Mediação Pedagógica em Aulas Online no 1º Ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1895

Palavras-chave:

Ensino, Práticas Pedagógicas, Tecnologias Digitais, Mediação Pedagógica

Resumo

Este estudo apresenta a utilização do aparelho celular como recurso didático-pedagógico na escola. Tem como cenário o contexto da pandemia do coronavírus da COVID-19, ano de 2021, onde professores se desafiaram em aulas online, via aplicativos de mensagens instantâneas, com destaque para o uso do WhatsApp. A partir da utilização do aplicativo, desenvolveram-se práticas pedagógicas com a finalidade de reestabelecer a relação professor-aluno, impossibilitada pelo isolamento social e o fechamento das escolas. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolvida nesse período, teve por objetivo, investigar como ocorreu a mediação pedagógica nas aulas online desenvolvidas pelo aplicativo WhatsApp. O estudo desenvolveu-se em uma turma do 1º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de Santana, no estado do Amapá. Adotou-se para coleta de informações, junto à professora, a entrevista semiestruturada e a observação sistematizada das aulas remotas, nos meses de agosto e setembro de 2021, via grupo da turma do WhatsApp. Com os alunos, realizou-se uma Roda de Conversa. Nos resultados, constatou-se que o aluno necessita de um acompanhante familiar nas aulas remotas, de forma a auxiliá-lo nas atividades propostas pela professora, visto que, sem isso, os objetivos educacionais ficam comprometidos; além disso, a mediação pedagógica mostrou-se insatisfatória nas práticas docentes no 1º Ano do Ensino Fundamental, dada as condições diversas tanto do professor como dos alunos. Entretanto, conclui-se que há possibilidades para a utilização do WhatsApp no 1º Ano do Ensino Fundamental para favorecer o desenvolvimento de novas estratégias de ensino, contribuindo para o ensino e a expansão da sala de aula. 


Palavras-chave: Ensino. Práticas pedagógicas. Tecnologias digitais. WhatsApp. Mediação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 05/2020, de 28 abr. 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de fev. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2019. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf. Acesso em: 05 mar. 2022.

HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and Online Learning. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn1. Acesso em: 17 abr. 2022.

JAPIASSU, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 3. ed. rev. e amp. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2001. Disponível em: http://raycydio.yolasite.com/resources/dicionario_de_filosofia_japiassu.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

MASETTO, M. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. In: MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2017. E-book. p. 141-171.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. 3.ed. Editora Unijuí. Ijuí, 2016.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2017. E-book.

NEGRÃO, M. M. S.; NEUENFELDT, D. J. O Ensino Mediado pelo WhatsApp: Reflexões sobre a Prática Docente no Ensino Fundamental. EaD Em Foco, Rio de Janeiro, RJ, v. 12 n. 1 (2022). Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1672 - Acesso em: 10 maio 2022.

NEUENFELDT, A. E.; NEUENFELDT, D. J.; NEGRÃO, M. M. S. Tecnologias digitais na educação infantil e anos iniciais: estratégias de ensino. Dialogia, São Paulo, SP, n. 40, p. 1-18, p: e20639, 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20639/9479 - Acesso em: 25 fev. 2022.

RAPOPORT, A. et al. Adaptação de crianças ao primeiro ano do Ensino Fundamental. Educação, Porto Alegre, RS, v. 31, n. 3, p. 268-273, 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/484/3400 - Acesso em: 20 jun. 2022.

SANTANA (AP). Prefeitura Municipal de Santana. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria de Assuntos Educacionais. Departamento de Ensino e Apoio Técnico Pedagógico. Divisão de Inspeção e Organização Escolar. Departamento de Educação do Campo. Diretrizes pedagógicas e protocolos de biossegurança para o ano letivo de 2021. Santana, AP, 21 maio, 2021.

SANTOS, E. Pesquisa-Formação na Cibercultura. EDUFPI. Teresina, 2019. E-book.

SILVA, G. B. da; GASPARIN, J. L. A Mediação Pedagógica em Vigotski, Comênio, Herbart, Dewey e Skinner. Editora Appris. 1. ed. Curitiba, PR: Appris, 2020. E-book.

TONIN, J.; MACHADO, A. S.; DIAS, P. R. 2020 nas telas: escola online para crianças em fase de alfabetização. Scielo Preprints. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2684/4696 - Acesso em:10 abr. 2022.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo, SP: Artesanato Educacional, 2017. E-book.

VALENTE, J. A.; MORAN, J. M. Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo, SP: Summus, 2015. E-book.

VYGOTSKI, L. S. (orgs). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

07-06-2023

Como Citar

Negrão, M. M. S., & Neuenfeldt, D. J. (2023). Mediação Pedagógica em Aulas Online no 1º Ano do Ensino Fundamental. EaD Em Foco, 12(3), e1895. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1895