O Ensino de Língua Espanhola Potencializado pelo Instagram: uma Proposta de Interação e Cocriação Digital no Ensino de Línguas
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2343Palavras-chave:
Redes sociais, Tecnologias digitais no ensino, Educação onLIFE, Ensino de língua espanholaResumo
Esta pesquisa de natureza qualitativa envolveu o estudo acerca da inserção da plataforma Instagram nas aulas de Língua Espanhola no Instituto Federal do Amapá. A proposta objetivou analisar os impactos e as potencialidades da interação com a língua, através da rede social em questão. Com fundamentação conceitual no ideário de educação onLIFE e tecnologias digitais para a aprendizagem de línguas, esta investigação foi desenvolvida por meio de uma sequência didática com atividades de cocriação digital entre docente e discentes por meio do Instagram. A investigação teve a participação de 29 discentes da turma de Ensino Médio Integrado do Curso Técnico em Alimentos. Para a produção de dados, foi proposta uma roda de conversa ao final das aulas, a fim de se conhecerem as percepções dos estudantes sobre sua experiência de interação digital na aprendizagem da língua. Os resultados permitem concluir que o Instagram apresenta benefícios e potencialidades para o desenvolvimento de destrezas linguísticas em Língua Espanhola, mas que requer especial planejamento para utilização em contextos de ensino, para que essa interação não transcenda as fronteiras de trabalho do professor.
Palavras-chave: Ensino de língua espanhola. Redes sociais. Tecnologias digitais no ensino. Educação onLIFE.
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