Transpondo o Ensino Híbrido para o Remoto Emergencial: Relato de Experiência em um Programa de Pós-Graduação na Área da Saúde

Autores

Resumo

A disciplina optativa “Modelos Experimentais de Doenças
Cardiometabólicas” é oferecida há três anos pelo Programa de Pós-
Graduação Stricto Sensu em Ciências Cardiovasculares da
Universidade Federal Fluminense em formato híbrido. O objetivo
deste artigo é relatar e discutir o planejamento, as estratégias e as
ferramentas utilizadas para adaptar esta disciplina para oferta
integralmente online no período de isolamento social imposto pela
pandemia do novo coronavírus. As ferramentas utilizadas foram o
Google Meet® para atividades síncronas e o ambiente virtual de
aprendizagem (AVA) EDMODO® para a comunicação com os
alunos e disponibilização de recursos educacionais e tarefas. Foram
realizados fóruns, tarefas, júri simulado e seminário, sendo
disponibilizados vídeos explicativos sobre o AVA e um banco de
artigos para estudo. Todos os alunos conseguiram interagir no AVA.
Nos fóruns com duração de uma semana, houve uma intensa

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conversação nos dois primeiros e dois últimos dias do prazo
estabelecido. No júri simulado, os alunos relataram que estudaram
para a atividade e gostaram da proposta. No que concerne à
interatividade do seminário assíncrono, esta ocorreu
majoritariamente próxima ao final do prazo estabelecido. O
formulário de avaliação da disciplina mostrou grande aceitação das
atividades propostas. Considera-se que a adaptação da disciplina
para a educação online foi eficaz, tanto na visão discente quanto
docente. Houve participação ativa dos alunos, que avaliaram
positivamente o formato digital da disciplina, recomendando a sua
manutenção.


Palavras-chave: Educação online. Tecnologias digitais de informação e
comunicação. Tecnologia educacional. Pós-graduação. Ensino na área da saúde.

 

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Biografia do Autor

Caroline Fernandes-Santos, Universidade Federal Fluminense

Instituto de Saúde de Nova Friburgo/Universidade Federal Fluminense

Renata Frauches Medeiros, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro

Gabrielle de Souza Rocha, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro  

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Publicado

2021-05-18

Como Citar

Fernandes-Santos, C., Medeiros, R. F. ., & Rocha, G. de S. (2021). Transpondo o Ensino Híbrido para o Remoto Emergencial: Relato de Experiência em um Programa de Pós-Graduação na Área da Saúde. EaD Em Foco, 11(2). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1298