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2243

Palavras-chave:

TelEduc, Mobilidade, Ubiquidade, Tecnologias educacionais, Educação online

Resumo

O NIED, Núcleo de Informática Aplicada à Educação, completou 40 anos em maio de 2023. Ao longo de sua história esse núcleo de pesquisa tem se destacado nacional e internacionalmente pelo trabalho relativo ao uso de tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) em diferentes níveis de ensino: básico, superior, não formal, educação especial, e formação em empresas. Especificamente com relação à educação a distância (EaD) o NIED desenvolveu o ambiente de educação a distância – TelEduc, o primeiro software livre para Educação a Distância no Brasil, que foi utilizado em diferentes contextos educacionais, especialmente na pesquisa sobre a formação de educadores. Como ações futuras, o trabalho no NIED foca o desenvolvimento de novos ambientes de educação a distância, em consonância com as demandas de mobilidade e ubiquidade. 

 

Palavras-chave: Tecnologias educacionais. Educação online. TelEduc. Mobilidade. Ubiquidade. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABED Especialistas comentam expansão da educação a distância e o futuro da modalidade no país. 2023. Disponível em: https://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/2176/2023/01/https//brasilbettshowcom/ahead-by-bett-bras - Acesso em: 05 fev. 2024.

ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 327-340, jul./dez. 2003.

ALMEIDA, M. E. B. Formando professores para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem. In: ALMEIDA, F. J. (Coord). Projeto Nave. Educação a distância: formação de professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem. São Paulo: [s.n.], 2001.

AZINIAN, H. (Org.) Educação a distância: relatos de experiência e reflexões. Campinas, SP : NIED, 2004.

BIELSCHOWSKY, C. Tecnologia da Informação e Comunicação das escolas públicas brasileiras: o programa ProInfo Integrado. Revista e-Curriculum, (PUC-SP), v. 5, p. 5-39, 2009.

BOK, G. I. Belonging in distance learning: perspectives of adult learners in Malaysia. Learning and Teaching, v. 16, n. 1, 2023.

CEDERJ O que é o consórcio CEDERJ? 2024. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/ - Acesso em: 05 fev. 2024.

DIAS, F. A. da S.; PRADO, M. E. B. B.; BESSA, D. V. B. Uma Abordagem Articuladora da Mediação Pedagógica no Ensino Superior. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. v. 23, n. 4, p. 531–536, 2022. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/8904 - Acesso em: 05 fev. 2024.

FREIRE, F. M.P.; ARANTES, F. L. Projetando o TelEduc Core: Integração e Interação. In: XXIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação, TISE 2018, Brasília. Actas..., 2018, p. 429–434.

FURQON, M. et al. The Impact of Learning Management System (LMS) Usage on Students. TEM Journal, v. 12, n. 2, p. 1082-1089, 2023.

GARCIA, J. G.; SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JR., K. Afetividade e emoção: Isso é possível a distância? In: VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. (Orgs). Formação de Educadores a distância e Integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007, p. 183-191.

KASUMU, R. O. Learning Management System in Education: benefits and drawbacks. International Journal of Trendy Research in Engineering and Technology, v. 7, n. 1, 2023.

KIPP, K. Exploring the Future of the Learning Management System. International Journal on Innovations in Online Education, v. 2, n. 2, 2018.

LINHALIS, F.; SILVA, A. C. da.; SANTOS, M. L.. Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Cenários Offline. 2022. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologia | Encontro de Pesquisadores em Educação e Tecnologias | Congresso Internacional de Educação Superior a Distância | Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (CIET:EnPET|CIESUD:ESUD|2022), 2022, São Paulo. Anais..., p. 1-13.

LINHALIS, F. et al. Virtual learning environment with offline resources. 2022. In: XXV Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE 2022), Porto Alegre. Actas..., 2022. p. 411-416.

MORAES, M. C. (Org.). Educação à distância; fundamentos e práticas. Campinas: Unicamp/NIED, 2002.

NIED Núcleo de Informática Aplicada à Educação. 2024. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/ - Acesso em: 09 fev. 2024.

PRADO, M. E. B. B. Educação a distância e formação do professor: redimensionando concepções de aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003.

PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. Estratégias em educação a distância: a plasticidade na prática pedagógica do professor. In: VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. (Orgs). Formação de Educadores a distância e Integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007, p. 67-84.

PRADO, M. E. B. B.; VALENTE, J. A. A. Educação a distância possibilitando a formação do professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: MORAES, M. C. Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas: Unicamp/NIED, 2002.

PRADO, M. E. B. B.; VALENTE, J. A. A formação na ação do professor: uma abordagem na e para uma nova prática pedagógica. In: VALENTE, J. A. (org.). Formação de Educadores para o uso de Informática na Escola. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2003.

ROCHA. H. V. O ambiente TelEduc para educação a distância baseado na web. In: MORAES, M. C. Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas: Unicamp/NIED, 2002.

SEED/MEC Relatório de Gestão. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16183-relatorio-gestao-seed-2010-pdf&Itemid=30192 - Acesso em: 05 fev. 2024.

SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad.Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

UAB Universidade Aberta do Brasil. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/universidade-aberta-do-brasil - Acesso em: 05 fev. 2024.

UNITED NATIONS. The 17 Goals | Sustainable Development. Disponível em: https://sdgs.un.org/goals - Acesso em: 09 fev. 2024.

UNIVESP Universidade Virtual do Estado de São Paulo. 2024. Disponível em: https://univesp.br/ - Acesso em: 09 fev. 2024.

VALENTE, J. A. Formação de Professores: diferentes abordagens pedagógicas. In: VALENTE, J. A. (Org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. NIED/UNICAMP. Campinas: Gráfica Central da Universidade Estadual de Campinas, 1999.

VALENTE, J. A. (Org.). Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2003.

VALENTE, J. A. et al. C. dos. As quatro décadas do NIED: projetos memórias e reflexões. Ed. 1, eletrônica. Campinas, SP: BCCL/UNICAMP: Campinas, 2023. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/40-anos/ - Acesso em: 05 fev. 2024.

VALENTE, J.A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M.E. B. (Orgs.). Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

ZANONI, E.; BACCARO, A. T. Ambientes Virtuais de Aprendizagem e sua Importância no Processo Pedagógico. UNOPAR Cient., Ciênc. Human. Educ., v. 9, n. esp., p. 99-104, 2008.

Downloads

Publicado

28-05-2024

Como Citar

Valente, J. A., Linhalis, F., & Prado, M. E. (2024). Educação a Distância no Nied-Unicamp - Realizações e Reflexões . EaD Em Foco, 14(2), e2243. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2243