Qualidade em MOOCS: um Estudo Baseado em Revisão Sistemática e na Percepção de Professores e Alunos
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2523Palavras-chave:
Indicadores de qualidade, Educação a Distância, Avaliação de MOOCs, Qualidade em MOOCsResumo
Este artigo analisa como a qualidade dos MOOCs é abordada na literatura e na percepção de professores e alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A pesquisa integra uma dissertação de mestrado que busca definir parâmetros de avaliação voltados à qualidade dos MOOCs dessa instituição. Trata-se de um estudo documental, baseado em revisão sistemática da literatura e em abordagem quali-quantitativa, com levantamento de dados junto aos participantes. O objetivo é mapear os principais indicadores de qualidade dos MOOCs. Os dados foram coletados entre maio e junho de 2024. A revisão sistemática resultou em um mapeamento dos indicadores consolidados na literatura, evidenciando a escassez de métodos avaliativos e reforçando a necessidade de mais pesquisas sobre o tema. A análise dos dados permitiu identificar, na perspectiva de professores e alunos, aspectos essenciais para a qualidade de um MOOC. Os achados deste estudo subsidiaram a elaboração de um novo modelo de avaliação para os cursos MOOCs da plataforma aberta de cursos do Ifes. percebeu-se que, para aperfeiçoar a qualidade desses cursos, é fundamental investir em diversidade de mídias, na interatividade, na usabilidade, na personalização e na excelência do conteúdo. Além disso, os resultados obtidos podem servir de base para novas investigações em diferentes contextos institucionais, ampliando a compreensão sobre a qualidade dos MOOCs e incentivando a adoção de práticas mais eficazes no ensino a distância. Espera-se, que este estudo contribua tanto para o fortalecimento da instituição analisada quanto para o aprimoramento da oferta de MOOCs em múltiplos contextos educacionais.
Palavras-chave: Qualidade em moocs. Indicadores de qualidade. Avaliação de moocs. Educação a distância.
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