Mediação Pedagógica em Aulas Online no 1º Ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1895Palavras-chave:
Ensino, Práticas Pedagógicas, Tecnologias Digitais, Mediação PedagógicaResumo
Este estudo apresenta a utilização do aparelho celular como recurso didático-pedagógico na escola. Tem como cenário o contexto da pandemia do coronavírus da COVID-19, ano de 2021, onde professores se desafiaram em aulas online, via aplicativos de mensagens instantâneas, com destaque para o uso do WhatsApp. A partir da utilização do aplicativo, desenvolveram-se práticas pedagógicas com a finalidade de reestabelecer a relação professor-aluno, impossibilitada pelo isolamento social e o fechamento das escolas. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolvida nesse período, teve por objetivo, investigar como ocorreu a mediação pedagógica nas aulas online desenvolvidas pelo aplicativo WhatsApp. O estudo desenvolveu-se em uma turma do 1º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de Santana, no estado do Amapá. Adotou-se para coleta de informações, junto à professora, a entrevista semiestruturada e a observação sistematizada das aulas remotas, nos meses de agosto e setembro de 2021, via grupo da turma do WhatsApp. Com os alunos, realizou-se uma Roda de Conversa. Nos resultados, constatou-se que o aluno necessita de um acompanhante familiar nas aulas remotas, de forma a auxiliá-lo nas atividades propostas pela professora, visto que, sem isso, os objetivos educacionais ficam comprometidos; além disso, a mediação pedagógica mostrou-se insatisfatória nas práticas docentes no 1º Ano do Ensino Fundamental, dada as condições diversas tanto do professor como dos alunos. Entretanto, conclui-se que há possibilidades para a utilização do WhatsApp no 1º Ano do Ensino Fundamental para favorecer o desenvolvimento de novas estratégias de ensino, contribuindo para o ensino e a expansão da sala de aula.
Palavras-chave: Ensino. Práticas pedagógicas. Tecnologias digitais. WhatsApp. Mediação pedagógica.
Downloads
Referências
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 05/2020, de 28 abr. 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de fev. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2019. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf. Acesso em: 05 mar. 2022.
HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and Online Learning. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn1. Acesso em: 17 abr. 2022.
JAPIASSU, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 3. ed. rev. e amp. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2001. Disponível em: http://raycydio.yolasite.com/resources/dicionario_de_filosofia_japiassu.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
MASETTO, M. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. In: MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2017. E-book. p. 141-171.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. 3.ed. Editora Unijuí. Ijuí, 2016.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2017. E-book.
NEGRÃO, M. M. S.; NEUENFELDT, D. J. O Ensino Mediado pelo WhatsApp: Reflexões sobre a Prática Docente no Ensino Fundamental. EaD Em Foco, Rio de Janeiro, RJ, v. 12 n. 1 (2022). Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1672 - Acesso em: 10 maio 2022.
NEUENFELDT, A. E.; NEUENFELDT, D. J.; NEGRÃO, M. M. S. Tecnologias digitais na educação infantil e anos iniciais: estratégias de ensino. Dialogia, São Paulo, SP, n. 40, p. 1-18, p: e20639, 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20639/9479 - Acesso em: 25 fev. 2022.
RAPOPORT, A. et al. Adaptação de crianças ao primeiro ano do Ensino Fundamental. Educação, Porto Alegre, RS, v. 31, n. 3, p. 268-273, 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/484/3400 - Acesso em: 20 jun. 2022.
SANTANA (AP). Prefeitura Municipal de Santana. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria de Assuntos Educacionais. Departamento de Ensino e Apoio Técnico Pedagógico. Divisão de Inspeção e Organização Escolar. Departamento de Educação do Campo. Diretrizes pedagógicas e protocolos de biossegurança para o ano letivo de 2021. Santana, AP, 21 maio, 2021.
SANTOS, E. Pesquisa-Formação na Cibercultura. EDUFPI. Teresina, 2019. E-book.
SILVA, G. B. da; GASPARIN, J. L. A Mediação Pedagógica em Vigotski, Comênio, Herbart, Dewey e Skinner. Editora Appris. 1. ed. Curitiba, PR: Appris, 2020. E-book.
TONIN, J.; MACHADO, A. S.; DIAS, P. R. 2020 nas telas: escola online para crianças em fase de alfabetização. Scielo Preprints. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2684/4696 - Acesso em:10 abr. 2022.
TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo, SP: Artesanato Educacional, 2017. E-book.
VALENTE, J. A.; MORAN, J. M. Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo, SP: Summus, 2015. E-book.
VYGOTSKI, L. S. (orgs). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.