Estudo de Caso sobre o Uso das Ferramentas Notas e Relatórios do Moodle na Prática Pedagógica do Tutor a Distância em Cursos Brasileiros de Formação Continuada de Professores

Autores/as

  • Thaí­s Tenório UFF
  • Fabiana Aparecida Rodrigues UFF
  • André Tenório IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.385

Resumen

O sistema Moodle de gerenciamento de ambientes virtuais de aprendizagem disponibiliza ferramentas, como relatórios e quadro de notas, destinadas ao acompanhamento da assiduidade e do progresso de alunos de cursos a distância. Entretanto, em geral, o emprego e as possibilidades dessas ferramentas são pouco discutidos. Foram investigadas, por meio de questionário on-line, as percepções de 88 tutores a distância atuantes em cursos de formação continuada de professores de dois estados brasileiros. Todos tinham ciência das ferramentas de relatórios e notas, mas alguns declararam não usá-las frequentemente. Os relatórios eram empregados, segundo os pesquisados, principalmente, para verificar a frequência de acesso dos cursistas ao ambiente virtual de aprendizagem e a realização das atividades propostas. A grande maioria indicou atribuir os graus de desempenho dos alunos com a ferramenta de notas e informou utilizá-la para comentar (feedback) as tarefas submetidas para avaliação e monitorar os desempenhos acadêmicos. Para alguns, a principal dificuldade no manuseio das ferramentas envolvia desconhecimento dos recursos. A atuação tutorial é indispensável para envolver os alunos nas atividades dos cursos. Paralelamente, para bem desempenhar suas funções, esses profissionais carecem de capacitação quanto às ferramentas disponíveis.


Palavras-chave: Moodle, Relatórios, Notas, Tutor.



Case Study about the Use of Grade and Report Moodle Tools on the Pedagogical Practice of E learning Tutors of Brazilian Teacher-upgrading Courses


Abstract
Moodle management system of virtual learning environment offers tools such as reports and grades, both used to verify attendance and progress of students in e learning courses. However, in general, employment and possibilities of these tools are little discussed. We investigated the perceptions of eighty eight tutors of teacher-upgrading e learning courses of two Brazilian states by on-line questionnaire. Tutors were aware of reports and grades tools, but some declared not using it. According to the subjects, reports were utilized to check the frequency of access of students to virtual learning environment and the realization of the proposed activities. Most of subjects affirmed use grades tool for assign scores achieved by students, give feedback of activities and check academic performance. Some respondents pointed out the little knowledge of tools as the main difficulty in handle it. The actions of tutors are essential to involve students in the activities of the courses. At the same time, to well perform their responsibilities, these professionals need of training about the available tools of virtual learning environment.

Keywords: Moodle, Reports, Grades, Tutor.

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Biografía del autor/a

Thaí­s Tenório, UFF

Pesquisadora, Laboratório de Novas Tecnologias/ Universidade Federal Fluminense. Rua Mário Santos Braga, s/n, Campus Valonguinho: Niterói - RJ - Brasil.

Fabiana Aparecida Rodrigues, UFF

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD, Laboratório de Novas Tecnologias/Universidade Federal Fluminense. Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho - Niterói - RJ - Brasil.

André Tenório, IFRJ

Pesquisador, Laboratório de Novas Tecnologias/Universidade Federal Fluminense. Professor/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rua Senador Furtado, 121-125, Maracanã: Rio de Janeiro: RJ: Brasil.

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Publicado

2016-08-26

Cómo citar

Tenório, T., Rodrigues, F. A., & Tenório, A. (2016). Estudo de Caso sobre o Uso das Ferramentas Notas e Relatórios do Moodle na Prática Pedagógica do Tutor a Distância em Cursos Brasileiros de Formação Continuada de Professores. EaD Em Foco, 6(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.385

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