Diferenças entre Ensino Presencial e Virtual: Percepções de Estudantes da Graduação
Resumo
Este artigo analisa percepções de estudantes de graduação da
modalidade presencial, quanto às diferenças em relação ao ensino
virtualizado síncrono, experimentado em 2020. A pesquisa, que ocorreu
numa Instituição de Ensino Superior do RS/BRA, caracteriza-se como
qualitativa e descritiva. A coleta de informações foi realizada por meio de
um questionário elaborado no Google Forms, respondido por 245
estudantes. Constatou-se, segundo as percepções dos estudantes, que,
no ensino virtualizado, há ganho de tempo, visto que não é necessário o
deslocamento até a instituição para participar das aulas, mas
permanecem problemas substanciais em relação ao espaço físico
adequado e à conexão à internet. O estudo pode ser realizado no conforto
do lar, com maior disponibilidade dos professores para sanar dúvidas, por
meio de recursos digitais. Foram percebidas facilidades relativas í
participação (virtual) de profissionais que se dispõem a dialogar com os
alunos, trazendo relatos de experiências. Percebeu-se também maior
aprendizagem a respeito do uso das tecnologias digitais. Nas respostas
dos formulários os estudantes, destacaram que no ensino presencial há
maior interação com o professor e mais facilidade em se concentrar nas
aulas. Ressaltaram ainda que a aprendizagem nas aulas práticas é
essencial para a formação profissional e que elas não podem ser
substituídas por aulas virtuais. Conclui-se que tanto o ensino virtual
Revista EaD em Foco, 2021, v.11: e1552 2
quanto o presencial apresentam pontos positivos para os processos de
ensino e de aprendizagem. Dessa forma, o ensino híbrido pode ser
considerado um caminho válido para o Ensino Superior, agregando o que
há de melhor no ensino presencial e no ensino virtual.
Palavras-chave: Ensino superior. Ensino híbrido. Aulas virtuais. Covid-
19.
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