Transpondo o Ensino Híbrido para o Remoto Emergencial: Relato de Experiência em um Programa de Pós-Graduação na Área da Saúde

Autores/as

Resumen

A disciplina optativa "Modelos Experimentais de Doenças
Cardiometabólicas" é oferecida há três anos pelo Programa de Pós-
Graduação Stricto Sensu em Ciências Cardiovasculares da
Universidade Federal Fluminense em formato híbrido. O objetivo
deste artigo é relatar e discutir o planejamento, as estratégias e as
ferramentas utilizadas para adaptar esta disciplina para oferta
integralmente online no período de isolamento social imposto pela
pandemia do novo coronavírus. As ferramentas utilizadas foram o
Google Meet® para atividades síncronas e o ambiente virtual de
aprendizagem (AVA) EDMODO® para a comunicação com os
alunos e disponibilização de recursos educacionais e tarefas. Foram
realizados fóruns, tarefas, júri simulado e seminário, sendo
disponibilizados vídeos explicativos sobre o AVA e um banco de
artigos para estudo. Todos os alunos conseguiram interagir no AVA.
Nos fóruns com duração de uma semana, houve uma intensa

Revista EaD em Foco, 2020, v.11: e1298 2
conversação nos dois primeiros e dois últimos dias do prazo
estabelecido. No júri simulado, os alunos relataram que estudaram
para a atividade e gostaram da proposta. No que concerne í 
interatividade do seminário assíncrono, esta ocorreu
majoritariamente próxima ao final do prazo estabelecido. O
formulário de avaliação da disciplina mostrou grande aceitação das
atividades propostas. Considera-se que a adaptação da disciplina
para a educação online foi eficaz, tanto na visão discente quanto
docente. Houve participação ativa dos alunos, que avaliaram
positivamente o formato digital da disciplina, recomendando a sua
manutenção.


Palavras-chave: Educação online. Tecnologias digitais de informação e
comunicação. Tecnologia educacional. Pós-graduação. Ensino na área da saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caroline Fernandes-Santos, Universidade Federal Fluminense

Instituto de Saúde de Nova Friburgo/Universidade Federal Fluminense

Renata Frauches Medeiros, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Nutrição Emí­lia de Jesus Ferreiro

Gabrielle de Souza Rocha, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Nutrição Emí­lia de Jesus Ferreiro  

Citas

ALVES, J. R. M. Educação como elemento essencial para o desenvolvimento. Atualidades em Educação. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas e Administração da Educação. p. 19-20. 2011.

CUNHA, M. I. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, v. 41, n. 1, p. 6-11. 2018. Disponí­vel em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29725. Acesso em: 22 abr. 2021.

FERNANDES-SANTOS, C.; VENTURINO-PEREZ, P. L. Júri simulado: O homem causa o aquecimento global? In: FILHO, J. R. F.; ASHLEY, P. A.; CORRÊA, M. M. (org.). Educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: contribuições para o ensino de graduação. Niterói: Eduff, 2019.

FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos de aprendizagem. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431. 2010. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/pdf/gp/v17n2/a15v17n2.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.

FULLERTON, J. T.; INGLE H. T. Evaluation Strategies for Midwifery Education Linked to Digital Media and Distance Delivery Technology. J Midwifery Womens Health, v. 48, n. 6, p. 426-436. 2003. Disponí­vel em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1526952303003088. Acesso em: 20 nov. 2020.

HAGUENAUER, C. Metodologias e estratégias na educação í distância. Laboratório de Pesquisa em Tecnologia da Informação e da Comunicação - LATEC. 2015. Disponí­vel em: http://www.latec.ufrj.br/portfolio/at/4%20EAD%20metodologias.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.

HATTGE, A. A. G.; RIBAS, C. C. C; PAULO, A. B. D. A importância do feedback do tutor on-line no ensino a distância. Ensaios pedagógicos. n. 8, dez. 2014. Disponí­vel em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n8/artigo-2.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.

LIMA, L. de; LOUREIRO, R. C. Tecnodocência: Integração entre tecnologias digitais da informação e comunicação e docência na formação do professor. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2019. E-book. 121 p.

MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 12, p. 13-21, maio/ago. 2004. Disponí­vel em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6938. Acesso em: 20 nov. 2020.

MORAN, J. M. A. Contribuição das tecnologias para uma educação inovadora. Revista Contrapontos, v. 4, n. 2, p. 347-356, maio/ago. 2005. Disponí­vel em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/785. Acesso em: 20 nov. 2020.

MOREIRA, J. A.; MONTEIRO, A. Blended learning. In: MILL, D. (org.). Dicionário crí­tico de educação e tecnologias e de educação í distância. Campinas:Papirus. 2018.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26. 2020. Disponí­vel em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 20 nov. 2020.

MOSCOVICI, F. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. v. 20. ed. Rio de Janeiro: José Olympio. p. 94-96. 2011.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Lições aprendidas na sala de aula virtual. In: PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Lições da sala de aula virtual: as realidades do ensino online. E-book. Tradução: Fernando Siqueira Rodrigues. 2. ed. Porto Alegre: Penso, cap. 9, p. 168-182, 2015.

PIMENTEL, M; CARVALHO, F. S. P. Princí­pios da educação online: para sua aula não ficar massiva nem maçante. 23 mai 2020. Disponí­vel em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/principios-educacao-online/. Acesso em: 20 nov. 2020.

SANTOS, G. L. Ensinar e aprender no meio virtual: rompendo paradigmas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 307-320, mai/ago. 2011. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v37n2/v37n2a07.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.

SANTOS, E. O.; CARVALHO, F. S. P.; PIMENTEL, M. Mediação docente online para a colaboração: notas de uma pesquisa-formação na cibercultura. Educação Temática Digital, v. 18, n. 2, p. 23-42, jan/abr. 2016. Disponí­vel em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640749. Acesso em: 20 nov. 2020.

SILVA, A. N. et al. Limites e possibilidades do ensino í distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Ciência e Saúde Coletiva, v. 20, n. 4, p. 1099-1107. 2015. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v20n4/1413-8123-csc-20-04-01099.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.

SOUZA, E. P. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, v. 17, n. 30, p. 110-118. 2020. Disponí­vel em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127. Acesso em 20 nov. 2020.

Publicado

2021-05-18

Cómo citar

Fernandes-Santos, C., Medeiros, R. F. ., & Rocha, G. de S. (2021). Transpondo o Ensino Híbrido para o Remoto Emergencial: Relato de Experiência em um Programa de Pós-Graduação na Área da Saúde. EaD Em Foco, 11(2). Recuperado a partir de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1298