Tecnologias Digitais em Ambientes Prisionais: uma RSL sobre a Interação de Pessoas Presas com Ferramentas Educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2333

Palavras-chave:

Educação, Prisão, Tecnologia, Ressocialização

Resumo

A Lei de Execução Penal (LEP) assegura às pessoas privadas de liberdade o direito à educação, enquanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incentiva o desenvolvimento de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Este estudo realiza uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), em um intervalo de dez anos, para investigar como essas diretrizes são aplicadas em ambientes prisionais. A pesquisa apresenta ações inovadoras que, mesmo sob rígidas normas de segurança, buscam capacitar os internos no uso de tecnologias. A RSL seguiu critérios rigorosos de inclusão e exclusão, abrangendo oito estudos, nacionais e internacionais, que revelaram achados importantes sobre os desafios e possibilidades para uso de tecnologias educacionais em contextos prisionais.

 

Palavras-chave:Educação. Prisão. Tecnologia. Ressocialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Gonçalves de Oliveira , Instituto Federal do Espírito Santo

Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Ifes (Cefor).

Referências

ARNTZ, M. et al. Digitalization and the Future of Work: Macroeconomic Consequences. Handbook of Labor, Human Resources and Population Economics. Centre for European Economic Research Discussion Paper No. 19-024, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3413653 - Acesso em: 10 set. 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229p.

BARROS, R.; MONTEIRO, A.; LEITE, C. Autoestima e motivação para aprender online: o caso de mulheres reclusas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 30, p. 837-857, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003035 - Acesso em: 13 set. 2024.

BOYD, K. et al. Usability and behaviour analysis of prisoners using an interactive technology to manage daily living. In: 31st British Human Computer Interaction Conference. British Computer Society, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.14236/ewic/HCI2017.80. Acesso em: 13 set. 2024.

BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm - Acesso em: 5 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ - Acesso em: 12 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Justiça. Relatório de Informações Penitenciárias (RELIPEN). Brasília: Secretaria Nacional de Políticas Penais, 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/2s3zu8js - Acesso em: 1 mar. 2024.

COLLINS, J.; LANGLOTZ, T.; REGENBRECHT, H. Virtual reality in education: A case study on exploring immersive learning for prisoners. In: 2020 IEEE International Symposium on Mixed and Augmented Reality Adjunct (ISMAR-Adjunct). IEEE, 2020. p. 110-115. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ISMAR-Adjunct51615.2020.00042 - Acesso em: 26 jun. 2023.

DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. Online learning environments enriched with audiovisual technologies and its impact on the construction of virtual communities in Higher Education in prison context. Journal of e-Learning and Knowledge Society, v. 16, n. 2, p. 09-16, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20368/1971-8829/1135039 - Acesso em: 28 dez. 2023.

FALBO, R. Mapeamento sistemático. Retrieved October, v. 7, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/4y7tkck3 - Acesso em: 22 dez. 2023.

FAGAN, A. D. R.; BARBOSA, D. N. F. Saúde, cidadania e reinserção social a partir da temática da educação ambiental mediada por jogos digitais no contexto das pessoas privadas de liberdade. Novo Hamburgo, 2021. 81 f. Dissertação (Diversidade Cultural e Inclusão Social) – Feevale, 2021. Disponível em: https://acesse.one/Xp5SH - Acesso em: 26 jun. 2023.

FARLEY, H. et al. Making the Connection: Allowing access to digital higher education in a correctional environment. 2015. Disponível em: https://hdl.handle.net/10092/104707 - Acesso em: 26 dez. 2023.

FARLEY, H.; MURPHY, A.; BEDFORD, T. Providing simulated online and mobile learning experiences in a prison education setting: Lessons learned from the PLEIADES pilot project. International Journal of Mobile and Blended Learning (IJMBL), v. 6, n. 1, p. 17-32, 2014. Disponível em: https://l1nq.com/ttgqR - Acesso em: 26 jun. 2023.

FRANÇA, A. B. M. O custo do preso provisório para o estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2018. Trabalho de conclusão de graduação (Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia, 2018. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/4681- Acesso em: 28 dez. 2023.

GAGNÉ, R. M. Princípios essenciais da aprendizagem para o ensino. São Paulo: Editora Globo, 1980.

HILLEGAS, L. et al. Supporting the academic research needs of incarcerated students: Building JSTOR's offline solution for prison education. Knowledge Commons, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.17613/rz5b-3t37 - Acesso em: 13 set. 2024.

HOPKINS, S.; FARLEY, H. A prisoners' island: teaching Australian incarcerated students in the digital age. Journal of Prison Education and Reentry, v. 1, n. 1, p. 42-51, 2014. Disponível em: https://scholarscompass.vcu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1008&context=jper - Acesso em: 13 set. 2024.

JULIÃO, E. F. Educação para jovens e adultos privados de liberdade: desafios para a política de reinserção social. Salto para o Futuro, boletim n. 6, Maio 2007. Disponível em: https://tinyurl.com/3w5uay7a - Acesso em: 10 dez. 2023.

JULIÃO, E. F. O impacto da educação e do trabalho como programas de reinserção social na política de execução penal do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n45/10.pdf - Acesso em: 10 nov. 2023.

KITCHENHAM, B. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering (Technical Report No. EBSE-2007-01). Keele: Keele University, 2007.

NWOKOYE, C.; ETODIKE, C.; MBELEDOGU, N. Community-led video creation: Towards complementing reformative programmes for prison inmates. In: Proceedings of the Second African Conference for Human Computer Interaction: Thriving Communities. 2018. p. 1-4. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3283458.3283474 - Acesso em: 13 set. 2024.

MAEYER, M. Na prisão existe a perspectiva da educação ao longo da vida? Alfabetização e Cidadania, Brasília, n. 19, p. 17-38, jul. 2006. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/ue000205.pdf - Acesso em: 28 nov. 2023.

MANSUR, D. R.; ALTOÉ, R. O. Ferramenta tecnológica para realização de revisão de literatura em pesquisas científicas: importação e tratamento de dados. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 10, n. 1, p. 8-28, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i1.1206 - Acesso em: 24 nov. 2023.

SEO, H. et al. Informal technology education for women transitioning from incarceration. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), v. 21, n. 2, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3425711 - Acesso em: 13 set. 2024.

MONTEIRO, A.; LEITE, C.; BARROS, R. Eu ganhei mais o gosto de estudar: o e-learning como um meio de aprendizagem ao longo da vida de reclusas de um estabelecimento prisional português. Educação & Sociedade, v. 39, p. 129-150, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-7330216156650 - Acesso em: 26 jun. 2023.

MOREIRA, J. A. Educação digital em rede no ensino superior em estabelecimentos prisionais em Portugal: o Campus Virtual EDUCONLINE@ PRIS. Video Journal of Social and Human Research, p. 24-33, 2022. Disponível em: http://doi.org/10.18817/vjshr.v1i1.13 - Acesso em: 26 jun. 2023.

MOREIRA, J. A.; MONTEIRO, A.; MACHADO, A. Adult higher education in a Portuguese prison. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, v. 8, n. 1, p. 37-53, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.25656/01:13994 - Acesso em: 13 set. 2024.

PANCIERI, J. et al. Robotics in the resocialization of youngsters and teenagers in socio-educational measures. 2019 Latin American Robotics Symposium (LARS), 2019 Brazilian Symposium on Robotics (SBR) and 2019 Workshop on Robotics in Education (WRE), Rio Grande, Brazil, 2019, pp. 429-434. Disponível em: https://doi.org/10.1109/LARS-SBR-WRE48964.2019.00082 - Acesso em: 26 jun. 2023.

PAPERT, S. Mindstorms: Computers, children, and powerful ideas. Basic Books, 1980.

RANGEL, G. A.; HOLZ, W. L. C. O trabalho e a educação como base de ressocialização do reeducando: experiência da unidade de tratamento penal barra da grota (Araguaína Tocantins). Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 8, 2018. Disponível em: https://jnt1.websiteseguro.com/index.php/JNT/article/download/343/309 - Acesso em: 11 jan. 2024.

ROCHA, V. F. T. et al. A inserção do egresso prisional no mercado de trabalho cearense. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 7, n. 4, p. 185-207, 2013. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pca/article/view/11152-Acesso em: 27 dez. 2023.

SANTOS, S. M. A. V. et al. Tecnologias educacionais e ensino à distância em ambientes prisionais. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 5, p. e4180-e4180, 2024. Disponível em: https://l1nq.com/tBAjR - Acesso em: 13 set. 2024.

SAPORI, L. F.; SANTOS, R. F.; DER MAAS, L. W. Fatores sociais determinantes da reincidência criminal no Brasil: o caso de Minas Gerais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, 2017. DOI 10.17666/329409/2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17666/329409/2017- Acesso em: 10 nov. 2023.

SIQUEIRA, F. V.; OLIVEIRA, M. G. Recompilando o futuro: O pensamento computacional como parte do processo de educação de pessoas privadas de liberdade. Vitória, 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Espírito Santo, 2019. Disponível em: https://acesse.one/oyUR6 - Acesso em: 26 jun. 2023.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 42 ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

Downloads

Publicado

21-11-2024

Como Citar

Siqueira, F., Oliveira , M. G. de, & Amado, M. V. (2024). Tecnologias Digitais em Ambientes Prisionais: uma RSL sobre a Interação de Pessoas Presas com Ferramentas Educacionais. EaD Em Foco, 14(1), e2333. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2333

Edição

Seção

Revisões