Conhecimentos Prévios Sobre Meios Digitais e Desempenho no Ensino Remoto Durante a Pandemia COVID-19
Resumo
A partir do 1o trimestre de 2020 foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a pandemia provocada pelo vírus Sars-Cov-2, causador da COVID 19 e como medida para enfrentamento desta emergência foi proposto o distanciamento social. Assim as escolas passaram a ministrar suas aulas de forma remota. Com o intuito de saber como os professores lidaram com esta situação realizamos um levantamento através de um questionário online e solicitamos que respondessem, entre outros aspectos, sobre a sua familiaridade com os meios digitais, a sua percepção quanto a apreciação dos seus alunos e quanto dos aprendizados durante a pandemia levarão para suas salas de aula uma vez que retornarmos ao ensino presencial. Concluímos que os avanços tecnológicos disponíveis estão permitindo que professores, alunos e responsáveis realizem seus objetivos educacionais, no entanto, não garantem a equidade desejada. Entre outros aspectos o descompasso do avanço tecnológico entre docentes e discentes, entre regiões das cidades e entre poderes aquisitivos, revela a situação delicada da educação no nosso estado. Mesmo em escolas e Universidades Públicas onde diversas estratégias foram tomadas para dar mais acessibilidade aos estudantes, ainda não é possível garanti-la. Um dos entraves, além do econômico, é o preparo dos docentes que não avançaram para algumas das necessidades do século XXI.
Palavras-chave: COVID-19. Aprendizado remoto. Tecnologia digital de informação e comunicação.
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