Educação em Tempos de Crise: Preparo e Execução do Ensino Remoto Emergencial na Universidade Federal Fluminense sob a Ótica de Coordenadores de Curso
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2429Palabras clave:
Ensino remoto, Docência, Pandemia COVID-19Resumen
Em resposta à pandemia da COVID-19, a Universidade Federal Fluminense implementou o ensino remoto emergencial em 2020. O presente estudo analisou a percepção de coordenadores de curso de graduação sobre o planejamento e execução das atividades acadêmicas neste período. Um estudo observacional transversal foi realizado por meio de entrevistas individuais semiestruturadas com 13 coordenadores de curso em um universo de 124 cursos de graduação contactados. As entrevistas foram realizadas por videoconferência entre fevereiro e abril de 2021 e o conteúdo foi transcrito e analisado qualitativamente. Houve predominância das áreas de Ciências Sociais e Ciências Humanas. Segundo os 13 coordenadores de curso, grande parte dos docentes aderiu à recomendação da instituição de 30% de carga horária síncrona, enquanto 46% relataram não ter sido possível ofertar 100% das disciplinas. Nove (70%) citaram a ausência de infraestrutura domiciliar, financeira ou tecnológica para que alguns alunos acompanhassem as aulas remotas. Além disso, devido a questões éticas e de direitos autorais, houve receio dos docentes em relação à gravação de aulas e disponibilização de recursos educacionais aos discentes. A maioria dos professores seguiu a recomendação de avaliação continuada, embora os relatos mostrem uma dosagem excessiva de avaliações, que pode ter gerado sobrecarga nos discentes, agravando dificuldades psicológicas e elevando o trancamento de disciplinas. Apesar dos inúmeros desafios presentes no primeiro período de ensino remoto emergencial, ficou evidente a importância das tecnologias digitais, que ampliaram as possibilidades de ensino-aprendizagem na educação superior.
Palavras-chave: Ensino remoto. Docência. Pandemia COVID-19.
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