O Ensino de Língua Espanhola Potencializado pelo Instagram: uma Proposta de Interação e Cocriação Digital no Ensino de Línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2343

Palavras-chave:

Redes sociais, Tecnologias digitais no ensino, Educação onLIFE, Ensino de língua espanhola

Resumo

Esta pesquisa de natureza qualitativa envolveu o estudo acerca da inserção da plataforma Instagram nas aulas de Língua Espanhola no Instituto Federal do Amapá. A proposta objetivou analisar os impactos e as potencialidades da interação com a língua, através da rede social em questão. Com fundamentação conceitual no ideário de educação onLIFE e tecnologias digitais para a aprendizagem de línguas, esta investigação foi desenvolvida por meio de uma sequência didática com atividades de cocriação digital entre docente e discentes por meio do Instagram. A investigação teve a participação de 29 discentes da turma de Ensino Médio Integrado do Curso Técnico em Alimentos. Para a produção de dados, foi proposta uma roda de conversa ao final das aulas, a fim de se conhecerem as percepções dos estudantes sobre sua experiência de interação digital na aprendizagem da língua. Os resultados permitem concluir que o Instagram apresenta benefícios e potencialidades para o desenvolvimento de destrezas linguísticas em Língua Espanhola, mas que requer especial planejamento para utilização em contextos de ensino, para que essa interação não transcenda as fronteiras de trabalho do professor.

 

Palavras-chave: Ensino de língua espanhola. Redes sociais. Tecnologias digitais no ensino. Educação onLIFE.

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Biografia do Autor

Kári Lúcia Forneck, Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Letras pela PUCRS. Docente titular do Programa de P´ós-Graduação em Ensino e dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

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Publicado

19-03-2025

Como Citar

Forneck, K. L., & Santos, T. C. M. dos. (2025). O Ensino de Língua Espanhola Potencializado pelo Instagram: uma Proposta de Interação e Cocriação Digital no Ensino de Línguas. EaD Em Foco, 15(1), e2343. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2343

Edição

Seção

Estudos de Caso

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