Diferenças entre Ensino Presencial e Virtual: Percepções de Estudantes da Graduação

Autores/as

Resumen

Este artigo analisa percepções de estudantes de graduação da
modalidade presencial, quanto às diferenças em relação ao ensino
virtualizado síncrono, experimentado em 2020. A pesquisa, que ocorreu
numa Instituição de Ensino Superior do RS/BRA, caracteriza-se como
qualitativa e descritiva. A coleta de informações foi realizada por meio de
um questionário elaborado no Google Forms, respondido por 245
estudantes. Constatou-se, segundo as percepções dos estudantes, que,
no ensino virtualizado, há ganho de tempo, visto que não é necessário o
deslocamento até a instituição para participar das aulas, mas
permanecem problemas substanciais em relação ao espaço físico
adequado e à conexão à internet. O estudo pode ser realizado no conforto
do lar, com maior disponibilidade dos professores para sanar dúvidas, por
meio de recursos digitais. Foram percebidas facilidades relativas í 
participação (virtual) de profissionais que se dispõem a dialogar com os
alunos, trazendo relatos de experiências. Percebeu-se também maior
aprendizagem a respeito do uso das tecnologias digitais. Nas respostas
dos formulários os estudantes, destacaram que no ensino presencial há
maior interação com o professor e mais facilidade em se concentrar nas
aulas. Ressaltaram ainda que a aprendizagem nas aulas práticas é
essencial para a formação profissional e que elas não podem ser
substituídas por aulas virtuais. Conclui-se que tanto o ensino virtual

Revista EaD em Foco, 2021, v.11: e1552 2
quanto o presencial apresentam pontos positivos para os processos de
ensino e de aprendizagem. Dessa forma, o ensino híbrido pode ser
considerado um caminho válido para o Ensino Superior, agregando o que
há de melhor no ensino presencial e no ensino virtual.


Palavras-chave: Ensino superior. Ensino híbrido. Aulas virtuais. Covid-
19.

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Biografía del autor/a

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Professor titular dos cursos de Educação Fí­sica - Licenciatura e Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Integrante da equipe da pesquisa "O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos" (Univates).

Raquel Cristina Michel, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Bolsista de Iniciação Cientí­fica da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Rogério José Schuck, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1992), Mestrado em Filosofia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Filosofia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGENSINO da Univates, atuando também junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE.

Adriano, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Formação acadêmica: Possui doutorado em Ensino pela Univates/RS (2020); mestrado em Educação pela UFSM/RS (2006); especialização em Tecnologias da Comunicação e da Informação Aplicadas à Educação pela UFSM/RS (2011); graduação em Matemática Licenciatura Plena pela UFSM/RS (2002) e bacharelado em Desenho e Plástica pela UFSM/RS (2003). Experiência profissional: Professor substituto durante dois perí­odos (2004-2005 e 2007-2008) na Universidade Federal de Santa Maria vinculado ao Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação, ministrando disciplinas para os cursos de Pedagogia, Educação Especial e Licenciatura em Matemática. Também atuou como professor da Educação Básica na rede pública e privada de ensino. Esteve vinculado a UAB - Curso de Pedagogia Ead (UFSM), como professor pesquisador e conteudista no Curso de Pedagogia (2009-2010). De 2011 a 2018 esteve vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNIVATES.  (CETEC UNIVATES/RS), de Lajeado-RS, desenvolvendo disciplinas direcionadas às Ciências Exatas, como Cálculo, Métodos Numéricos, ílgebra, Pesquisa Operacional, Raciocí­nio Lógico, dentre outras, além de disciplinas em cursos Ead.

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Publicado

2021-10-22

Cómo citar

Neuenfeldt, D. J., Michel, R. C., Schuck, R. J., & Adriano. (2021). Diferenças entre Ensino Presencial e Virtual: Percepções de Estudantes da Graduação. EaD Em Foco, 11(2). Recuperado a partir de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1552