Impactos do Trabalho Remoto na Qualidade Vocal e na Comunicação Oral de Professores de Canto Durante a Pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2355Palavras-chave:
COVID-19, Fonoaudiologia, Voz, Aula Remota, Professor de cantoResumo
A pandemia da COVID-19, fez com que, em 2020, se iniciassem diversas medidas de distanciamento e isolamento social para combater o avanço da doença. Repentinamente, professores tiveram que se adaptar ao ensino online e aprender a utilizar diferentes ferramentas tecnológicas para poder dar continuidade ao processo de ensino dos seus alunos, enfrentando grandes desafios. O tema deste projeto foi motivado pelo pensamento de que o ensino do canto vai além da docência tradicional. Ele se mistura com aspectos subjetivos da arte e da música e possui uma pedagogia própria. Diante de tal complexidade, este artigo tem como objetivo relatar os achados da investigação de quais foram os impactos gerados aos professores de canto, inclusive os impactos na qualidade vocal e na comunicação oral causados pela modalidade de trabalho remoto imposta pela COVID-19.
Palavras-chave: COVID-19. Fonoaudiologia. Voz. Aula remota. Professor de canto.
Downloads
Referências
AGUIAR, F. R. M. Pandemia de COVID-19, paradigmas da educação contemporânea e os docentes. In: Senhoras, E. M (organizador). COVID-19, Educação e a ótica docente. Coleção comunicação e políticas públicas, Volume 75 (2020), p.25. Disponível em: https://livros.ioles.com.br/index.php/livros/catalog/book/14 Acesso em: 01 jun 2023.
BEHLAU, M.; MADAZIO, G. Voz: Tudo o que você queria saber sobre fala e canto. 1. ed. – Rio de Janeiro: Revinter, 2015.
BRAGA, A. R. S.; PASSOS, D.; ROCHA, A. A. A. Mudança no perfil de tráfego de redes brasileiras em decorrência da pandemia pelo novo coronavírus. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 39, 2021, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 406-419. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc.2021.16736 Acesso em: 16 jun. 2023.
BRASIL. Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Resolução CFFa nº 320, de 17 de fevereiro de 2006. Dispõe sobre as especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, e dá outras providências. Publicada no DOU, seção 1, página 126, de 17 mar 2006. Disponível em: https://www.fonoaudiologia.org.br/resolucoes/resolucoes_html/CFFa_N_320_06.htm Acesso em: 10 set. 2023.
CHAN, H. S. Occupational noise exposure; criteria for a recommended standard. Rev. criteria, june 1998; DHHS publication; no. (NIOSH) 98. Disponível em: https://stacks.cdc.gov/view/cdc/6376 Acesso em 31 mai. 2023.
COLEPICOLO, C. R. Professores de canto e fonoaudiólogos: conhecimento interdisciplinar na atuação com cantores. 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20939 Acesso em: 3 jun. 2022.
COLTON, R. H.; CASPER, J. K.; LEONARD, R. Compreendendo os Problemas da Voz – Uma Perspectiva Fisiológica no Diagnóstico e Tratamento das Disfonias. 3. ed. – Rio de Janeiro: Revinter, 2010.
FERRAZ, R. C. S. N.; FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar. Revista Cocar, [S. l.], n. 9, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4126 Acesso em: 20 jun. 2023.
FERREIRA, A. C. A. S. Satisfação com o teletrabalho e as relações trabalho-família: uma questão de equilíbrio ou de conflito? Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Porto, 2020. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/130690/2/432786.pdf Acesso em 21 jun. 2023.
GOES, C. B.; CASSIANO, G. COVID-19 e a percepção de docentes do ensino superior sobre o uso de plataformas digitais. In: Senhoras, E. M (organizador). COVID-19, Educação e a ótica docente. Coleção comunicação e políticas públicas, Volume 75 (2020), p.122. Disponível em: https://livros.ioles.com.br/index.php/livros/catalog/book/14 Acesso em: 01 jun 2023.
HODGES, C. et al. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia. v. 2 (2020): Múltiplas Perspectivas para Fortalecer o Aprendizado. Disponível em: https://abrir.link/uXFqB Acesso em 12 jun 2023.
HONORATO, H. G.; MARCELINO, A. C. K. B. COVID-19 e a arte de ensinar: a visão dos professores! In: Senhoras, E. M. (organizador). COVID-19, Educação e a ótica docente. Coleção comunicação e políticas públicas, v. 75, 2020. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.4110135 Acesso em: 01 jun 2023.
LECHAKOSKI, A. C. P. S; VIEIRA, A. M. D. P. O ensino remoto durante a pandemia: desafios, aprendizagens e expectativas de alunos de um Programa de Pós-Graduação. Revista Cocar Fluxo contínuo. v. 17 n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5360 Acesso em: 19 jun. 2023.
LEFEVRE, A. M. C.; CRESTANA, M. F.; CORNETTA, V. K. A utilização da metodologia do discurso do sujeito coletivo na avaliação qualitativa dos cursos de especialização “Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde-CADRHU”, São Paulo – 2002. Saúde e Sociedade v.12, n.2, p.68-75, jul-dez 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902003000200007 Acesso em: 26 out. 2022.
MARQUES, R. O professor em trabalho remoto no contexto da pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 6, n. 16, p. 06–14, 2021. Disponível em: https://zenodo.org/records/4642898 Acesso em: 9 jul. 2022.
MARRA, P. S. “Vou ficar de arquibancada pra sentir mais emoção” – uma proposta de pesquisa acerca das sonoridades do futebol. Contemporânea, Revista de comunicação e cultura. v. 10 n. 1 (2012): Dossiê Música, Escuta e Comunicação. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/5814/4359 Acesso em: 17 jun. 2023.
MENEZES, J. E. O. Ecologia da comunicação: som, corpo e cultura do ouvir. LÍBERO – São Paulo – v. 18, n. 36, p. 111-120, jul./dez. de 2015. Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/31/21 Acesso em: 17 jun. 2023.
OLIVEIRA, A. L. A espacialidade aberta e relacional do lar: a arte de conciliar maternidade, trabalho doméstico e remoto na pandemia de COVID-19. Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 16, n. 1, Especial COVID-19. pág. 154-166, maio 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/50448/33479 Acesso em: 19 jun. 2023.
PONTES, F. R.; ROSTAS, M. H. S. G. Precarização do trabalho docente e adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho: um recorte investigativo. Revista Thema, vol. 18, Edição Especial, 2020. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.278-300.1923 Acesso em: 09 jul. 2023.
POUPART, J.; et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008 – (Coleção Sociologia). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1895937/mod_resource/content/1/04_OB-JACCOUD_MAYER.pdf Acesso em: 20 set. 2022.
RIBEIRO, V. V.; et al. Stress and autonomic dysfunction symptoms related to voice in Brazilian university professors during the COVID-19 pandemic. Logopedics Phoniatrics Vocology, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/14015439.2021.1939413 Acesso em: 15 ago. 2023.
RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Prática pedagógica e a pandemia da COVID-19: percepções dos professores. In: Senhoras, E. M (organizador). COVID-19, Educação e a ótica docente. Coleção comunicação e políticas públicas, v. 75, 2020. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.4110135 Acesso em: 01 jun 2023.
SANTOS JUNIOR, V. B.; MONTEIRO, J. C. S. Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–15, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583 Acesso em: 19 jun. 2023.
SILVA, L. I.; OLIVEIRA, M. C. O Estudo online do canto lírico durante a pandemia de COVID-19. SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 42–63, 2022. DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6196 Acesso em: 16 jun. 2023.
TRACY, L. F. et al. The impact of communication modality on voice production. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, v. 63, n. 9, p. 2913-2920, 2020. DOI: https://doi.org/10.1044/2020_JSLHR-20-00161 Acesso em: 15 jul. 2022.
VIEIRA, K. M. et al. Vida de Estudante Durante a Pandemia: Isolamento Social, Ensino Remoto e Satisfação com a Vida. EaD em Foco, v. 10, n. 3, e1147, 2020. p.4-6. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1147 Acesso em: 05 abr. 2024.
WENCZENOVICZ, T. J. Ensino a distância, dificuldades presenciais: perspectivas em tempos de COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1750–1768, 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13761 Acesso em: 16 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.