Possibilidades e Limites Pedagógicos do Uso do WhatsApp nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2124

Palavras-chave:

Ensino, Práticas pedagógicas, WhatsApp, Tecnologias digitais

Resumo

Este estudo apresenta possibilidades e limites pedagógicos da utilização do aplicativo WhatsApp como recurso didático-pedagógico nas aulas do 1º Ano do Ensino Fundamental. Ele ocorreu no contexto da pandemia do coronavírus da COVID-19, anos de 2020 a 2022, onde professores se desafiaram em aulas online. É uma pesquisa com abordagem qualitativa que teve por objetivo identificar e analisar potencialidades pedagógicas do uso do WhatsApp numa turma do 1º Ano do EF, no município de Santana-AP. Os sujeitos dessa investigação foram a professora da turma e seus 24 alunos. Adotou-se para coleta de informações, junto à professora, a entrevista semiestruturada e a observação sistematizada das aulas remotas, nos meses de agosto e setembro de 2021, via grupo da turma do WhatsApp. Com os alunos, realizou-se também uma roda de conversa. Os resultados permitem afirmar que o aplicativo WhatsApp apresenta potencialidades para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, pois reconfigura a sala de aula enquanto lugar e tempo, construindo novos processos de ensino e de aprendizagem, ajudando a desenvolver competências digitais. Enquanto limites, identificamos que o acesso à conexão pelos alunos é desigual; nem todos possuem aparelho celular em casa; necessita-se de ‘mediador familiar’ junto ao estudante durante a aula, contudo o analfabetismo digital de alguns pais dificulta o auxílio. Conclui-se que a utilização do WhatsApp com crianças-estudantes na construção de conhecimentos não substitui a presencialidade, mas, expande as possibilidades das formas de ensinar, estabelecendo como um recurso didático-pedagógico que pode potencializar as aprendizagens.

 

Palavras-chave: Ensino. Práticas pedagógicas. Tecnologias digitais. WhatsApp

 

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Biografia do Autor

Manoel Maria Silva Negrão, Universidade do Vale do Taquari

Professor do Governo do Estado Amapá e Coordenador Pedagógico da Prefeitura Municipal de Santana-AP. Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES/RS. Interesse em pesquisa na área de Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino. Participa do Projeto de Pesquisa “O Ensinar da Infância a idade adulta: olhares de professores e alunos”, como voluntário.

Derli Juliano Neurenfeldt, Universidade do Vale do Taquari

Professor nos cursos de graduação em Educação Física e no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Tem doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari.  Tem pesquisado nas áreas da Educação Física escolar, Formação de Professores, TDICs e Educação Ambiental, com destaque para área do Ensino. Participa do Projeto de Pesquisa” O Ensinar da Infância à Idade Adulta: olhares de professores e alunos". 

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Publicado

29-02-2024

Como Citar

Negrão, M. M. S., & Neurenfeldt, D. J. (2024). Possibilidades e Limites Pedagógicos do Uso do WhatsApp nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. EaD Em Foco, 14(1), e2124. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2124

Edição

Seção

Estudos de Caso