Possibilidades e Limites Pedagógicos do Uso do WhatsApp nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2124Palavras-chave:
Ensino, Práticas pedagógicas, WhatsApp, Tecnologias digitaisResumo
Este estudo apresenta possibilidades e limites pedagógicos da utilização do aplicativo WhatsApp como recurso didático-pedagógico nas aulas do 1º Ano do Ensino Fundamental. Ele ocorreu no contexto da pandemia do coronavírus da COVID-19, anos de 2020 a 2022, onde professores se desafiaram em aulas online. É uma pesquisa com abordagem qualitativa que teve por objetivo identificar e analisar potencialidades pedagógicas do uso do WhatsApp numa turma do 1º Ano do EF, no município de Santana-AP. Os sujeitos dessa investigação foram a professora da turma e seus 24 alunos. Adotou-se para coleta de informações, junto à professora, a entrevista semiestruturada e a observação sistematizada das aulas remotas, nos meses de agosto e setembro de 2021, via grupo da turma do WhatsApp. Com os alunos, realizou-se também uma roda de conversa. Os resultados permitem afirmar que o aplicativo WhatsApp apresenta potencialidades para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, pois reconfigura a sala de aula enquanto lugar e tempo, construindo novos processos de ensino e de aprendizagem, ajudando a desenvolver competências digitais. Enquanto limites, identificamos que o acesso à conexão pelos alunos é desigual; nem todos possuem aparelho celular em casa; necessita-se de ‘mediador familiar’ junto ao estudante durante a aula, contudo o analfabetismo digital de alguns pais dificulta o auxílio. Conclui-se que a utilização do WhatsApp com crianças-estudantes na construção de conhecimentos não substitui a presencialidade, mas, expande as possibilidades das formas de ensinar, estabelecendo como um recurso didático-pedagógico que pode potencializar as aprendizagens.
Palavras-chave: Ensino. Práticas pedagógicas. Tecnologias digitais. WhatsApp
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