Jornada de Estudos para Educação Onlife: um Relato de Experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1754

Resumo

A educação em tempos contemporâneos vem requerendo dos professores adaptações, considerando a inserção de Tecnologias Digitais (TD) em suas práticas de ensino. Para isso, é importante oportunizar contextos de formação continuada de professores para o uso de TD em sala de aula. Considerando esse cenário, o presente estudo relata a experiência de uma jornada de estudos acerca do uso de Tecnologias Digitais, para o desenvolvimento da educação onLIFE e do letramento digital. Assim, num primeiro momento, apresenta-se a execução da Jornada de Estudos: Ensino, Linguagens e Tecnologias, desenvolvida para discutir temáticas relevantes ao uso de TD em contextos de aulas remotas; num segundo momento, são apresentadas percepções dos professores participantes acerca da experiência formativa, obtidas por meio de formulários online. O conteúdo das respostas foi analisado a partir de uma aproximação com a Análise Textual Discursiva, em que emergiram três categorias: “a formação continuada e os desafios da tecnologia”, “vivemos em tempos de conexão?!” e “a prática docente em tempos de hiperconexão: leitura e escrita em ambientes digitais”. Como resultados, podem ser destacadas a) a necessidade de aprofundar discussões sobre a presença ou ausência de Tecnologias Digitais em sala de aula, b) a importância de oportunizar formações continuadas conectadas com as Tecnologias Digitais; e c) o uso de tecnologias em sala de aula, como percepção da educação onLIFE, que se dá por meio de plataformas, recursos e ferramentas digitais que são percebidas pelos docentes como contribuições de aulas hiperconectadas que promovem letramento digital.

 

Palavras-chave: Educação onLIFE. Formação continuada. Letramento digital. Tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAZARIM, M.; CAIADO, R. V. R. A correlação de textos escolares como prática e como objeto de pesquisa: entrevista com Eliana Donaio Ruiz. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 2, p. 155-169, mai. 2021.

COSCARELLI, C. V. Alfabetização e letramento digital. In: COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2017.

COSCARELLI, C. V.; KERSCH, D. F. Prefácio: Pedagogia dos multiletramentos: alunos conectados? Novas escolas + novos professores. In: KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. Viana; CANI, J. B. (Orgs.). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Pontes Editora, 2016.

COSTA, N. X. P.; VASCONCELLOS, R. F. R. R. Proposta para Formação Continuada de Docentes online. EAD em Foco, Rio de Janeiro, v. 9, p. e851, 2019. DOI:https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.851

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M.. Letramentos digitais. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FERRARI, M. Pesquisa revela dados sobre tecnologias nas escolas. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/pesquisa-revela-dados-sobre-tecnologias-nas-escolas. Acesso em: 10 dez. 2021.

FRONCKOWIAK, A. C. et al. Experiências com oficinas de produção De fanfics em tempos de pandemia. In: FORNECK, K. L. et al. (Orgs.). Linguagens: múltiplos olhares, múltiplos sentidos. Lajeado: Ed. da Univates, 2021. (v. 7). p. 303-313. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/344/pdf_344.pdf. Acesso em: 23 ago. 2021.

JUNGES, F. C.; KETZER, C. M.; OLIVEIRA, V. M. A. Formação continuada de professores: saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 88-101, 2018.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2010.

KRESS, G. R. Multimodality: a social semiotic approach tocontemporary communication. United Kingdom: Taylor & Francis, 2010.

MARCUSCHI, L. A. Da Fala para a Escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2020.

MOREIRA, J. A.; HENRIQUES, S.; BARROS, D.; GOULÃO, F.; CAEIRO, D. Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia. Coleção Educação a Distância e eLearning. Lisboa: Edições Universidade Aberta, 2020.

MOURA, M. R. Retextualização do conto oral a escrita pela apreciação da palavra. 2016. 120 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.

NÓVOA, A. A pandemia de Covid-19 e o futuro da educação. Revista Com Censo, Brasília, v. 7, n. 3, p. 8-12, ago. 2020.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 4, n. 3, 2019.

NÓVOA, A. Profissão professor. 2. ed., v. 3, Porto, Portugal: Editora Porto, 2003.

PEREIRA, J. T. Educação e cidade da informação. In: COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica Editora, 2017.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIBEIRO, A. E. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da ABRALIN, São Cristóvão, v. 8, n. 1, p. 15-38, 2017.

ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.

RUIZ, E. D. Como corrigir Redações na Escola. São Paulo: Contexto, 2018.

SCHLEMMER, E.; DI FELICE, M.; SERRA, I. M. R. de S. Educação onLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p. e76120, 2020.

SCHLEMMER, E.; MOREIRA, J. A. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onLIFE. Revista UFG, Goiânia, v. 20, p. 63438, 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O ofício professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2004.

Publicado

2022-07-08

Como Citar

Forneck, K. L., Fiorese, L., & Benini, Érika L. (2022). Jornada de Estudos para Educação Onlife: um Relato de Experiência. EaD Em Foco, 12(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1754

Edição

Seção

Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)