Tecnologias Digitais em Ambientes Prisionais: uma RSL sobre a Interação de Pessoas Presas com Ferramentas Educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2333

Palavras-chave:

Educação, Prisão, Tecnologia, Ressocialização

Resumo

A Lei de Execução Penal (LEP) assegura às pessoas privadas de liberdade o direito à educação, enquanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incentiva o desenvolvimento de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Este estudo realiza uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), em um intervalo de dez anos, para investigar como essas diretrizes são aplicadas em ambientes prisionais. A pesquisa apresenta ações inovadoras que, mesmo sob rígidas normas de segurança, buscam capacitar os internos no uso de tecnologias. A RSL seguiu critérios rigorosos de inclusão e exclusão, abrangendo oito estudos, nacionais e internacionais, que revelaram achados importantes sobre os desafios e possibilidades para uso de tecnologias educacionais em contextos prisionais.

 

Palavras-chave:Educação. Prisão. Tecnologia. Ressocialização.

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Biografia do Autor

Márcia Gonçalves de Oliveira , Instituto Federal do Espírito Santo

Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Ifes (Cefor).

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Publicado

21-11-2024

Como Citar

Siqueira, F., Oliveira , M. G. de, & Amado, M. V. (2024). Tecnologias Digitais em Ambientes Prisionais: uma RSL sobre a Interação de Pessoas Presas com Ferramentas Educacionais. EaD Em Foco, 14(1), e2333. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2333

Edição

Seção

Estudos de Caso