Transpondo o Ensino Híbrido para o Remoto Emergencial: Relato de Experiência em um Programa de Pós-Graduação na Área da Saúde

Autores

Resumo

A disciplina optativa "Modelos Experimentais de Doenças
Cardiometabólicas" é oferecida há três anos pelo Programa de Pós-
Graduação Stricto Sensu em Ciências Cardiovasculares da
Universidade Federal Fluminense em formato híbrido. O objetivo
deste artigo é relatar e discutir o planejamento, as estratégias e as
ferramentas utilizadas para adaptar esta disciplina para oferta
integralmente online no período de isolamento social imposto pela
pandemia do novo coronavírus. As ferramentas utilizadas foram o
Google Meet® para atividades síncronas e o ambiente virtual de
aprendizagem (AVA) EDMODO® para a comunicação com os
alunos e disponibilização de recursos educacionais e tarefas. Foram
realizados fóruns, tarefas, júri simulado e seminário, sendo
disponibilizados vídeos explicativos sobre o AVA e um banco de
artigos para estudo. Todos os alunos conseguiram interagir no AVA.
Nos fóruns com duração de uma semana, houve uma intensa

Revista EaD em Foco, 2020, v.11: e1298 2
conversação nos dois primeiros e dois últimos dias do prazo
estabelecido. No júri simulado, os alunos relataram que estudaram
para a atividade e gostaram da proposta. No que concerne í 
interatividade do seminário assíncrono, esta ocorreu
majoritariamente próxima ao final do prazo estabelecido. O
formulário de avaliação da disciplina mostrou grande aceitação das
atividades propostas. Considera-se que a adaptação da disciplina
para a educação online foi eficaz, tanto na visão discente quanto
docente. Houve participação ativa dos alunos, que avaliaram
positivamente o formato digital da disciplina, recomendando a sua
manutenção.


Palavras-chave: Educação online. Tecnologias digitais de informação e
comunicação. Tecnologia educacional. Pós-graduação. Ensino na área da saúde.

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Biografia do Autor

Caroline Fernandes-Santos, Universidade Federal Fluminense

Instituto de Saúde de Nova Friburgo/Universidade Federal Fluminense

Renata Frauches Medeiros, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Nutrição Emí­lia de Jesus Ferreiro

Gabrielle de Souza Rocha, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Nutrição Emí­lia de Jesus Ferreiro  

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Publicado

18-05-2021

Como Citar

Fernandes-Santos, C., Medeiros, R. F. ., & Rocha, G. de S. (2021). Transpondo o Ensino Híbrido para o Remoto Emergencial: Relato de Experiência em um Programa de Pós-Graduação na Área da Saúde. EaD Em Foco, 11(2). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1298

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