Produção de Audiovisuais na Educação Física Escolar: uma Experiência com o Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Audiovisuais, Ensino Médio, Protagonismo, Educação física, Tecnologias digitais

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o processo de produção de audiovisuais por estudantes do Ensino Médio como estratégia didático-pedagógica das aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com aproximações à pesquisa-ação. O estudo ocorreu em uma escola de Ensino Médio de Lajeado/RS/BR, envolvendo estudantes do terceiro ano e o professor responsável pelo componente curricular de Educação Física. Foram produzidos vídeos a partir de uma problematização que articulou práticas corporais e meio ambiente, sendo elas: Slackline, Yoga, Ciclismo, Calistenia e Trilhas Sensitivas. As informações foram produzidas por meio de um questionário aplicado aos alunos. A análise foi conduzida com base na Análise Textual Discursiva. Destaca-se como resultados o trabalho em equipe, a criatividade e o planejamento necessário para a produção dos vídeos. Além disso, constatou-se que os alunos investigaram sobre o tema, ampliando seu conhecimento sobre ele. Conclui-se que a produção audiovisual nas aulas de Educação Física pode ser uma estratégia pedagógica potente, capaz de articular práticas corporais, tecnologias digitais e formação ecológica, ampliando as possibilidades pedagógicas no ensino da Educação Física e promovendo o protagonismo estudantil.

 

Palavras-chave: Educação física. Audiovisuais. Ensino médio. Tecnologias digitais. Protagonismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari

Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - UnivatesRS/Brasil. Professor titular do curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Integrante do grupo de pesquisa "O Ensinar da Infância à Idade Adulta: olhares de professores e alunos". Tem experiência na área do Ensino e da Educação Física Escolar atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino, Educação Física escolar, Formação de Professores, Tecnologias Digitais e Educação Ambiental.

Willian Cauã Fell, Universidade do Vale do Taquari

Estudante de Letras em formação, com foco em Português, Inglês e suas respectivas literaturas na Univates. Comprometido com a educação, participei e concluí com êxito o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o programa de Residência Pedagógica. Minha experiência como docente e minha formação acadêmica refletem meu compromisso em contribuir para o ensino e aprendizado nas áreas de língua e literatura.Docente na rede pública de ensino em Bom Retiro do Sul e na rede particular vinculada à Sociedade Educacional Santo Antônio em Estrela, atuo com experiência na área de Letras, com foco em práticas pedagógicas que integram educação, justiça social e perspectivas críticas. Bolsista de iniciação científica no PPGEnsino da Univates, desenvolvo pesquisas que abordam a relação entre corpo, linguagem e educação, fundamentadas em princípios decoloniais e na pedagogia transformadora, buscando promover um ensino mais humanizado e inclusivo.

Kári Lúcia Forneck, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Letras pela Univates (2002), mestrado em Letras pela PUCRS (2006) e doutorado em Letras pela PUCRS (2016). É professora titular na Universidade do Vale do Taquari - Univates, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e dos Cursos de Letras e de Pedagogia. Tem experiência nos seguintes temas: ensino da leitura e da escrita, processamento da compreensão leitora e processos inferenciais pragmáticos. Desenvolve, ainda, pesquisas sobre o ensino de línguas mediado por tecnologias digitais, processos de ensino da língua escrita na etapa de alfabetização e estudos sobre o ensino da literacia no Ensino Médio.

Tiago Wagner, Universidade do Vale do Taquari

Mestrando em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Bolsista da Capes no grupo de pesquisa Corpo e Ensino (UNIVATES). Possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2020), especialização em Orientação Educacional pelo Centro Universitário Internacional - Uninter (2022), curso Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Câmpus Venâncio Aires (2015). Participou do Programa Residência Pedagógica no segundo semestre de 2021 e participou do programa de Mobilidade Acadêmica da Univates, em Leiria, Portugal, no segundo semestre de 2019. Atualmente é professor de Educação Física das redes municipal e estadual de educação de Venâncio Aires no Rio Grande do Sul, atuando em todos os anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

Referências

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. A investigação qualitativa em educação. 1. ed. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 1. ed. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 19 set. 2024.

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, on-line e híbrido. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2021.

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 10. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929 Acesso em: 29 abr. 2024.

CORNELL, J. Vivências com a natureza 1: guia de atividades para pais e educadores. 3. ed. São Paulo: Aquariana, 2008.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2015.

HILDEBRANDT, R. (Org.). Educação física aberta à experiência: uma concepção didática em discussão. 1. ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009.

JEFFREY, D. C.; SIQUEIRA, I. C. P. A política educacional: análise de orientações oficiais durante a pandemia de Covid-19. Revista Exitus, v. 12, n. 1, p. e022030, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1862. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1862 Acesso em: 20 abr. 2024.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 47-65.

NEUENFELDT, A E.; SCHUCK, R. J.; MIORANDO, T. M. Produção de vídeos como objetos digitais de ensino e de aprendizagem potencialmente significativos. Revista Dynamis, v. 26, n. 1, p. 170-191, 2020. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/download/8410/4530/ Acesso em: 29 abr. 2024.

NEUENFELDT, D. J; MARTINS, C. C. Educação física escolar e vivências com a natureza: contribuições para a formação ecológica de estudantes. Revista Didática Sistêmica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 56–70, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7157 Acesso em: 12 jun. 2025.

NEUENFELDT, D. J. et al. Audiovisuais na Educação Física Escolar: possibilidades didático-pedagógicas. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.140845. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/140845 Acesso em: 12 jun. 2025.

SANTAELLA, L. Humanos hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2021.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

13-11-2025

Como Citar

Neuenfeldt, D. J., Fell, W. C., Forneck, K. L., & Wagner, T. (2025). Produção de Audiovisuais na Educação Física Escolar: uma Experiência com o Ensino Médio. EaD Em Foco, 15(1), e2614. Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2614

Edição

Seção

Estudos de Caso